🍑Opa, passando para avisar que agora temos um Apoia-se, com recompensas: apoia.se/bardosemrumo E como prometido, aqui vai os links (🤨) de alguns dos sites que usei durante a produção do vídeo: 1. A teoria maluca do Reddit: www.reddit.com/r/AskScienceFiction/comments/b0khpi/legend_of_zelda_what_is_the_significance_of_the/ 2. Uma wiki bem completa de Zelda: www.zeldadungeon.net/ 3. Outra wiki braba: zeldawiki.wiki/wiki/Main_Page 4. Os mapas: nesmaps.com/index.htmlkzitem.infogaming/emoji/7ff574f2/emoji_u1f351.png
@EduardoMagellan
Жыл бұрын
Vendo o vídeo eu finalmente prestei atenção na consistência dos inimigos durante a franquia, no primeiro jogo já aparecem aquelas Estátuas Ciclope com escudo e lança do Minish Cap, já tem aquela mão desgraçada do Ocarina of Time e até os mini-bosses Lynel que são fortes pra caramba no BOTW. Excelente vídeo!
@kalusinski
3 ай бұрын
Ei fiquei impressionado com o Gleeok, o dragão de 3 cabeças do TOTK, ele já estava no Zelda de NES, como boss, e eu achando que era o dragão mais aleatório possível.
@sebastianmorgestein8388
3 ай бұрын
que vídeo maravilhoso
@ryuackerman5108
3 ай бұрын
Isso é uma coisa realmente impressionante, eu joguei o Zelda de NES e fiquei bobo pensando quantos inimigos foram mantidos ao longo de vários jogos.
@Cafe_Vermelha
2 ай бұрын
Kkkk water dungeon
@Konojhowda
4 ай бұрын
Eu fui uma criança muito sortuda pois quando nasci ja tinha um Nintendinho da minha mae, minha coroa curtia game desde sempre entao ja nasci numa casa com game. Joguei Zelda com 4 aninhos de idade e nao entendia NADA que se passava, mas amava o jogo. Assistir esse video me levou pro inicio dos anos 90 quando a vida era colorida e tudo era mais feliz...
@bardosemrumo
4 ай бұрын
é isso, não precisa ser o melhor jogo do mundo para ser divertido. obrigado por compartilhar isso com a gente!
@rosano1000
2 ай бұрын
Tive o prazer de jogar em 1989. A falta de um mapa deixava a gente louco, eu e meu irmão desenhavamos as telas numa folha de sulfite pra saber onde estávamos. Resumindo, é um jogo inovador e cativante, maravilhoso. Sou apaixonado pela franquia até hoje.
@christi4no2003
Ай бұрын
pois é os mais novos nunca vao saber .....
@wagnervaz1000
3 ай бұрын
Obrigado, KZitem, pela ótima recomendação.
@PedroFelipeVale
3 ай бұрын
Digo o mesmo.
@gaab...
2 ай бұрын
@@PedroFelipeVale somos 3
@sobrevida_hq
2 ай бұрын
Pois é. O KZitem me recomendou hoje
@Anderson_Militao_de_Santana
3 ай бұрын
A melhor análise que acompanhei.... Adorei o. Modo como você desenvolve seu estilo interessante, divertido e bem humorado de contar sua narração!
@megaunstopablebrpix9046
3 ай бұрын
O KZitem deu uma bela recomendada nesse vídeo, gostei
@nana_tsukakushi
3 ай бұрын
só pra deixar registrado, o youtube me recomendando essa jóia, me apaixnoei pelo estilo de video e espero muito que tenha mais e tenha continuado com o excelente trabalho, vou me inscrever e maratonar o canal!
@Domzito
2 ай бұрын
vídeo extremamente underrated, 100k ainda seria pouco, qualidade impecável
@sumorumobu_
3 ай бұрын
Por favor Bardo, quero mais vídeos. Quando ver todos os seus vídeos, vou ficar com abstinência de conteúdo 😢
@shifoider3891
7 ай бұрын
“Nossa era intankavel o link tirar uma escada do bolso para atravessar um rio, bom que isso nunca se repetiu nos próximos jogos” aí corta para o tears of the kingdom com o link tirando 1.303.939 de coisas diferentes do bolso e gruda tudo com o ultra hand pra usar de plataforma KKKKKKKKKK
@bardosemrumo
7 ай бұрын
KKKKKKKKKKKK preciso desse jogo agora
@obarnitz
2 ай бұрын
Esse é um dos vídeos mais incríveis que eu já vi ❤ desde 2010. Zelda é minha franquia favorita, mas nunca consegui zerar o primeiro nem o segundo
@obarnitz
2 ай бұрын
Muito obrigado por essa ajuda, sem ser um detonado, ajuda muito, mas não entrega tudo de mão beijada
@tiagocarvalhosans805
2 ай бұрын
Knuckles mandou dizer que esse negócio de paraglider é nutela.
@alissoncarreiro1286
2 ай бұрын
O cara usa os cabelos pra planar kkkkk
@guti_games
2 ай бұрын
17:18 top 10 melhores transições
@staticpiratex
3 ай бұрын
Pô cara seu canal é muito bom, espero que não desista!
@selion2011
2 ай бұрын
Parabéns pelos vídeos, queria mais cara, espero que esteja bem e espero que retorne com o canal
@Craumper
2 ай бұрын
youtube botou esse vídeo nas minhas recomendações do nada e fico feliz por isso pois esse vídeo é bem bom! gostei dms e agr sou inscrito no canal ^^
@Fasuly333
2 ай бұрын
Adorei a edição e modo de como vc explicou o game 👏👏
@setlight
2 ай бұрын
Caraio, toma esse sub! Que video foda hein? Roteirão da porra!
@magallicax
3 ай бұрын
Eu AMO o primeiro Zelda, zerei umas centenas de vezes no NES, com aquele cartucho dourado. Zerei o game no normal e no hard inúmeras vezes. Nunca usei um detonado pra jogar ele, aprendi tudo sozinho na raça kkkkkkk.
@witorenzodominguescampi7822
2 ай бұрын
Demorou quanto tempo pra entender tudo? Uns 6 meses? Um ano pra mim seria pouco kkkk
@magallicax
2 ай бұрын
@@witorenzodominguescampi7822 nada, eu zerei quando tinha, sei lá, entre uns 9, 10 anos no máximo. O primeiro Zelda é bem de boa. Morri bastante, demorei um pouco pra encontrar algumas coisas, mas não é um jogo tão complicado assim. Eu não lembro o tempo que levei pra zerar, era muito moleque, tenho 37 anos hoje… Mas sei que não passou de semanas pra zerar o game normal, depois que arrisquei o Second Adventure. Ahh, detalhe, meu cartucho vivia deletando o save, a bateria dele ficava meio frouxa e quando balançava muito o cartucho ele perdia o progresso 😂😂😂😂
@magallicax
2 ай бұрын
Ahhh, eu fiz desenhos do mapa na época, eu entrava em um ponto do mapa e desenhava ele. Na época eu anotava tudo que encontrava nos mapas pra não esquecer 😂😂 Era divertido, por mais que possa parecer que não.
@witorenzodominguescampi7822
2 ай бұрын
@@magallicax eu tenho uma rom desse jogo no meu emulador de GBA de celular, zerei a muito tempo o modo normal e a second quest, mas com o detonado do Rogers e com o save state do emulador, sem ver nada e jogando na raça, eu acho que não passo nem da primeira dungeon, os inimigos azuis demoram muito pra morrer pra espada de madeira, fora as porcaria de estátuas que atiram.
@witorenzodominguescampi7822
2 ай бұрын
@@magallicax infelizmente dos jogos mais antigos até os jogos de DS dessa franquia eu sempre fiz na base da decoreba de detonado, eu só tinha pressa de fazer tudo de forma perfeita, hoje em dia joguei mais na raça o Twilight Princes, e agora o Wind Waker, esse último sendo o que estou fazendo quase 100 porcento na basa de memória e exploração, 11 corações, 5 pedaços da trice force, isso só fazendo 4 dungeons kk. Realmente é mais recompensador quando você faz sozinho, mas tem coisas que olho sim em vídeos, tipo alguns heart pieces, porque do jeito que sou lerdo, demoro 2 anos pra achar tudo kk, ao menos esses jogos de game cube dessa franquia me parecem mais justos, lembro quando joguei a Link to the Past ... mesmo com detonado, não sabia o save state do emulador, então já sabe, caindo 40 vezes da arena do boss da terceira dungeon, várias mortes, caindo 30 vezes da arena do Ganon na batalha final, achei muito paia isso de cair de arena, e repetiram no primeiro boss de Links awakening.
@henriquearaujo2029
3 ай бұрын
Como que só hoje o youtube foi me recomendar uma pérola dessas?
@oliverhunter741
2 ай бұрын
Mano que vídeo incrível e bem feito Tu não pretende continuar?
@anapaula45691
3 ай бұрын
do nada youtube me recomendando esse vídeo (de um ano atrás, vale ressaltar!) muito bom :) zeldinha nunca é demais
@1lipefellipe266
3 ай бұрын
GRANDE REVIEW DE ZELDA Adorei a edição, formato de video TUDO Vc fez eu passar 1hora e 9 minutos da minha vida se parecerem 1 unico minuto :)
@Dipper_loops
3 ай бұрын
Conheci seu canal em uma manhã de um domingo e mds, vc salvou a minha manhã. Que vídeo bem editado e muito muito bem feito, eu simplesmente fiquei preso o vídeo inteiro, é simplesmente insano o quão bem feito é esse roteiro e a edição (ia ser mt bom se você fizesse realmente um vídeo sobre a link to the past...)
@shifoider3891
7 ай бұрын
Nossa cara que vídeo bom, bem editado, qualidade de áudio boa, narração bem feita tudo perfeitinho, parabéns! Adorei o vídeo, vou dar uma conferida nos outros vídeos do canal
@bardosemrumo
7 ай бұрын
valeu demais!!
@Link_roxo
21 күн бұрын
O vídeo É de 1 ano atrás mas ainda sim é ótimo. (56:15 Aproposito, existe uma hack rom desse jogo que se n me engano se chama "ancient Dungeon" e ela literalmente transforma o jogo em um rouge-like, sendo exatamente como você falou: Só as Dungeons e cada uma delas são andares mais profundos ficando cada vez mais difícil)
@lhaiidhcrl
2 ай бұрын
Level design: Vamo fzr um jogo atemporala. o carinha começa hj termina na vida adulta.
@RickTheHylianBr
2 ай бұрын
Vídeo massa mano. Só uma observação, o primeiro jogo que usou o paraglider E a barra de estamina, foi o Shadow of the colossus. Porém vc precisava abrir ele jogando no time atack no Hard. Mas fica aí a informação. Sucesso pra ti
@bardosemrumo
2 ай бұрын
caramba, não fazia ideia!! bom saber. no vídeo eu disse mais em relação à primeira vez que elas apareceram juntas na franquia Zelda em específico, mas deve ter ficado meio ambíguo. peço desculpas por isso. de qualquer forma, valeu pelo comentário!!
@RickTheHylianBr
2 ай бұрын
@@bardosemrumo tá de boas. Mas só para vc saber que o Eiji Aonuma se inspirou em Shadow of the colossus para fazer alguns jogos subsequentes de Zelda. Como o Twilight Princess, Skyward Sword e Breath of the wild. Mas se for na franquia Zelda, podemos pegar a folha do Wind Waker como paraglider tbm. 👊😉
@bardosemrumo
2 ай бұрын
@@RickTheHylianBr uu, legal isso, pior que sinto essa inspiração mesmo, principalmente no Breath of the Wild. em relação ao Wind Waker, ele acaba usando o sistema de magia para usar a folha né? eu me referia ao paraglider + stamina diretamente, e aí seu exemplo do Shadow é perfeito nisso. se vc for ver, nos comentários tem várias pessoas apontando de qual jogo seria o primeiro paraglider, acho que essa discussão até daria um vídeo haha
@roncedoniafinossenoresVCG1724
2 ай бұрын
A Nintendo é contra a natureza em jogos como Mário,Zelda e Pokémon jovens desrespeitam o meio hambiente como n houvesse amanhã (Zueira)
@HinoarashiSuzaku
3 ай бұрын
Dynavision que eu tive o primeiro jogo do cartucho de 64 games era Castlevania... slc era bom dms jogar aquilo
@beatrizcarvalho4527
2 ай бұрын
Eu vou ser sincera, eu sempre odiei zelda (pelo menos esse do vídeo) justamente por ser muito dificil pro meu qi, essas paredes secretas e a alta dificuldade mesmo por ser um jogo antigo não fazem sentido pra mim e me fazem perder a vontade de jogar. Mas esse video me prendeu do início até o fim, gostei bastante.
@guilhermesiqueira4614
2 ай бұрын
7:00 bem, pode ser sim, ate pq o Japão nos anos 80 e 90 tinham muitas coisas cristãs ligadas a cultura que eles gostavam de incluir, ou as vezes não, os devers quiseram mesmo um jogo cristão mas por ver q nao ia dar certo nos EUA acabaram descartando, se bem q a triforce lembra mto a Santíssima Trindade, sendo: O poder Deus pai (pq no começo do credo de Nicéia diz creio em Deus Pai todo poderoso...), coragem Deus filho (Jesus, pq Jesus é Deus e teve q fazer o sacrifício para perdoar os pecados), e a sabedoria sendo o Espírito Santo (ja q em pentecostes Jesus soprou o espírito santo nos 12 apostolos e Maria, comecaram a falar em lingas e receberam a sabedoria divina e tbm Isabel prima de maria se encheu do espírito santo para dizer bendita és tu entre as mulheres quando maria estava gravida) Fora q cada um dos q possuem a triforce tinham as características, Zelda tendo sua sabedoria para administrar a triforce e o reino de hyrule, Link sendo corajoso e arriscando sua propria vida para conseguir se livrar do mal como cristo ao ser crucificado (exceto ganon que foi soberbo por querer o poder de Deus, assim como Satanás, que se corrompeu por querer ser mais que Deus e tem uma aparencia demoníaca quando assume suas ultimas formas, como satanás que as vezes é representado como dragão) Mas isso é so uma teoria minha, ate pq eu sei q a triforce foi criada por jin, nayru e farore, mas nao deixa de ser algo a se pensar, ainda mais que nos ultimos anos me converti ao catolicismo e estudei muita teologia, e antes disso sempre fui muito fan de jogos e zelda sendo um deles
@lhaiidhcrl
2 ай бұрын
Vixi 8bit nitendinho sò de ouvir falar da atè um arrepio slco.
@christi4no2003
Ай бұрын
Cara, otimo video... Nao sei sua idade, mas só quem jogou nos anos 80 vai saber, o que esse jogo representou.... quando joguei nao tinha nem o manual do jogo. revistas de dicas só encontrei anos depois . e pra tornar as coisa ainda mais difíceis, nao entendia nada de inglês e tinha que jogar com o dicionário do lado. descobrir as coisa dava muita alegria ..... acho que é por isso que me interesso muito pouco pelos jogos atuais . ainda guardo o cartucho dourado....😊
@anajuliafrancodeoliveira718
2 ай бұрын
Se vc olhar e pensar tem, pois acho uma com os padrões na paredes
@saculd2808
3 ай бұрын
o youtube as vezes faz a boa, como ele fez agora me recomendando isto (e eu nem jogo a fábula de Link)
@lawliet9785
4 ай бұрын
Essa flauta foi reutilizada como ocarina em minish cap
@elvis198510
2 ай бұрын
Paraglider começou no aladim, snes.
@GeleiaDeTomateOFC
3 ай бұрын
Vim pela recomendação do KZitem, e cara, que vídeo legal! Uma hora de Zeldinha do NES, vídeo feito com esmero, bem narrado... Um espetáculo. Ganhou um inscrito!!
@lhaiidhcrl
2 ай бұрын
Oi BardoSemRumo ea sua primeira vivência tbm? mt bom ne.
@lhaiidhcrl
2 ай бұрын
To falando da sua vida' não do joguinho' pra ser claro.
@Ehvm61
2 ай бұрын
Isaac mencioned? Like e inscrição instantanea 😎👍🏿
@josejetaniel508
2 ай бұрын
A ligação entre o cristianismo e os jogos de Zelda vai muito além da estética, mas tem gente que não está preparada para essa conversa.😊
@BreuPicoBlau
2 ай бұрын
Sem meme nenhum, eu adoraria ouvir essa história
@jenitaka
2 ай бұрын
Eu tbm
@garlicgun8643
2 ай бұрын
Droga, fui ver o canal e só tem 3 vídeos 😢
@Steverogers-s8k
3 ай бұрын
Na verdade a ideia inicial de a lenda de zelda,é que os japoneses queriam fazer um jogo com ambientaçao medieval europeia onde o link seria o classico templario e guerreiro da igreja escolhido para derrotar o grande mal e desafiar as trevas! Isso é bem claro na arte no manual do a link to the past onde o link esta rezando numa capela para uma cruz representando Jesus Cristo! Mas infelizmente os japas ficaram com medo de avançar mais com esse conceito
@Dekizinho0501
Ай бұрын
Até hoje esperando ele posta vídeos...
@Dinoatomico212
3 ай бұрын
Pq que o KZitem me recomendou isso só agora?
@matheuscarreira9503
2 ай бұрын
Faz a review do Ocarina of Time é o meu favorito
@Trifolium_
2 ай бұрын
esse canal passa uma vibe de Colonia Contra Ataca
@EsteticaAutomotiva
2 ай бұрын
A lógica dos games antigos é outra. Antigamente você ganhava 5 jogos por ano e olhe lá. Era tipo trazida do Japão por um primo distante de um amigo. Então, o jogo não poderia ser zerando em 8 horas. Imagina. 😢 O jogo tinha que durar meses para zerar. Aí era considerado bom. Os vídeos games custavam caro, o jogos também e nem na sua cidade achava para comprar. Hoje com a internet ficou tudo meio descartável. Antigamente um cartucho de super Nintendo com save game no cartucho era algo raríssimo. Oloko tem como continuar de onde parou. NOSSA. Esses jogos ai, não tinham saive amigo. Imagine a sua mãe falando para você desligar o vídeo game a triste que dava. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk enfim uma outra época.
@golfinhoyurii
3 ай бұрын
Cade osnvideos
@Kautonmaster3608
3 ай бұрын
🤔Num entendi nada, mas like!😅
@Yogarpg
3 ай бұрын
Só consegui fechar esse jogo na versão "Remake" de SNES com Satellaview, o original da não
@joaonitro5149
2 ай бұрын
eae! video ótimo até agora mano! sem querer ser chato, mas só uma correçãozinha: 2:40 o hardware de som do famicom é o mesmo do nes, mas o que possibilita os instrumentos extras é o famicom disk system, o acessório onde o zelda 1 foi lançado. isso não retrata a qualidade do seu vídeo, ok? tá muito bom mesmo! abraço!
@matiasmzero3158
3 ай бұрын
Meu amigo, cadê a versão desse vídeo com link to the past? Abri o canal achando que ia ter vários vídeos mas só tinha 3 kkkkkki
@supernostalgicos
2 ай бұрын
1:20 o paraglider me lembra o Aladdin do SNES. Talvez tenham transportado a experiência de 2d para 3d.
@hendrewarts6418
2 ай бұрын
Estou jogando esse Zelda hoje em dia, porem sem som, pois enjoei das 3 músicas, então fico ouvindo minha playlist de Zelda e Skyrim, atualmente estou na dungeon 7 muito difícil
@jonasj333-g3l
2 ай бұрын
Tem um remaster para snes Se chama Zelda BS Era do Satellaview
@HinoarashiSuzaku
3 ай бұрын
Esse Zelda foi a primeira coisa que comprei na eshop do 3DS junto com zelda 2 e castlevania... foram bons tempos kkk
@simonpeido
2 ай бұрын
Como eu não tinha visto isso antes
@diamonsoul
3 ай бұрын
Textão, pra não perder a amizade =D Mas ai o "paraquedas" você tem que citar o wind waker, muito antes de skyward sword. Sobre mundo aberto, o jogo que sentenciou o mundo aberto foi Ultima, quando Zelda Nes saiu, Ultima já estava no seu quarto título (é um game de pc, mas foi lançado no Nes também). "Mundo aberto" com aspas foi falta de respeito da sua parte (ohhh). Zelda Nes é mais mundo aberto que qualquer GTA, Witcher, ou mesmo outros Zeldas que vieram depois dele (exceto, Zelda II que tá no mesmo nível). Aspas em "mundo aberto" a gente coloca quando vai falar de GTA da vida. Sobre controles do jogo serem "duraços" ou será "durassos"? Enfim, não são. Muito provavelmente sua reclamação se deve porque você jogou num emulador. Mesmo o melhor controle da atualidade (seja lá qual for), parecerá "duro" ao jogar games de Nes (no geral). Mas se tiver uma chance de experimentar no Nes original com o controle original, vai ver que o controle é muito responsivo, super preciso e macio (isso mesmo). Sobre o "vidro" de porção. É possível carregar 2 por vez. Ao comprar o segundo, não aparece no menu do game, mas ao usar o primeiro você verá que ainda tem o segundo que você comprou. Sobre o dinheiro do jogo. Ai tu ferrou bem a lógica de uso. Jogue qualquer outro game Zelda a partir do Snes e o que tu vai ter é o seguinte: você no começo vai sentir necessidade de ficar juntando o dinheiro do jogo. Só que o que acontece é que num determinado ponto do jogo você fica com a carteira cheia, e o dinheiro do jogo em si se torna inútil (um colecionável que não tem um uso satisfatório). Em Zelda Nes, o fato dos itens serem "caros" dá ao dinheiro do jogo não apenas uma durabilidade de importância até o fim da jornada, como o torna realmente precioso, como deveria ser em qualquer jogo onde você bate a sua cabeça na árvore ou corta matinho e acha dinheiro, se duvidar até peidando. Tornando, assim, o dinheiro do jogo inútil depois de completar apenas 30 ou 40% do game. Lembro de jogar Twilight princess ou Wind Waker (ocarina também), e sempre chegava nesse ponto de eu não me importar mais de coletar dinheiro no jogo, havia se tornado inúti. Em Zelda nes nunca ocorre isso, dá pra dizer, que mesmo que tu não goste disso, o dinheiro game faz a função real de ser dinheiro, de você ter que valorizar (já que tudo é caro) e porque você vai precisar dele até próximo do fim do game. Tornando-o um dos itens que você deve administrar ao longo da jornada (isso dá uma camada realística ao game, olha só). Sobre sua conclusão entre 47 e 48 minutos, tive a impressão que sim, você queria que criador do game tivesse deixado a mão dele ali pra você andar de mãos dada com ele e ele ir te mostrando... faça isso, agora isso, agora coloque uma bomba ali naquele rochedo, isso garoto, tá se sentindo inteligente por conseguir fazer tudo "sozinho". Zelda é o jogo original de consoles e o que quero dizer com isso é que antes desse Zelda haviam dois tipos de jogos: pc e arcade, Zelda é o primeiro jogo a fundir os dois gêneros. O ponto que tu tá reclamando ai é justamente da dificuldade alta (herdou dos arcades) e da exploração massiva (que herdou dos jogos de pc da época... sério, experimenta Ultima iv, é de pc mas tem para Nes... aliás, esse jogo serviu de inspiração para Zelda Nes, embora o Minhamoto nunca vai admitir, o conto dele explorando o matinho do quintal da casa é sempre mais lúdico). Sobre a penúltima dungeon, acho que tu boiou ou só ficou frustrado depois da dor de cabeça que teve para terminar o jogo (hehehe, ok, eu te entendo), mas olha onde fica a dungeon 8, ai tu tem um item que queima "matinho" e pensa: caramba se não tivesse esse matinho aqui eu poderia passar direto (isso é muito intuitivo pra mim, desculpa, essa não colocou, você pode dizer que colocar uma bomba em uma parede aleatória de pedras não é intuitivo, concordo, mas essa da dungeon 8, foi forçar a barra de mais). "O ideal seria uma rachadura na parede te indicando isso" (sobre como encontrar a dungeon 9). Vê? O que tu chama de level design ruim, é o que eu estou dizendo que tu realmente queria: titio Minhamoto, segura minha mão e me guia porque tenho preguiça de explorar um jogo de 1986. Fala sério, confessa que você só está frustrado. O jogo desafio sua paciência, sua inteligência, suas habilidades gamers hehehehe. Sobre Mario Bros, não é um jogo linear, você poder ir para um mundo além de onde você está, já é autoexplicativo, isto é, é ante-linearidade. Linear seria se o jogo só permitesse alcançar o mundo 3 se completasse o 1 e o 2. Ao passo que você pode não completar o 1 e pular para o 4 e, posteriormente, pular para o 8 sem completar o 4 (ou ir para o 6 ou 7), já o tira desse conceito repetido (que todo mundo só faz repetir como você está fazendo, sem pensar no que está dizendo) de SMB ser linear, não é. Sobre "tem um certo charme nesse jogo", então, aqui fala um velho que jogou esse game no Nes, fiz um mapa numa folha de papel (sim, eu fiz mesmo esse mapa no papel, era o save state da época - aliás vários porque acredite, mesmo desenhando você descobre que seu mapa não tá ajudando, então, vamos desenhar de novo e de novo até que você comece a desenhar certo - isto é, não é questão de saber desenhar bonito, mas de fazer um mapa que te ajude na busca do game). Além disso, não sabia inglês na época, então pouco me importei se as traduções estavam certas. Amava a dificuldade desse game, mas na época não era visto como dificuldade tipo (ohhh darksouls like, nem existia isso), era algo como: todos os jogos eram desafiantes (não eram difíceis, era desafiantes, era assim que víamos naqueles tempos). No entanto, não concordo que o jeito certo seria consertar esses "problemas" (hoje é visto como problema). Não julgo quem vai usar os recursos atuais para vencer esse jogo, eu joguei Ultima III e IV apenas na adolêscencia nos anos 2000 e naquela época fui atrás de um detonado ou coisa do tipo (é que não encontrei um de fato). O jogo é antigo e quando jogamos games antigos existe uma barreira que nos impede de progredir, mas tu te engana se acha que a barreira está no jogo, não está, a barreira está na nossa mente. É preciso você entrar de cabeça sim para vencer a barreira do game antigo. Gosto de colocar como melhor exemplo Tomb Raider de ps1. O jogo é feio, as imagens, os polignos são tão grotescos que quando você anda as paredes balançam como se estivessem se apertando. Às vezes você passa por uma passagem lateral, mas não reconheceu que aquilo é uma passagem porque o jogo é cinzento, escuro, polígnos feios. E tipo, foi dificil, eu tive que tentar 4 ou 5 vezes para vencer essa dificuldade, ela não estava no level design do jogo, nas escolhas do que eram videogames daquela época, na porcaria da câmera que ficava sempre na direção errada e me fazia errar pulos bobos. A dificuldade tava na minha cabeça, somente quando eu venci isso foi que comecei a curtir aquele game. Veja, não é nostalgia, não se tem nostalgia de algo que não vivenciou na época, não joguei Tomb Raider nos anos 1990, joguei em 2018 ou 2019 (por ai). Agora, me pergunte, qual o Tomb Raider favorito? O primeiro é claro, joguei os reboots, os de gamecube, ps2. Mas o 1o de ps1 é muito superior para mim no que diz respeito a JOGO, há algo ali que faz dele um videogame genuíno, um "charme", como você disse, mas algo mais, que agora não sei dar nome.
@GreeyCinza
3 ай бұрын
Só joguei o Minish cap de GBA, mas um dia eu pretendo jogar esse Mas nem ferrando que jogo sem detonado kkkkkkkkk
@RiqueRHM
3 ай бұрын
6:20 mas e a capa do jogo fio? Claramente é um brasão, não uma cruz, só parece uma cruz por limitações de pixels e porque não ficaria bonito ou sequer parecendo um escudo se o fizessem somente com uma cor
@bardosemrumo
3 ай бұрын
nah, veja as artes do manual, é uma cruz sim. não creio que a arte da capa esteja referenciando o escudo do Link a parada é que a cruz não é literalmente uma referência religiosa, é uma questão estética da época. a parte da teoria disso ser o cristianismo dentro da narrativa eu não acho tão necessária atualmente, parece ser muito mais uma questão estética mesmo (eu falei no vídeo de possivelmente ser estética, mas hoje em dia eu diria que é, com certeza, sem ambiguidades). com estética eu quero dizer que os japoneses não relacionavam esses símbolos diretamente ao cristianismo, é muito mais um generalismo para indicar algo "sagrado" e religioso, tem isso em muitos outros jogos da época. porém, por conta da relação imediata ao cristianismo que rola no ocidente, as sedes ocidentais das empresas mudavam o jogo para tirar essas referências (vide "bíblia" virar "livro de magia", "padre"/"sacerdote" virar sábio, e outros). há quem diga que realmente era o cristianismo dentro da história, eu já acho que era mais essa questão estética mesmo. confesso que queria uma fonte oficial que explicasse tudo isso.
@RiqueRHM
2 ай бұрын
@@bardosemrumo Entendi. Mas só questionei o escudo mesmo, o resto é cruz sim. Também acho que é isso. Zelda é uma princesa, Link o cavaleiro sagrado que vai resgatar ela... o Miyamoto só quis reforçar os elementos pixelizados do jogo usando uma imagética já consolidada em histórias épicas. Se for comparar, Castlevania é do mesmo ano e tinha esses símbolos a torto e a direito (tem até hoje), ou seja, a Nintendo Japão não está nem aí em usar esses elementos cristãos. Então o fato de os jogos novos carregarem menos referências religiosas não significa que a Nintendo arregou pros religiosos, mas que nunca foi a intenção eles fazerem parte da história do jogo.
@lhaiidhcrl
2 ай бұрын
1:06:26 mael rages hs
@canaldocapivara
Ай бұрын
51:10 carai, eu vi o canal desse cara pra zerar o ocarina of time 😂
@Link_roxo
21 күн бұрын
Eu vi o canal do Rogerz pra zerar quase todos os zeldas que conheco, o cara é brabo
@raphaelmartins6529
12 күн бұрын
Eu lembro de já ter lido em algum lugar que a cruz cristã no escudo é porque a série começou como fantasia medieval, antes de começar a ter elementos mais modernos como máquinas e trens em jogos subsequentes. Então, eles colocaram a cruz como um detalhe estético para enfatizar essa ambientação medieval. Claro que isso não impede as pessoas de criaram teorias, mas não tem nenhum significado mais profundo nisso não.
@AbKunGames
3 ай бұрын
Recomendação do YT video profissionalmente foda curti filhao
@Xamomelhor
3 ай бұрын
ótimo vídeo! Poderia fazer um comparativo com o remake BS Zelda no Densetsu (SNES)
@CarlinhosdaDalva
2 ай бұрын
Pra mim o melhor Zelda 2D disparado é o "A link to the Past" pra mim ele uni o melhor do primeiro Zelda com o que o 2 tinha de melhor como no 2 tinha NPCs com uma rotina em kakariko village do a link to the past os NPCs também tem uma rotina em vez de ficar simplesmente em uma caverna escondida por causa das limitações do NES tiveram que fazer o Zelda 2 em side scrolling com visão lateral que nem Super Mario e Castlevania.
@lessainf
8 ай бұрын
Seria a Triforce uma alusão à Trindade Cristã?
@bardosemrumo
8 ай бұрын
Bem possível, lá para frente na franquia eles explicam que são 3 deusas.
@PedroFelipeVale
3 ай бұрын
Em 1:16 é... a franquia The Elder Scrolls está desesperadamente precisando de sistema de mira. --_--
@Bakuah1
Ай бұрын
O simbolismo cristao é obvio em zelda, o objeto máximo de salvaçao no jogo é a triforce, que faz uma alusao a santíssima trindade, pai filho e espirito santo, nao sri pq os japoneses se importam com isso mas está até hoje né....
@vitorneres_7
2 ай бұрын
esse jogo é incrível, se levarmos em conta a realidade da época; e eu penei muito na Dungeon do dragão, foi a mais difícil pra mim; e, claro, o labirinto da dungeon final é muito chata também kkk
@Murikuhl
3 ай бұрын
Seus vídeos são ótimos! Por favor, persista. Faz uma review de Majora's Mask, é o meu preferido por ser dark. ❤
@LuccaMill3r
Ай бұрын
O mais assustador pra mim, é como a Nintendo consegue ter jogos atemporais, eu nem era nascido nessa época e fui atrás de jogar esse game, foi um início horrível, fiquei perdido, mas quando zerei o jogo consegui entender a grandiosidade da coisa e me colocar no lugar daquele cara que jogou em 1986, mano, deve ter sido uma pedrada para os padrões da época, se impressiona a gente hoje, imagina eles na década de 80.
@mauriciorodrigues9050
2 ай бұрын
Me desafiei a jogar sem detonados. Não deu, mas me orgulho de ter concluído até a Dungeon 6. A 7 fiquei procurando por uma semana e então o uso de detonados foi frequente até o final kkkk
@Miguel365_
3 ай бұрын
Porque o KZitem só recomenda agora? Queria que tivesse bastante views no início, talvez assim teria mais vídeos dele😢
@AnimacoesDePiderk
2 ай бұрын
Que vídeo bom! Tudo explicado de forma maravilhosa! Parabéns!
@CamaradaEngels
2 ай бұрын
Po esse jogo é muito nostálgico, tive o prazer de zerar. Apesar da dificuldade, lendário
@olavored1733
3 ай бұрын
Descanse em Paz o único fã de Castlevania II e Metroid pra Nintendinho (eu kkkkk)
@bardosemrumo
3 ай бұрын
kkkkkkkkkkkkk relaxa, você não está sozinho talvez eu reclamo até demais desses jogos, mas eles não são a pior coisa do mundo também não lkk
@olavored1733
3 ай бұрын
@@bardosemrumo Sem problema, ficou engraçado haha
@enby_eel
3 ай бұрын
tem uma explicação muito boa sobre esses simbolos cristãos mas é dificil explicar. basicamente falando a estetica cristã é baseada nos contos romanticos de cavalaria que tem imagens esotericas e de imaginario cristão que os cristaos do seculo V e VI tinham que veio a ser reutilizado nos contos do seculo XVIII
@pablodantas1284
5 ай бұрын
A parada do cristianismo é questão estética msm. Não se esqueça que pro Japão a religião cristã não tem o msm peso pra gente, pra eles é daora usar conceitos mitológicos da religião em suas obras por serem maneiros, assim como usamos coisas orientais que não tem o msm peso para nós.
@bardosemrumo
5 ай бұрын
pode crer, percebo agora que é muito mais um simbolismo geral do que de fato a religião inserida ali, né? são só símbolos que mostram alguma religiosidade, tipo o ankh dos egípcios. acho que até falei no vídeo que é uma questão estética, mas a parte da teoria não é muito importante mesmo. valeu pela informação!
@JoaoCarlos-ou7ie
3 ай бұрын
12:34 acredito que essas informações estejam no manual... Que mesmo os que compraram talvez nunca leiam :v
@Holanda_
Жыл бұрын
Muito foda o vídeo, já quero mais.
@andersonpacheco2646
2 ай бұрын
isso é genial eu não fazia ideia que zelda 1 tinha uma second quest é praticamente uma dlc em 1986 como que isso coube em cartucho de nes
@slunk6612
Ай бұрын
essa review por algum motivo me lembrou as do gemaplys, achei mt bom ganhou um inscrito!
@Gdestruidor
2 ай бұрын
O YT me recomendou esse vídeo é gostei mt, parabéns pelo ótimo vídeo
@aleferfalz5581
3 ай бұрын
Assim como todos,pelo que percebi, foram recomendados do nada. E sendo mais um,eu agradeço ,obrigado por me recomendar esse canal iutchuba. Esse canal e vídeo eram o que eu queria já faz uns 5 anos
@pockolas
3 ай бұрын
Nem terminei o vídeo ainda mas ja adorei o conteúdo, maravilhoso isso daqui
@SnegMon
10 күн бұрын
finalmen um video complete do menino de toca verde... o zelda
@Berti_LL
Ай бұрын
caramba, que grata surpresa esse vídeo, novo inscritasso
@JOJOTHSHU
Ай бұрын
Ótimo vídeo 👏 mas agr eu não quero mais jogar esse jogo skskskskks vou pular pro link of the past
@CarlinhosdaDalva
2 ай бұрын
O que mais odeio nesse jogo é que a gente gasta rupees quando usa flechas kkkkkk que foi corrigido no a link to the past.
@brunojsilva8983
3 ай бұрын
Parabéns pelo review, lendo alguns fóruns do pessoal que jogou esse game na época que lançou, todo mundo comenta a mesma coisa sobre o mapa guia ser obrigatório na aventura. Vc sabe que a coisa é feia quando até a própria Nintendo teve que fazer guias oficiais com mapas, de tão escondidos que eram os segredos, como citado no vídeo, isso foi melhorado no A Link to the Past, ao ponto de que da pra fechar todas as dungeons (salvo a penúltima e o castelo do ganon) só explorando as salas e resolvendo os puzzles tranquilamente. Minha maior frustração zerando esse primeiro Zelda, foi esse moveset “estocada” da espada, uma merda acertar os bichos com isso, em A Link to the Past isso também tem uma evolução enorme, mas provavelmente isso era uma limitação do NES que foi superada pelo SNES.
@etanielsouza9656
2 ай бұрын
Que vídeo incrível, pena que o último vídeo desse canal tenha saído a 7 meses atrás 😢
@indhio_o4202
3 ай бұрын
Joguei esse primeiro uma unica vez pq gosto muito da franquia, com detonado e nunca mais kkkk, coisa de psicopata
@brunoxgamaplays4207
3 ай бұрын
É só eu ou alguém mais le "intankavel" com a voz do Orochi??
@danilohc_83
3 ай бұрын
Sou da época do nintendinho.. esse primeiro zelda era terrivel de zerar.. e continua sendo kkkk
@Yanni2704
2 ай бұрын
Eu amo zelda e o KZitem me recomendou esse vídeo maravilhoso, obrigado KZitem
@pepopotas8701
2 ай бұрын
ÓTIMA análise para todos os masoquistas que finalizaram isso
@jonasj333-g3l
2 ай бұрын
Tem um remaster/ remake para Super Nintendo da uma olhada Era do Satellaview acessorio para conectar o super a internet depois fans portaram para uma rom normal
Пікірлер: 341