O estudo completo, em PDF, do REGIC 2018: biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101728.pdf
@ThiagoMoreiraMatos
4 жыл бұрын
Meu sonho é ver o Brasil todo desenvolvido. Além do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quero ver o Norte e o Nordeste industrializados. No norte, reavivando a Zona Franca de Manaus, e levando mais empregos e polos de tecnologia para Roraima, Rondônia e Acre com sustentabilidade. No nordeste meu sonho é ver cidades-chave no interior crescerem e levarem mais emprego, qualificação, renda e desenvolvimento para as regiões como no eixo Juazeiro-BA/Petrolina, Juazeiro do Norte/CE, Sobral/CE, Picos/PI, Mossoró/RN, Patos/PB e Barreiras/BA para que cresçam e se destaquem, sem a necessidade de as pessoas se deslocarem para as grandes capitais para terem emprego. Um da verei meu Brasil assim, riso e desenvolvido em todas as regiões, de norte a sul.
@ultraarg6615
4 жыл бұрын
HOLA Poder podrias hacer un top de Estados o Provincias mas ricos de cada pais de America o Latinoamerica? Saludos
@22diegobarros
4 жыл бұрын
Não entendi, você falou que ia fazer o ranking de acordo a população de influencia. Se esse foi o critério Recife deveria estar em 2 lugar e nao em 4.
@romarioestrela4447
3 жыл бұрын
Tem um mapa dessas áreas de influência? Não consegui abrir o arquivo no celular.
@ligueodanny-sedanny-setudo2609
3 жыл бұрын
@@22diegobarros vdd haha ele não fez ranking populacional, assim Recife ficaria em segundo. A ordem seria São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de janeiro.
@algointeressante1784
4 жыл бұрын
Perfeito!!! Parabéns para Campinas, Vitória e Florianópolis pela nova classificação. Sudeste a única região onde uma cidade do interior é capital.
@brunoquentao
4 жыл бұрын
não é capítal,é metropole
@pauloaugusto5498
3 жыл бұрын
Campinas e RMC é FODASTICA.
@salvadortricolor9368
Жыл бұрын
kkkkkkkkkk
@jjunior336
11 ай бұрын
Pensei que a capital era São Paulo.
@forffef877
4 жыл бұрын
Campinas é um trem doido mesmo,seu PIB é gigantesco e seu PIB per capita é o maior dentro as 15 cidades apresentadas
@nathanrichientiero704
2 жыл бұрын
Amigo, PIB per capita mede o Valor agregado em moeda ou população por habitante, ou seja, é somado a produção pela quantidade de pessoas, Campinas é menor, tem menos habitantes, pela lógica é pra ter o maior PIB per capita se está na lista, mas, Rio e SP não estão longe, e se ambas tivesses o PIB per capita de Campinas, usando SP como exemplo, com seus quase 13 Mil de Hab, o Brasil seria o 3 país mais rico do mundo, então o PIB per capita de Campinas não diz muita coisa 😶
@forffef877
2 жыл бұрын
@@nathanrichientiero704 meu caro sei as diferenças de pib s...o comentário foi justamente destacando o per capitã campineiro,que querendo ou não é o maior,não estamos discutindo qual cidade é mais poderosa, do que adianta uma região ter 10 milhões de habitantes se a riqueza produzida acaba dando um per capitã baixo....esse índice pelo menos mostra que a riqueza gerada naquela região possa respingar melhor no seu bolso...
@nathanrichientiero704
2 жыл бұрын
@@forffef877 Amigo pelo visto você não sabe kkkk você disse " O que adianta uma região tem 10 mil de hab e o per capita baixo" e eu falei justamente isso, São Paulo é 10 vezes maior que Campinas, se o PIB per capita com uma maior quantidade de pessoas o que de óbvio ocasiona em mais desigualdade pois se numa cidade do tamanho de SP tivesse um PIb per capita mais alto o Brasil estaria brigando em riquezas com os EUA só SP é 15% da riqueza do país, então o PIB per capita de Campinas não quiser dizer nada kkk pois é menor e o PIB per capita é pouca diferença! Mas não estou desmerecendo Campinas, só estou dizendo que PIB per capita de cidades do interior com as grandes cidades não significa nada pois as capitais tem muito mais habitantes, diversidade e consequentemente desigualdade, porém bem mais riquezas, a Zona Leste de SP sozinha já é mais rica que todo o estado de SP, a Avenida Paulista produz mais receita que toda a Campinas, então não tem como comparar PIB per capita entre cidades de proporções diferente
@forffef877
2 жыл бұрын
@@nathanrichientiero704 ok meu carro,vou me alongar mais não,passar bem
@rafaelmonnerat2461
4 жыл бұрын
Faça um vídeo com as Cidades brasileiras que mais crescem...
@misaelparente2406
3 жыл бұрын
Fortaleza tem 289 anos e já está em 6 lugar.
@luisaindevries183
3 жыл бұрын
Capitais novas tendem a ser mais influentes
@luisaindevries183
3 жыл бұрын
O povo brasileiro infelizmente não gosta muito da bahia por causa da cultura africana, só que saber sobre a cultura europeia e eles só veem o que a globo esta falando mal da bahia(disculpa eu tenho dislexia se eu não comentei bem)
@andreybrgameanime4202
3 жыл бұрын
Pra falar a vdd vcs estão bem pobres viu...
@riquelmejesus9566
3 жыл бұрын
@@luisaindevries183 Nova ela não é kkk
@riquelmejesus9566
3 жыл бұрын
@@luisaindevries183 Nunca vir, e nem sei quem não gosta aqui da BA
@luannicolas6864
3 жыл бұрын
Caramba, estou impressionado com Recife!! Eu tinha noção que a cidade era muito influente por causa do Aeroporto e Hospitais, mas a população na área de influência é mais que o dobro da população do ESTADO. Uau👏👏👏👏
@davidtavares1968
3 жыл бұрын
Os hospitais daqui recebem diariamente gentes do nordeste inteiro, a AACD também, todos os dias. Orgulho do Recife, minha cidade.
@gilmarserra3277
3 жыл бұрын
Pelo critério de população é a 2a, e náo a 4a...
@MJ-ib9eg
3 жыл бұрын
A influência de Recife é só por ser representante do nordeste, região com mais estados em um país continente que precisa de representantes regionais.. Nada relacionado a economia.
@gilmarserra3277
3 жыл бұрын
@@MJ-ib9eg Nossa! Qual a sua formação acadêmica??????
@MJ-ib9eg
3 жыл бұрын
Gilmar Serra Sou PHD em ciências políticas, e vc? Tem ensino fundamental?
@alb21figueiredo
3 жыл бұрын
São Paulo é um exagero em todos os sentidos! Eu ❤ Sp
@ree8533
2 жыл бұрын
Nada é pálio pra São Paulo no Brasil
@nathanrichientiero704
2 жыл бұрын
@LCS PEDRINNN QUE? KKKKKKKKKKKKKK ESTÁ A MAIS DE 100 ANOS TENTANDO SER SÃO PAULO KKKKKKKK VAI MANDAR O GOVERNO URBANIZAR ESSA CIDADE QUE TÁ NA HORA, MODERNIDADE DE SÃO PAULO MANDOU UM SALVE KKKK
@rayderr6351
2 жыл бұрын
@LCS PEDRINNN carioca sempre fala de praia, vcs so tem praia, a gente de sp movimenta o brasil, não é atoa q são paulo é a locomotiva do brasil
@joseluciocorrea1866
Жыл бұрын
@@rayderr6351 É isso aí! SP tem tanto $ que está construindo 2 praias com ondas grandes que vai ter até surf! E estã trazendo areia branca para fazer as praias!
@rayderr6351
Жыл бұрын
@@joseluciocorrea1866 cara posso te garantir q quem mora na capital está pouco se fudendo pra praia, a questão da areia é uma prática comum, recuaram as areias da praia pra aumentar a orla e região de areia pra ficar mais confortável para os turistas, mesma pratica utilizada em Balneário Camboriú e outras praias de Florianópolis, construir praia eu nunca vi kkkkkkkk
@inchinho
Жыл бұрын
É incrível como Recife tem a população menor que muitas capitais, mas sempre está bem em todas as listas do Brasil.
@jjunior336
11 ай бұрын
Realmente, talvez por ser a capital mais antiga e, onde boa parte da história do Brasil começou, assim foi acumulando status, empreendimentos e órgãos de cunho nacional e internacional. Porém, sou recifense e aqui vivo então vejo que uma boa política poderia elevá-la a um verdadeiro desenvolvimento econômico, social e cultural.
@weltonfortaleza7604
4 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo!!! Excelente conteúdo e bastante informativo... Muito bom!
@joseeduardosouzacruz4861
3 жыл бұрын
RECIFE, CAPITAL DO NORDESTE, ASSOMBROSAMENTE FASCINANTE!!! RIO E RECIFE, AS DUAS MAIS BONITAS DO BRASIL!
@luisaindevries183
3 жыл бұрын
Sonhaste acorda agora!
@pervez1931
3 жыл бұрын
Verdade amigo nossa capital tem influência pena que os que ficam para trás acham que dinheiro é tudo kkk pensam que dinheiro compra a beleza , cultura e entre outras coisas que nosso Estado e nossa capital tem a oferecer de melhor 💙🤍 Pernambuco tá no Coração do Nordeste ❤️
@paulosergiof.alcantara3036
3 жыл бұрын
@Fєłipє Gαмєs vocês até aqui tão superando na inveja. Aceita que dói menos.
@heldersantos8132
2 жыл бұрын
Sou de Recife,e acho que Recife, Fortaleza e Bahia são as grandes representantes econômicas do nordeste.
@mcribeiro5316
4 жыл бұрын
Você faz um trabalho muito bom , espero que consiga crescer ainda mais , grande abraço !
@PoderUrbano
4 жыл бұрын
Muito obrigado!!
@FuideMoto
4 жыл бұрын
São Paulo é outro nível mesmo !!!
@murillosouzasilva7569
4 жыл бұрын
Vídeo ficou bem legal, com belíssimas imagens de todas as metrópoles citadas. Abraços de Goiânia 🇧🇷
@FernandoGarcia-bi7gn
4 жыл бұрын
Caraca!! Vc está cada vez se superando mais. Ótimo Vídeo!! Parabéns!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@PoderUrbano
4 жыл бұрын
Muuito obrigado, irmão!!!✌️
@FernandoGarcia-bi7gn
4 жыл бұрын
@@PoderUrbano de nada pow. Tô sendo sincero. Seu canal é uma luz no meio a escuridão de tanta merda q a gente vê pela internet. Que ele alcance cada vez mais pessoas para adquirirem um pouco mais de conhecimento e cultura já tão calejadas neste país.
@augustocesar1498
2 жыл бұрын
Fortaleza minha querida como a gnt te ama... Ah o mar, ah o calor, alem de ser destaque em urbanizaçao modernizacao e população do Nordeste. Terra das maravilhas. Mas Recife e Salvador nao ficam atras nao viu 👏🇧🇷😍amo meu Nordeste réi bom
@hubert100100
3 жыл бұрын
Legal, saber que Florianópolis já é considerada uma metrópole. Linda cidade com bons indices de educação e saúde.
@andreivieira
2 жыл бұрын
meio esquisito essa "informação". considera que todo o Estado de SC faz parte da grande metrópole Florianópolis (toda a extensão territorial e toda a população), quando temos 2 cidades com PIB maior e 1 cidade com população maior. Se considerar a região da Grande Florianópolis, ainda assim, a região do Vale do Itajaí é mais rica(maior PIB) e também é a mais populosa de SC.
@hubert100100
2 жыл бұрын
@@andreivieira A área conurbada (várias cidades unidas numa só) de Florianópolis é maior. E a sua influência é medida pelo IBGE. Fato semelhante ocorre em Vitória no ES.
@dhonorio73
2 жыл бұрын
meio forçado. os catarinenses são mais ligados à Curitiba do que à Florianópolis, seja pra estudo, trabalho ou tratamento de saúde.
@andreivieira
2 жыл бұрын
@@dhonorio73 SC não é Joinville.
@dhonorio73
2 жыл бұрын
@@andreivieira não é so Joinville não. Balneário Itajai Brusque Xanxerê todo o oeste catarinense praticamente. Se duvidar tem mais ônibus pra Curitiba do que pra Florianopolis.
@mickaelleal6824
4 жыл бұрын
AP Belém que influencia quase 10 milhões de pessoas por partes do Maranhão, Amapá e Tocantins, juntamente com suas capitais regionais Santarém, Marabá e agora castanhal passa a fazer parte esse grupoo. Belém a cidade mais influente da Amazônia ❤
@gjrpsn3254
4 жыл бұрын
Belém influência até Araguaína, pólo regional no Norte do Tocantins.
@mickaelleal6824
4 жыл бұрын
@@gjrpsn3254 isso mesmo
@andreiasrodrigues9977
4 жыл бұрын
Não é atoa que é a metrópole da região norte
@dadosmundiais7287
4 жыл бұрын
@@andreiasrodrigues9977 não examente, ja que manaus ganha de belem em várias coisas como em IDH, pib, pib per capita etc.... belem so influência muitas cidades, mas não quer dizer que ela e rica ou coisa do tipo pra ser dita como a metrópole da Amazônia!
@andreiasrodrigues9977
4 жыл бұрын
@@dadosmundiais7287 Manaus não tem IDH melhor que Belém , Manaus tem IDH inferior até que os municípios do Pará
@caioalves6171
4 жыл бұрын
Já chego no like 🇧🇷
@sidneydasilva9290
4 жыл бұрын
Incrível mano! Está de parabéns!
@PoderUrbano
4 жыл бұрын
Obrigado!!!
@PoderUrbano
4 жыл бұрын
Conheça meu novo canal, voltado apenas para dados estatísticos: kzitem.info/rock/IIAplE6hHcUz8pEtH_OesQ Um grande abraço, irmão!
Belém como sempre representando a região Norte, a capital da Amazônia 🏹❤️
@ronalbars
3 жыл бұрын
sempre será mô
@milly9089
3 жыл бұрын
Agora com eguchii vamos pra frente
@gr.aleixo
3 жыл бұрын
@@milly9089 cê tá louca? Estude um pouco antes de botar nesse louco.
@luisaindevries183
3 жыл бұрын
Cara para belém só e a capital do estado dela mais de ninguém
@gr.aleixo
3 жыл бұрын
@@luisaindevries183 bom, estude História e verás o quão grande em representatividade é a nossa capital. Manaus cresceu, e hoje tem mais habitantes. Mas, Belém, além de ser uma grande cidade, não é um bebê. E consigo carrega ao longo da História, o título de capital da Amazônia. Nossa cidade não tem mais para onde crescer, por isso não temos mais habitantes que Manaus. Entretanto, Belém está cheia de grandes arranha céu. Diferente de Manaus, a viagem mais recente minha até a capital do estado do Amazonas, foi ano passado, e quão pacata é ela, nem se compara com Belém. Nem existem grandes edifícios lá, em termos de desenvolvimento urbano, Belém tá muito na frente.
@sonhadinhagamer585
4 жыл бұрын
Top 👏👏
@quefuleragemeessa9191
3 жыл бұрын
RECIFE FICOU EM 4 LUGAR A FRENTE DE FORTALEZA E SALVADOR ; FICOU EM PRIMEIRA ENTRE AS CAPITAIS DO NORDESTE
@antoniofilipe5962
3 жыл бұрын
E em quantidade de influência de população só ficou atrás de São Paulo
@misaelparente2406
3 жыл бұрын
Fortaleza só tem 289 anos e já está em 6 lugar na frente da senhora salvador com 500 anos e daqui a pouco passa a senhora Recife com seus 483 anos. Não queremos ser capital do Nordeste, isso pode ficar pras velhinhas. Queremos ser uma grande cidade capital desenvolvida e segura pra todos. Ninguém segura Fortaleza.
@igornobre9575
3 жыл бұрын
Misael Parente boa
@romarioestrela4447
3 жыл бұрын
@@igornobre9575 o Brasil foi liderado no século XVI pelo Recife, no XVII por Salvador, no século XVIII a pujança vinha das Minas Gerais (Ouro Preto), no XIX do Rio de Janeiro, XX de São Paulo, XXI pode ser de Brasília, e o XXII pode ser de Fortaleza ou Manaus, que estão crescendo muito.
@vlad.oliveira
3 жыл бұрын
@@antoniofilipe5962 "Influência" virou um dado QUANTITATIVO agora.... rsrsrs
@dinamardossantos8004
3 жыл бұрын
Meu filho é funcionário efetivo do IBGE!
@Roger-pw4ry
3 жыл бұрын
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@shuek7930
4 жыл бұрын
Ótimo video 👍👌👏
@luiscruz2781
4 жыл бұрын
Dica para o próximo vídeo: orçamento dos estados de 2020 ou 2021.
@alexandrealvessilvadeabreu4398
3 жыл бұрын
São Paulo anos luz a frente do decadente Rio de janeiro.
@frj021
3 жыл бұрын
E mesmo assim não perde esse recalque. É impressionante.
@ree8533
2 жыл бұрын
@@frj021 Recalque??? Recalque a gente tem por enquanto de Tokyo que está a nossa frente, do Rio é só pena mesmo que acha que pode competi com São Paulo
@frj021
2 жыл бұрын
@@ree8533 pois é, cara. Rio de Janeiro é só a cidade brasileira mais famosa no mundo inteiro. A cidade símbolo do Brasil no exterior. São Paulo, a grande metrópole nacional, vai ter recalque do Rio por causa disso? Nunca.
@ree8533
2 жыл бұрын
@@frj021 Rio ? quem representa o Brasil é São Paulo amigo kkk é o centro econômico do merco sul, a maior colônia de Japoneses, portugueses, e moçambicanos fora de seus países, a 8 maior cidade do mundo, a 4 maior vida noturna agitada do mundo, a 2 maior cidade de todo continente americano, o maior exportador de todo o continente e o Rio é o maior famoso com a sua estátua do Cristo KKKKKKKKK tira o Rio o Brasil vive, agora tira São Paulo que eu quero ver se o país não afunda na miséria
@frj021
2 жыл бұрын
@@ree8533 kkkkkk pow, é mesmo. Você tem razão. São Paulo que representa o Brasil no exterior! Que mané Cristo Redentor e Praia de Copacabana, é a estátua do Borba Gato e o Rio Tietê que são reconhecidos no mundo inteiro como símbolos do Brasil! 😂😂😂
@aureliosobral6087
3 жыл бұрын
Pela centralidade geográfica do Recife no Nordeste e os serviços ofertados como, segundo maior polo médico do país, a 3 cidade do Brasil com o maior número de consulados e missões estrangeiras, excluindo Brasília e atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, hub de companhias aéreas, etc. esses são alguns exemplos que fazem com que pessoas de outros centros se desloquem para a cidade, duas outras capitais ficam bem no raio de influência do Recife, João Pessoa e Maceió, enquanto Salvador e Fortaleza, no Nordeste, e Belo Horizonte no sudeste, tem influência basicamente no próprio estado. Faz todo sentido e os dados demonstram isso, parem de contestar dados com opinião, obg.
@tuliogomes8466
3 жыл бұрын
A questão de Recife é exclusivamente localização geográfica. Se tirar Recife, o indivíduo vai pra onde? "A mais Recife é segundo maior polo médico..." aí já é da sua cabeça e não tem fonte nenhuma
@aureliosobral6087
3 жыл бұрын
@@tuliogomes8466 tem várias fontes, só digitar no google, maiores polos médicos do Brasil, a questão do Recife não é só geográfica, apesar da questão geográfica ter a mais forte influência nesse processo e isso não tira o mérito da cidade. Devemos citar o fator histórico também, o Recife foi hegemônico como o maior centro econômico da região por um longo tempo, que vai da época dos holandeses até meados dos anos 70/80 e isso tem reflexo em muitas repartições e instituições públicas e privadas terem filiais exclusivas e estratégicas na cidade.
@tuliogomes8466
3 жыл бұрын
@@aureliosobral6087 A questão geográfica é muito preponderante na regic, não é objetivo principal da pesquisa avaliar estruturas das cidades, por exemplo Goiânia está a menos de 200 km de Brasília então ela vai ter pouca influência no estado; já em Minas, as cidades do Sul do estado estão mais próximas de São Paulo, as cidades do sudeste do estado mais próximas do Rio. Geograficamente bh só tem influência na região central. Recife acaba sendo a única opção em toda a macro região. É isso
@aureliosobral6087
3 жыл бұрын
@@tuliogomes8466 não neguei a importância da posição geográfica, disse inclusive que era a mais relevante atualmente, porém elas tem relação direta e se retroalimentam, posição geográfica e a estrutura herdada dessa vantagem, atraindo pessoas, empresas, aumentando a estrutura e a "centralidade" da metrópole e consequentemente aumentando a rede de influência da cidade que é objeto da pesquisa, e isso não tira o mérito do Recife, pois historicamente, como demonstrei, a cidade foi o centro econômico do Nordeste inicialmente pelo êxito no ciclo do açúcar, decorrente disso acabou herdando um pragmatismo na região que durou até meados da década de 70/80, se tivesse ocorrido com outra cidade talvez o eixo dessa macro regiao fosse outro... repito, isso não tira o mérito da cidade, causa e efeito que vai além da posição geográfica sacou? concordo em relação a BH, salvador e Fortaleza, que como havia dito, têm influência predominante no seu estado.
@aureliosobral6087
3 жыл бұрын
@Fєłipє Gαмєs elabora uma resposta menos emocionada e baseada em fatos que a gente discute. megalomania nós temos, fazemos até piada com isso, inveja já não, porque não tem o porquê de ter. o que vi foi apenas um comentário cheio de suposições e achismos de uma pessoa tentando ser sarcástica. vc é da onde que precisa juntar Salvador e Fortaleza em um mesmo argumento pra tentar fazer graça? não tem força só?
@antonioraimundolopesdealme1153
3 жыл бұрын
Sao Paulo goleia. Parabens, Brasil. Gostei.
@francisco4426
3 жыл бұрын
🤔 estive visitando o Nordeste recentemente e pareceu mesmo o que saiu nessa pesquisa: apesar do PIB das metrópoles de Fortaleza e Recife terem uma maior zona de influência, e portanto PIB nominal maior, Salvador e sua zona de influência apresentam um PIB per capita maior 🤔😎
@marceloaraujo8304
4 жыл бұрын
Esse canal é uma aula de geografia.
@sidneydasilva9290
4 жыл бұрын
Sim!
@ThiagoMoreiraMatos
4 жыл бұрын
Eu gosto bastante deste canal também
@hgemundo3395
4 жыл бұрын
Posta um vídeo sobre os países mais ricos do mundo com pib nominal de 2020
@PoderUrbano
4 жыл бұрын
Esse vídeo já se encontra no meu canal. Caso você queira ver, esse é o link: kzitem.info/news/bejne/yp1_sHlobIebhZw
@jhonmatheus1151
4 жыл бұрын
@@PoderUrbano faz um vídeo se Minas Gerais fosse um país ?
@JoseMarcos-id3qt
Жыл бұрын
Muito bom de verdade 🎉
@brunohhenriqueh5867
2 жыл бұрын
Faz outro vídeo com os dados atualizados
@luangrando1432
4 жыл бұрын
Floripa mais influente que Manaus foi uma grande surpresa.
@Lucas-lz1mt
4 жыл бұрын
Florianópolis está representando quase o estado inteiro, são mais de 200 municípios e 7 milhões de pessoas, o Amazonas + Roraima nem chega a ter tanta gente e municípios.
@franciscofigueiredo9132
4 жыл бұрын
O estado catarinense inteiro.
@brunoquentao
4 жыл бұрын
vale mencionar que estados do nordeste e principalmente do norte tem municípios com áreas territoriais enormes e por consequência menor numero de municípios, isso tbm influencia no fato de manaus ter menor numero de municípios na sua área de influencia. Só pra ter uma noção o estado do amazonas é o maior do país e o de santa catarina é beeeem menor;apesar disso SC tem 295 municípios e o AM tem 62
@mauricioarruda1659
3 жыл бұрын
Eu ainda acho que esse dado não é verdadeiro.
@vacadademocracia8302
3 жыл бұрын
@@Lucas-lz1mt não esta não pesquise melhor.
@semfuturu1178
4 жыл бұрын
A primeira vês que ouço sua voz
@PoderUrbano
4 жыл бұрын
Hahahahahah dá pra identificar de onde eu sou, pelo sotaque?
@semfuturu1178
4 жыл бұрын
Eu acho que e de minas gerais
@dadosmundiais7287
4 жыл бұрын
@@semfuturu1178 ele e do Tocantins
@dadosmundiais7287
4 жыл бұрын
@@PoderUrbano ne?
@PoderUrbano
4 жыл бұрын
Sou de Belém do Pará hahahah
@TheusWlf
3 жыл бұрын
Impressionado estou com a força de belém que ultrapassou até floripa que orgulho da capital do meu estado😍
@estacaochuvosaestacaoseca3870
3 жыл бұрын
@J. James inveja de Belém cara oque é isso
@ronalbars
3 жыл бұрын
@J. James calado! nós paraenses nos orgulhamos muito disso!
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
belem é bem maior ainda mais o sul é pequeno e tem 3 metros rachando
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
non sense pois se floripa vitoria campinas é metro por que sao luis natal maceio nao sao
@danyellamorais05
3 жыл бұрын
Kkk
@brunoquentao
4 жыл бұрын
1:51 linda vista da minha querida cidade Teresina
@brunoquentao
3 жыл бұрын
@Brasileiro que legal,vc é de onde
@wasenacar2241
4 жыл бұрын
Só não entendi o porq de colocar imagens de São Luís se a cidade não está na lista.
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
ue botaram de jp tambem eles sempre botam no duelo sp vs camboriu fechou com imagem de jp
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
assim como num video confundiram jp com fortal e botaram uma de fortal como se fosse jp kk
@Aondemichel
3 жыл бұрын
Coloca como influênciada pelas metrópoles. Da pra entender bem.
@jasielluiz4379
3 жыл бұрын
Esse e meu RECIFE DANDO SHOWWW
@Daniel15Gamer
3 жыл бұрын
Aracaju tem uma grande influência nos municípios dos estados vizinhos (Bahia e Alagoas( pq é uma capital "pequena" porém muito bem equipada. Eu mesmo sou Alagoano, porém preferi ir estudar em Aracaju do que ir para Maceió. Por inúmeros motivos como moradia, locomoção, saúde principalmente e entre outros.
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
essa é influencia real ja na teoria bitolada deles kk se bem que é normal assim como deve existir quem saiu de se pra maceio estados vizinhos é comum isso conheço muitos do rn na pb pb no rn pe na pb pb em pe etc nao quer dizer que a influencia de natal supere recife apenas que recife saturada exportou morador ate pra fortal que tambem ja vi
@Marcio6558
3 жыл бұрын
Só quem mora em Campinas pra ter noção do quanto é grande, populosa e rica essa cidade, aqui se tem porcentagem grande de setores tecnológicos, de saúde, universidade e etc. Segundo reportagem, no passado campinas era pra ser nomeada a capital de são Paulo, por sua importância, mas como ficava mais distante do porto de santos, a cidade de São Paulo, foi a preferida para ser a capital. Campinas bate de frente com a maioria das capitais Brasil a fora.
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
guarulhos campinas santos vale do pb tem peso mas tao sob influencia de sp
@danielmu22
3 жыл бұрын
Por causa da produção cafeeira da região de Campinas, foi construída a ferrovia Santos Jundiaí que era uma das mais importantes do mundo na epoca e um marco na engenharia, fazendo uma ferrovia subir mais de 800 metros de altitude da serra do mar.
@nathanrichientiero704
2 жыл бұрын
Pra começar, Campinas é dependente da influência de São Paulo, tem um bom tamanho justamente por estar perto de São Paulo e fazer a ligação pro interior, mesmo se um dia fosse cogitado isso, não iria durar muito tempo, Campinas está muito, mais muito atrás da facilidades que São Paulo tem, São Paulo fica bem no meio do estado, Campinas não comporta obra de metrô e tem um raio KM 5 vezes menor que São Paulo, jamais seria capital, a diferença de São Paulo pra Campinas nem se coloca em palta, São Paulo é quem faz o Brasil competir com países lá fora, sem São Paulo o Brasil seria um dos países mais pobres do mundo, vendo que São Paulo concentra a maior riqueza do Mercosul justamente pelo o que a cidade é!
@Lucas-lz1mt
4 жыл бұрын
Ótimo vídeo, recentemente vi discussões sobre este tema e este vídeo é esclarecedor! Porém me tire uma dúvida Poder Urbano, a razão para Brasília está acima do Recife, sendo Recife mais populosa, é porque Brasília está classificada como Metrópole Nacional, certo?
@PoderUrbano
4 жыл бұрын
Exatamente. Por ser uma Metrópole Nacional, Brasília aparece acima de Recife, BH, Fortaleza, Salvador e Curitiba.
@Lucas-lz1mt
4 жыл бұрын
Obg
@guilhermemoreira3540
4 жыл бұрын
Mas a Brasília é mais populosa que recife!
@Lucas-lz1mt
4 жыл бұрын
@@guilhermemoreira3540 falo dos dados do vídeo
@antoniofilipe5962
3 жыл бұрын
@@guilhermemoreira3540 não em região de influência, nesse quesito Recife só perde no Brasil pra São Paulo, até mesmo do Rio o Recife está a frente, O Rio influência cerca de 17 Milhões de pessoas enquanto o Recife cerca de 23 Milhões.
@joaovictorferreira6720
4 жыл бұрын
Meu Recife a mais influente fora as 3 principais ♥️
@sidneydasilva9290
4 жыл бұрын
Que bom.
@luisaindevries183
3 жыл бұрын
Finalmente um ser humano que não fala que recife e a capital do nordeste
@paulosergiof.alcantara3036
3 жыл бұрын
@@luisaindevries183 mas Recife é a capital do nordeste kkkkkk
@Aondemichel
3 жыл бұрын
RECIFE É a quarta capital o Brasil numa linha de sucessão.
@ree8533
2 жыл бұрын
Na verdade só fica atrás de São Paulo, mais São Paulo é covardia, se for comparar com o Rio, só está atrás porquê o rio é metrópole nacional
@luiscruz2781
4 жыл бұрын
Faça sobre o orçamentos dos estados em um vídeo e o orçamento das capitais em outro vídeo. Não tem raking pronto colega, vc vai ter que procurar essa informação e montar.
@tuliogomes8466
3 жыл бұрын
Belo Horizonte até surpreendeu, visto que está justamente entre SP, RJ e Brasília. Pela questão geográfica não seria opção para muitas cidades
@murilodepeccatifabiano96
4 жыл бұрын
Serio realmente não então o pq do epirito santo ser sempre o excluido mesmo sendo uma potencia de estado e ainda por cima quando mostra as imagens de Vitória, não é Vitória e sim Vila Velha
@forffef877
4 жыл бұрын
Outras cidades aqui mostradas tb aparecem imagens das cidades metropolitanas tb, não é exclusivo de vitória não
@chaopauludo7821
3 жыл бұрын
Kkj mais esquecido que o Acre
@andersonvoar2070
3 жыл бұрын
Eu moro em vila velha
@Emersonunes
3 жыл бұрын
@@chaopauludo7821 acre do sudeste
@Cleisonpantoja
3 жыл бұрын
Ele não excluiu. Vila Velha aparece porque o conceito de Metrópole está relacionado também com região metropolitana. As cidades ao redor de Vitória formam um aglomerado urbano: A Grande Vitória. Essa conurbação de cidades (Vitória, Vila Velha, Serra e etc) que atrae e influencia cidades distantes que é a chamada Metrópole Vitória.
@mauricioarruda1659
3 жыл бұрын
Mas nunca que floripa é mais influente que Manaus, sem falar que só nesse ano que Florianópolis ganhou o título de metrópole. Manaus é a maior cidade do Norte e com um dos maiores polos industriais da América Latina. Tudo que tem dentro das nossas casas, até os celulares foi feito na Zona Franca de Manaus.
@kahhetman9577
3 жыл бұрын
Incorreto cidadão, Florianópolis nesses últimos 30 anos se destacou cada vez mais, manaus o que produz é aparelhos eletrônicos no seu ramo , Florianópolis produz ostras como a que mais produz no país tendo uma fatia de 70% no mercado faturando R$ 7 milhões anuais com mais seu polo tecnológico chegando a bilhões.
@kahhetman9577
3 жыл бұрын
E um dos maiores polo industrial da América Latina e a grande são Paulo.vlw🏗📉📊
@vacadademocracia8302
3 жыл бұрын
Inveja kkkkk.
@Emersonunes
3 жыл бұрын
@@kahhetman9577 no caso seria o Grande ABC que é onde fica as Indústrias Mais aos Extremos é Agronegócio e em vários São Comércios e Serviços mas sim tem bastante indústrias nas demais não incluindo São Paulo Obvio
@Nathangec1978
3 жыл бұрын
A área de influencia de Florianópolis é mais populosa e mais rica que a área de influência de Manaus, não tem muito a ver com analisar somente as cidades, mas em observar na forma com que ela interage com as redes de cidades que convergem para ela como pólo máximo. E para esse estudo, a maior do Norte ainda é o aglomerado urbano de Belém.
@wagnerbahia4205
3 жыл бұрын
Grande qualidade; parabéns!
@hildoreis6210
4 жыл бұрын
Em alguns estados erram o número de cidades
@antoniofilipe5962
3 жыл бұрын
Não é o número de cidades de cada estado, e sim número de cidades influenciadas por cada metrópole, por exemplo, Recife influência todo o aglomerado de estados da costa leste do Nordeste, cidades do RN, da PB, da AL fazem parte da região de influência de Recife, assim como Fortaleza influencia não só o Ceará mas tb o Piauí parte do Maranhão e do RN. Belém influecia não só no Pará mas também parte do Maranhão, Tocantins e Amapá e assim vai.
@matheustorres5804
3 жыл бұрын
Respondi um comentário agora a pouco de um cara que disse que "recifense se acha", e deixarei o meu texto/resposta aqui para entendimento e reflexão: "Acho super engraçado essa história de que recifense se acha. Mas deixa eu te dizer uma coisa, não é só Recife não, é Pernambuco inteiro kkkkk é cultura. Mas isso não é uma coisa ruim, acompanha comigo: É normal vc ter orgulho do local que vc nasceu e cresceu, como por exemplo os paulistas sempre se gabam de serem a cidade mais importante da América do Sul. E realmente, são. Acontece que o Pernambucano também conhece sua história. O estado (com foco principal nas cidades de Olinda e Recife), foi basicamente onde o Brasil começou. Fomos os maiores exportadores de açúcar do mundo. Sustentamos o Brasil colônia. Concebemos o que hoje se entende de Brasil. 90% do que era gerado aqui ia para fora (ou para Portugal, ou para Salvador, ou para o Rio de Janeiro), e ainda assim tínhamos dinheiro suficiente para construir as primeiras grandes pontes de ferro do país, por exemplo. Agora, imagina se esse dinheiro todo tivesse ficado conosco em qual patamar estaríamos agora?? Isso se demonstra também na história. Sabia que antes da independência do Brasil de Portugal, Pernambuco já se tornou um país independente? Sim, já fomos um país. Na verdade, Pernambuco já deu muita dor de cabeça para Portugal, só vcs pesquisarem um pouco das revoltas que aconteceram aqui (por isso também o estado perdeu muito território - a Paraíba, Alagoas e a região oeste da Bahia - que engloba a cidade de Juazeiro por exemplo - pertenciam a Pernambuco, e a coroa portuguesa foi retirando devido as inúmeras revoltas dos povos daqui). E isso só contribuiu com o espírito de nacionalidade do brasileiro, que depois veio se desprender de vez de Portugal. Enfim, o recifense/pernambucano não "se acha" por termos a concepção que somos melhores que A ou B, mas sim temos orgulho de nossa história, nosso estado, e que mesmo com todas as rasteiras que recebemos, ainda conseguimos nos manter nesse patamar tão importante a nível de Brasil."
@vlad.oliveira
3 жыл бұрын
O recifense é o gaúcho do nordeste, tem toda a arrogância dos prepotentes.
@matheustorres5804
3 жыл бұрын
@@vlad.oliveira Você leu o meu texto? Em toda minha vida NUNCA vi um pernambucano ou recifense sendo arrogante ou diminuindo outros estados por pura prepotência. E tá em dúvida? Vem para cá que você confere. Nós somos muito bairristas sim, mas como eu falei, isso é devido a nós reconhecermos nossa história e importância para o Brasil, é devido a sabermos que temos uma das culturas mais ricas desse país, seja no litoral ou interior do estado... É também saber que mesmo depois de sermos roubados até a última gota e isso durante mais de 300 anos, ainda conseguimos nos manter num patamar elevado oriundo de muita luta do povo daqui. Sair pregando que recifense e pernambucano é arrogante é a maior mentira que você pode contar a si mesmo, até porquê qualquer turista que vem para cá diz exatamente o oposto disso, basta pesquisar no youtube. Temos orgulho do que somos, da nossa história, e do que construímos até aqui, e obviamente não gostamos quando pessoas de fora nos subestimam ou negam/ignoram a nossa importância. Mas não, você não verá pernambucano desmerecendo demais estados sem motivo algum. Não somos prepotentes.
@josemelo2121
3 жыл бұрын
Pernambuco foi por anos o estado mais importante desse nordeste, hoje desponta como uns dos maiores da região, é normal alguns invejosos nos atacarem.
@dgobrazil1423
3 жыл бұрын
@@vlad.oliveira Errou seu trouxa...Diga o pernambucano. Somos sim arrogantes... não gostou ? Deita na BR kkkkk
@vlad.oliveira
3 жыл бұрын
@@dgobrazil1423 Tanto faz pra mim... sou gaúcho e sei como são os arrogantes! Mesmo prepotente, o recifense não deixará de ser um nordestino. 😎
@luisgusttavo7666
3 жыл бұрын
Belo Horizonte é a 3°é a única cidade global fora do eixo Rio-SP
@Aondemichel
3 жыл бұрын
Belo Horizonte não é cidade Global. Única cidade Global do Brasil é Rio É SP. Se alguma outra brasileira entrasse nessa lista seria Salvador.
@luisgusttavo7666
3 жыл бұрын
@@Aondemichel aí amigo q preguiça kk pelo menos pesquisa antes de falar oq não sabe kzitem.info/news/bejne/rImstoWMgYymmqw
@luisgusttavo7666
3 жыл бұрын
@@Aondemichel as únicas cidades globais do Brasil são São Paulo (Alfa), Rio de Janeiro (Beta) e Belo Horizonte(Gamma -). Já Curitiba, Brasília e Porto Alegre são suficientes, Salvador nem chega perto kkk
@Aondemichel
3 жыл бұрын
@@luisgusttavo7666 ser mais importante não significa ser global.
@luisgusttavo7666
3 жыл бұрын
@@Aondemichel qual a parte de estar escrito *GLOBAL* no vídeo que você não leu?kkk
@andrehnascimento4942
2 жыл бұрын
São Luís ainda não entrou como metrópole?
@jonasribeiro1449
2 жыл бұрын
Então, numa análise bem simplória dá pra ver o quão interressante é a hierarquia das cidades brasileiras. Acho que o básico todo mundo sabe: São Paulo desponta na frente com muita força e representa o país como cidade mais importante brasileira no cenário mundial; o Rio de Janeiro, mesmo com fortes perdas depois da transferência de capital, figura bem na segunda posição e sendo, para o país, um segunda cidade em contexto global (Beta-). Brasília cresceu absurdamente, em 60 anos o governo federal deu ao centro-oeste uma cidade moderna, muito influente e com economia sólida. Recife surpreende, não há dúvida que o estado que cresceu mais de 10% em 2010 é importantíssimo para o Brasil, a cidade parece acumular a função de capital do nordeste sim! Mas é bom destacar algo: Recife está numa área com grande população e, ao seus lados, não há cidades com relevância no cenário nacional a ponto de tirá-la influência. Recife concentra grande parte da dinâmica de parte de alguns estados com grande população para além dela própria: Macéio (AL), João Pessoa (PB); parte norte de Sergipe, Natal (RN) e até no Piauí. Mesmo com diversas capitais ao lado, lhe faltam competidores a altura. Na região Sul ocorre o oposto, Curitiba e Porto Alegre, seguidas de perto por Floripa disputam a ferro e fogo a liderança regional. Difícil embate. Curitiba e Porto Alegre se competem a altura e ainda existe Floripa com sua ascensão imensa e sólida nos últimos anos. Ou seja, por mais que no cenário nacional Porto Alegre seja, aparentemente, "mais importante" que Recife, a cidade pernambucana tende a ocupar uma maior região de controle pela ausência de outros capazer de dividir esse espaço. Salvador e Fortaleza lideram seus imensos estados e seu poder de inflência tem dificuldades de ultrapassar suas fronteiras. Belém continua subestimada, a fama de Manaus ocupa lhe dá uma visão equivocada de capital da Amazônia mas Belém tem mais atributos de fato, até mesmo em termos industriais. No resto do país chama a atenção a deficiência de relevância de Cuiábá e Campo Grande, não se encontram no contexto nacional mesmo com a agroindustria.
@PoderUrbano
2 жыл бұрын
Uma ótima análise. Peço até permissão para utilizar o seu comentário numa possível atualização do vídeo. Tudo bem? Obrigado por comentar!
@jonasribeiro1449
2 жыл бұрын
@@PoderUrbano Claro meu amigo, parabéns pelo vídeo.
@gjrpsn3254
4 жыл бұрын
O Aeroporto Internacional de Brasília, atende um grande número de municípios alguns relativamente distantes.
@joaovictorferreira6720
4 жыл бұрын
verdade, um grande hub da gol, além do aeroporto ser lindo.
@edu3115
4 жыл бұрын
@@joaovictorferreira6720O melhor aeroporto do Brasil, todo ano ele ganha esse prêmio. Sem contar que é o 3º mais pontual do mundo.
@mateusribeiro5497
4 жыл бұрын
@@edu3115 na verdade o melhor aeroporto avaliado pelos passageiros em ranking geral é viracopos
@kauohinnj7019
3 жыл бұрын
Se nem o Rio de Janeiro tem 7 milhões de habitantes Florianópolis vai ter
@vacadademocracia8302
3 жыл бұрын
500 mil!!!
@ricardoschultz7136
3 жыл бұрын
Acho eu q essa é a população da área de influência como um todo, já q o estado de SC tem mais ou menos essa população. Tanto q o RJ é citado com uma população de 17mi.
@joabepimentelpaulino8394
3 жыл бұрын
E os estados ou as cidades
@humbertocarlossoutodiniz5513
2 жыл бұрын
É importante salientar que essas populações sãos das áreas de influência, abrangendo todos os municípios em volta, e não a população dessas cidades.
@andreiasrodrigues9977
4 жыл бұрын
Belém Influência Cidades Do Tocantins , Maranhão e Amapá , ja Manaus só influência vilarejos pobres próximos 😂
@vagnersantos1628
4 жыл бұрын
😂🤣
@mickaelleal6824
4 жыл бұрын
Manaaaa que isso kkkkk
@felipecreft4801
4 жыл бұрын
A que pena que vc só está se comparando com isso, mas na real Belém e a cidade mais perigosa do Norte😂😂😂, e pra tu saber que Manaus e a cidade mais populosa do Norte, então bjs😘
@conversadebarbeiro897
4 жыл бұрын
Vocês disputam por coisas bestas kkkkk
@danieldossantosfernandes5756
4 жыл бұрын
KKKKKKK
@mauricio77vicente35
3 жыл бұрын
Podia fazer um também só com o estado de São Paulo. E se São Paulo fosse um país? Não que eu seja separatista, mas fica essa dúvida no ar...
@AlexandreJunior2014
3 жыл бұрын
Maurício 77 Vicente se SP fosse um país seria algo péssimo para nós paulistas pois teríamos de depender mto do Brasil ainda, nossas exportações seriam mais taxadas e mta coisa que compramos de outros estados tb ficaria mais caro, fora que teríamos mais gastos públicos para montarmos toda uma estrutura federal como congresso, Senado, STJ e tantos outros, haja vista que SP nunca na história do país foi capital federal, então nunca teve estas estruturas...O “pais” SP seria um dos mais ricos e desenvolvidos do mundo, mas mesmo assim não valeria a pena.
@mauricio77vicente35
3 жыл бұрын
@@AlexandreJunior2014 Entendi.
@danielmu22
3 жыл бұрын
@@AlexandreJunior2014 Separatismo é bom pra todos, só na cabeça do jamantas que separatismo é ruim.
@AlexandreJunior2014
3 жыл бұрын
@@danielmu22 ahahaha...e este é seu belo argumento para defender o separatismo? ahahaha...jamanta é quem acha que ganha uma argumentação na base da trolagem...rsra..Feliz ano novo e viva o Brasil todinho completo do Oiapoque ao Chuí.
@danielmu22
3 жыл бұрын
@@AlexandreJunior2014 Meu argumento é que país menor é melhor estruturado e mais rico do que países grandes na mesma condição. Seu Brasil que se FODA , Você não tem direito sobre nada pra querer impor sua vontade sobre outros.
@brasildemocratico6628
3 жыл бұрын
Belém a metrópole da Amazônia cultural social industrial
@Breno_Roriz
2 жыл бұрын
Que música foda
@ElvesPinheiro
4 жыл бұрын
Faz um vídeo q mostra a categoria da minha cidade, Teresina.
@mightybrazilsempire5316
3 жыл бұрын
Salve, também sou daqui de Teresina mano.
@Antoniopereira-cd2bj
3 жыл бұрын
Teresina KKKKKKKKKKKKKK
@mightybrazilsempire5316
3 жыл бұрын
@@Antoniopereira-cd2bj Não entendi o "Kkkk"
@dgobrazil1423
3 жыл бұрын
Teresina ficaria a frente apenas de Rio Branco no Acre.
@mightybrazilsempire5316
3 жыл бұрын
@@dgobrazil1423 Com base em que dados você chegou a essa conclusão?
@ElvesPinheiro
4 жыл бұрын
No minuto 1:50 é Teresina?
@PoderUrbano
4 жыл бұрын
É sim.
@ElvesPinheiro
4 жыл бұрын
@@PoderUrbano faz um vídeo q mostra a categoria da minha cidade, Teresina. Vc nunca fez um vídeo q mostra 😢, queria ver minha cidade em seu canal, gosto muito dos seus vídeos.
@danieldossantosfernandes5756
4 жыл бұрын
😂
@tdpc2014
3 жыл бұрын
Belo Horizonte deveria ser pela lógica ai o 4quarto colocado e brasilia o 6sexto
@robertojansen7386
3 жыл бұрын
Aí tem algo que não bate por que eu saiba Manaus não existe cidades em torno da capital !! Pra ser chamada de grande região metropolitano!; Sendo que Manaus ele composta apenas por si só
@bastidoresgeografiaeeconom2
3 жыл бұрын
A região que corresponde ao Recife é quase que o triplo da população pernambucana e quase o dobro e meio do território Pernambucano
@romarioestrela4447
3 жыл бұрын
É porquê pega Alagoas, a maior parte da Paraíba e uma parte do Rio Grande do Norte. Quando as capitais desses estados também forem classificadas como metrópoles, teremos uma Megalópole.
@bastidoresgeografiaeeconom2
3 жыл бұрын
@@romarioestrela4447 sim 😊
@rabinesseshell7494
3 жыл бұрын
Por isso e muito mais que Recife é chamada de "Capital do Nordeste"😍
@antoniomedeiros250
3 жыл бұрын
Sonhaste
@rabinesseshell7494
3 жыл бұрын
@@antoniomedeiros250 É a realidade aceite se quiser! rsrs
@bastidoresgeografiaeeconom2
3 жыл бұрын
Sim , e Veneza Brasileira e muito mais #RecifeCapitalDoNordeste
@yrrs4425
3 жыл бұрын
Recife e perfeitoo
@misaelparente2406
3 жыл бұрын
Fortaleza com 289 anos em 6 passou Salvador com 500 anos. Recife com 483 anos não tá muito longe não. 😅
@igorpiresds
3 жыл бұрын
Campinas só não é mais influente por não ser capital e por ficar muito próximo a SP, acaba sendo eclipsada pela gigante capital paulista. O mesmo raciocínio se aplica a BH, por estar entre Rio, SP e BSB não tem a mesma influência que teria se fosse uma cidade mais distante dos grandes centros.
@ree8533
2 жыл бұрын
Na verdade Campinas é influente justamente por ficar perto de São Paulo, o ponto estratégico entre capital e interior ajuda muito, São Paulo influencia o país todo, se Campinas fosse mais longe de São Paulo não teria essa influência
@rafac7384
2 жыл бұрын
São Paulo rainha!
@feliperricardo
4 жыл бұрын
Salvador influencia o estado de Sergipe e não Recife. Na edição anterior tinha a especificação, nessa atual n, somente mudaram
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
sergipe é parte do saliente ba ja roubou o sf de pe que de algo em troca kk
@matheustorres5804
3 жыл бұрын
Interessante, se fosse organizar tudo por quantidade de população que a capital influencia, Recife seria o 2° colocado, atrás somente de SP... Acredito que na classificação do vídeo RJ e Brasília ficaram acima por serem consideradas metrópoles nacionais.
@PoderUrbano
3 жыл бұрын
Exatamente.
@danielg.1698
4 жыл бұрын
Eu não entendi nada dessa lista.
@Antonio3092able
3 жыл бұрын
Uma salinha de aula é bom. #Ficaadica Rsss
@raquelgusmao4524
Жыл бұрын
Recife está acima de Belo Horizonte, como assim cara
@avelinomenez2091
3 жыл бұрын
Meu São Paulo é demais !
@porcofanatico8078
4 жыл бұрын
E impressionante a diferença do PIB percapita de Salvador e oltras cidades do norte nordeste com as do sul por exemplo Curitiba 35.000 e salvador 17.000 IMPRESSIONANTE
@Eu-bm3dx
3 жыл бұрын
O PIB per capta de Salvador é de pouco mais de 22 mil. Curitiba e sua região é bem menos populosa, bestão. E isso quer dizer nada no Brasil, já que tanto em Curitiba quanto em Salvador os ricos são poucos que ficam com quase tudo e há mais pobres.
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
as metropoles do centro sul sao mais ricas ha ate degraus claramente visiveis entre regioes belem e as do n parecem ser as menos ricas
@joseadriano6946
2 жыл бұрын
O ibge tá errado. Brasília não é cidade é um Distrito Federal com mais de 5 milhões de Km2. Portando Recife é 3a cidade com mais influência do País.
@jasielluiz4379
3 жыл бұрын
Parabéns ao RECIFE A CAPITAL DO NORDESTE E SEMPRE SERÁ .....
@joelsantos3023
3 жыл бұрын
desgraça de capital do nordeste, só vcs falam isso. Vcs tem influência pq o estado é pequeno, assim como PB e AL. Um pertinho do outro.
@luisaindevries183
3 жыл бұрын
E o acaraje que os brasileiros gostam não da tapioca kkk
@paulosergiof.alcantara3036
3 жыл бұрын
@Fєłipє Gαмєs do nordeste do nordeste quer mas? DO Nordeste!!!kkkkkkk
@terezadefatima5779
3 жыл бұрын
Santos é influente, cara!
@AlexandreJunior2014
3 жыл бұрын
O Pai do Brasil rsrs..influencia a Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Mongaguá e Itanhaém...além de Cubatão e até Bertioga e São Sebastião. Porém esta região não tem uma enorme população e o PIB tb não é assim tão grande como o de Campinas.
@renatapereira8677
3 жыл бұрын
São Paulo está sempre em 1 lugar Eu estou nessa cidade. Porem eu desejo que todos os estados sejam um Gigante Americano. Arrepia Brasil.
@ricnyc2759
2 жыл бұрын
E' aqui que o bicho pega!
@jailtonribeirojailtonribei8925
4 жыл бұрын
Fortaleza mais influente que Porto Alegre?
@cristianomatiassantos829
3 жыл бұрын
Sim ,fortaleza influência alem do estado do Ceará,fluência Piauí,Maranhão e parte do Pará
@Nathangec1978
3 жыл бұрын
Pelo fato de cidades grandes como São Luís não terem ainda obtido o próprio status de metrópole, acabam sendo jogadas para a rede de influência de Fortaleza sem ter uma ligação lá muito forte, mas a densidade da área influenciada por Porto Alegre é maior. Além de ser economicamente mais forte. O mesmo vale pra Brasília, jogaram o Mato Grosso, Rondônia e Acre para a área de influência da capital federal pelo poder político que a mesma exerce, mas na prática, nenhuma metrópole consegue ter poder para capitalizar aquela região, no máximo Goiânia na questão de compras, saúde, educação e lazer, e alcançando apenas partes do Mato Grosso.
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
sim recife foi muito mais influente no saliente central decadas atras mesmo vizinho dira saliente norte etc se bem que os natalenses tendem a ser mais colonizados
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
o sul é pequeno e poa divide com curitiba a regiao 15 mi pra cada e ainda floripa foi considerada metro non sense ou seja 10 mi pra cada isso é quase o ce sozinho ainda soma com pi ma
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
estamos falando de quantidade manaus por exemplo tem uma area grande de influencia em km mas pouco povoada ja o ce uma area menos povoada que o saliente mas populosa e recife uma area povoada ja que metade dos estados mais povoados sao do saliente e recife é a unica metro dali ao contrario de quando vc vai no sse onde tem mais metros pra rachar a distancia pra fortal e ba é razoavel mas a concentração que
@lucianosilva7498
4 жыл бұрын
Belém capital e metrópole mais influente do norte
@henrique1016
4 жыл бұрын
A melhor cidade do Norte, Qm discordar vai ter q se fuder
@felipecreft4801
4 жыл бұрын
Menos né 😂😂
@lucianosilva7498
4 жыл бұрын
@@felipecreft4801 menos nada , resta manacu aceitar ou se matar
@felipecreft4801
4 жыл бұрын
@@lucianosilva7498 a ta nervosinho PARÁsita? querido, pois eu não quero viver desse teu fim do mundo, e tu acha que Belém e metrópole do Norte? Acho que não, pq todos os paraenses sempre estão vindo pra Manaus, e Belém nem e influente, sabe né que Belém e a cidade mais perigosa do Norte.! Só aceita que dói menos 😂😂,
@lucianosilva7498
4 жыл бұрын
@@felipecreft4801 meu filho vai reclamar com o IBGE não comigo , já disse se nao gostou se mata
@chistovamprata9572
3 жыл бұрын
Fortaleza é a cidade mais rica do Nordeste. PIB 60 bilhões por Ano.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@andreybrgameanime4202
3 жыл бұрын
Na verdade não e Salvador, Fortaleza deixou de ser em 2017
@paulosergiof.alcantara3036
3 жыл бұрын
O vídeo não é sobre isso. É cidade mas influentes. E Fortaleza é rica em facções, só isso.kkkkk
@chistovamprata9572
3 жыл бұрын
@@paulosergiof.alcantara3036 Não esqueça de que as facções criminosas, surgiram em são Paulo, e depois se espalharam pelo país. A despeita é porque hoje, fortaleza é a cidade mais rica do Nordeste .
a mais rica é recife. a riqueza do lugar se mede não pelo pib nominal e sim pelo percapita. por exemplo; fortaleza tem 1 milão mais de pessoas que a cidade de recife. e faz 60bi. recife com 1 milhão a menos faz 50 bi. mas divide esse valor que fazem pra cada população pra ver qual povo vai ter mais dinheiro
@renepaixaoo
3 жыл бұрын
Se o critério escolhido foi o de população, Recife com 23 milhões fica atrás apenas de São Paulo. Mas como não é metrópole Nacional igual Rio e Brasília, colocaram em 4°.
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
sim o saliente onde recife tem influencia tem metade dos estados mais povoados é a regiao mais povoada e populosa fora de sp se pe ainda fosse unificado pre fragmentação teria uns 30 mi maior que minas indo do sf ao ce
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
ao inves de rio x sp seria recife x sp pe x sp kk
@ree8533
2 жыл бұрын
@@mfvmgergmmpr312 nada no Brasil se compara a São Paulo, é outro patamar
@mfvmgergmmpr312
2 жыл бұрын
sp é desinteressante ate os paulistas fogem de la so cresce por que baiano pobre iludido mineiro vai pra la boliviano haitiano so lugar pior
@ree8533
2 жыл бұрын
@@mfvmgergmmpr312 São Paulo é desinteressante ? KKKKKKKK a cidade mais rica da América latina? a cidade com mais grigos fora de seus países no Brasil? A maior colonia do Japão, Portugal, Moçambique fora de seus países é em São Paulo querido kk quem representa o Brasil lá fora é São Paulo, a cidade mais rica, desenvolvida, moderna, com mais concentração de eventos, a 4 vida noturna mais agitada do mundo é São Paulo kk se São Paulo é desinteressante joga o Brasil fora kk
@alesantos3957
4 жыл бұрын
Recife é outro nível
@FernandoGarcia-bi7gn
4 жыл бұрын
Trabalho irretocável. Mas eu gostaria de entender alguns pontos: qdo a gente pensa em "metrópoles mais influentes" eu tb entendo q essas cidades seriam tb as metrópoles mais importantes do Brasil em ordem de importância. Mas eu pergunto: Floripa q tem em sua área de influência mais de 7 milhões de pessoas, seria realmente mais importante que Manaus, por exemplo, que tem pouco mais de 4 milhões de pessoas? Manaus é a maior cidade da região Norte, tem a zona Franca de onde saem muitos dos bens duráveis produzidos e distribuídos no Brasil. Tem o "status" de metrópole há muito mais tempo q a capital catarinense... Isso é só um exemplo, que existe nesse estudo, um tanto confuso e inconsistente entendam que isso ñ é uma crítica ao video(até pq o amigo dono do canal, só está reportando o estudo q o ibge fez...) Mas é uma "critica" tentando entender os critérios utilizados com mais precisão para eles chegarem nesse resultado. Lembrando mais uma vez, q quero entender, essa ordem de influência (E consequentemente de importância das metrópoles no contexto da hierarquia urbana brasileira). Se alguém souber explicar essa minha dúvida, eu agradeço.
@joaopedropeixoto8558
4 жыл бұрын
Manaus é uma cidade importantíssima, sem dúvidas, mas Florianópolis é a capital do 6º Estado mais rico do país. Recebe muito turismo, muitos negócios do exterior e SC é a sede de muitas empresas imensas como Havan, Brasil Foods (Sadia e Perdigão), Taschibra, entre outras. Creio que esse é o principal motivo pra Floripa ficar na frente de Manaus.
@FernandoGarcia-bi7gn
4 жыл бұрын
@@joaopedropeixoto8558 até entendo. Mas mesmo assim, ainda ñ vejo justificativa de Floripa estar a frente de Manaus em termos de importância na hierarquia nacional. Entendo q SC seja mais rica e desenvolvida q o Amazonas, mas estamos comparando as suas respectivas capitais. E na minha opinião, Manaus tem mais peso e força a nível nacional do q Floripa
@FernandoGarcia-bi7gn
4 жыл бұрын
@@joaopedropeixoto8558 esse "embate " q citei entre Manaus e Floripa foi só um exemplo. Vi outras inconsistências no estudo, como Campinas, por exemplo, ser menos importante que Vitória e Floripa novamente. Campinas, é um dos mais importantes polos de tecnologia e educação do país. E a terceira região metropolitana mais industrializada do Brasil. Isso por si só, já a colocaria no mínimo entre as 10 mais importantes do Brasil. A frente até de outras capitais q tb já são metrópoles há mais tempo.
@joaopedropeixoto8558
4 жыл бұрын
@@FernandoGarcia-bi7gn a área de influência de uma capital é sempre, no mínimo, do tamanho do Estado em que ela está. Isso vale para Florianópolis e explica o porquê de Campinas estar atrás de Vitória, por exemplo. Concordo que Campinas é uma cidade bastante influente, mas a influência dela é limitada pelo falo de ter uma megalópole logo ao lado. Voltando ao exemplo de Manaus, ela influencia todo o Estado de Amazonas e alguns Estados vizinhos, especialmente o Acre e Roraima. Mesmo assim, a baixa densidade populacional desta região impede que a cidade esteja ainda melhor colocada no ranking.
@FernandoGarcia-bi7gn
4 жыл бұрын
@@joaopedropeixoto8558 eu entendo q as "área de influência " de Florianópolis e Vitória sejam maiores q de Manaus e Campinas por exemplo, pq essas duas primeiras são capitais de estados mais populosos e mais povoados do q o Amazonas e Campinas diminui a sua área de influência por estar perto da capital do estado q é são Paulo. Mas no meu entendimento "cidades influentes " estão associadas a sua importância no cenário nacional. Como Vitória e Florianópolis são mais "influentes" que Campinas e Manaus, eu entendo q dentro da hierarquia urbana brasileira, as duas primeiras são mais importantes q as duas últimas. Mas como eu falei nos posts acima : como Manaus que é uma capital com zona Franca q fabrica muitos produtos de bens duráveis, é a maior capital do Norte do Brasil, é a 7 Mais populosa entre as cidades brasileiras e etc... E Campinas é a terceira mais industrializada area metropolitana do Brasil. Além.de ser um polo tecnológico e de educação importante pro país. Ou seja, elas têm muito mais importância pro Brasil, do q Vitória e Florianópolis tem pro país. Então, como disse "área de influência " ñ seria um critério muito justo para se avaliar a importância dessas cidades no contexto da hierarquia urbana brasileira. Ñ sei se vc conseguiu me entender, mas é mais ou menos isso... hehe
@marcusgusmao7564
3 жыл бұрын
Essa ordem ta errada
@inacioa.santos2827
4 жыл бұрын
O vídeos começa mesmo as 4:05
@patricksilva5895
4 жыл бұрын
Obrigado
@klaytonsilva3142
3 жыл бұрын
agora não adianta mais
@adalbertohenrique6909
4 жыл бұрын
BH, a Capital do leite❤🥛
@jhonmatheus1151
4 жыл бұрын
🖒.
@Eu-bm3dx
3 жыл бұрын
Toma muito leite, cara? Kkkkkkkkkkkk...
@klaytonsilva3142
3 жыл бұрын
vc toma leite de homem aí né kkkkk
@yrrs4425
3 жыл бұрын
E do pão de queijo
@vacadademocracia8302
3 жыл бұрын
Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmm tu vocês são né!?
@romarioestrela4447
3 жыл бұрын
Pode se dizer que o Rio de Janeiro e Brasília ganharam no grito, visto que Fortaleza, BH e Recife têm mais de 20 milhões em suas áreas de influência enquanto o Rio tem 17 milhões. Brasília seria superada ainda por Salvador e igualada por Curitiba e Porto Alegre.
@Nathangec1978
3 жыл бұрын
Não ganharam no grito. É que Rio e Brasília são consideradas "metrópoles nacionais" e, portanto, estão acima na classificação mesmo com populações menores em sua área de influencia, pois, na teoria, elas já influenciariam também o país todo, com aquela população indicando apenas a sua influencia na esfera regional. O mesmo vale para São Paulo, que está a um patamar acima das duas.
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
sim a zona de influencia dita do df é vazia como am inverso do saliente
@romarioestrela4447
3 жыл бұрын
@@Nathangec1978, não precisa explicar o vídeo novamente, seu chato.
@Nathangec1978
3 жыл бұрын
@@romarioestrela4447 sempre tem gente com probleminhas cognitivos que precisam de 2, 3, 4 explicações extras... os "chatos" fazem um trabalho quase pedagógico...
@flaviobolado19
2 жыл бұрын
"Ganharam no grito" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quanta baboseira
@LeonardoRibeiro-xz4km
2 жыл бұрын
O IBGE é muito complicado de entender ,a única explicação pra considerar Florianópolis e Vitória como metropolis é o político, porque com todo o respeito à essas lindas e desenvolvidas socialmente cidades elas ñ exercem influência nem tem populações nem msm considerando suas regiões metropolitanas para serem chamadas de metrópoles!
@Nathangec1978
3 жыл бұрын
As pessoas estão focando muito em números demográficos, contestando a colocação de algumas cidades, e exageração na "emoção" com outras, mas quando se trata do PIB da região influenciada por cada metrópole, o ranking muda um pouco, e fica claro que, de uma forma ou de outra, todas merecem estar nesse Top 15: PIB 1 São Paulo/SP 2.088.833.313,00 2 AP do Rio de Janeiro/RJ 642.660.440,00 3 Belo Horizonte/MG 546.853.629,00 4 Brasília/DF 457.259.929,00 5 Curitiba/PR 409.568.832,00 6 Porto Alegre/RS 407.369.834,00 7 Recife/PE 384.805.000,00 8 Fortaleza/CE 272.713.836,00 9 Florianópolis/SC 259.484.525,00 10 Salvador/BA 253.806.046,00 11 Goiânia/GO 220.847.808,00 12 Campinas/SP 214.983.509,00 13 Belém/PA 151.895.774,00 14 Vitória/ES 117.568.317,00 15 Manaus/AM 98.719.516,00
@luisaindevries183
3 жыл бұрын
Mais vc sabe que isso e de 2018 né
@Nathangec1978
3 жыл бұрын
@@luisaindevries183 na verdade, os números referentes ao PIB são ainda de 2016 (só saem 2 anos depois), são os que constam no PDF relacionado a esse estudo, depois disso já existem os dados de 2017, e provavelmente em Dezembro de 2020 sairão os de 2018. Mas acredito que as mudanças não foram o suficiente pra implicar em grandes alterações neste ranking...
@luisaindevries183
3 жыл бұрын
@@Nathangec1978 nossa
@luisaindevries183
3 жыл бұрын
@@Nathangec1978 mais pra falar a vdd, pra que serve a disputa mesmo?
@Nathangec1978
3 жыл бұрын
@@luisaindevries183 pois é, não há necessidade de ficar se autoafirmando ou depreciando, contestando a presença dessas cidades que estão nesta lista, cuja elaboração é baseada em um longo estudo do IBGE que, por alguma razão, dá a elas essa posição de destaque, seja lá qual for a ordem particular entre essas 15. Todas são dignas de orgulho no nosso país!
@juniorsouza5353
4 жыл бұрын
Belém Cidade linda 😍💖💖
@wilsonprogenio2112
3 жыл бұрын
Belém, metrópole da Amazônia ❤️
@thiagomedeiros1948
3 жыл бұрын
Aí você acordou né, pior IDH do Norte do Brasil e você falando uma merda dessas ( aliás, um dos piores IDH's do Brasil)
@valdemardomingues6274
3 жыл бұрын
Essas áreas de influência são um tanto questionáveis, especialmente no sudeste e no sul, regiões que apresentam redes urbanas mais complexas devido ao grande número de cidades importantes dessas regiões. Por exemplo, afirmar que a área de influência de Curitiba e Florianópolis engloba todo o estado do PR ou de SC, respectivamente, é subestimar a influência de Londrina e Joinville para as regiões onde estão inseridas.
@Nathangec1978
3 жыл бұрын
Mas a influencia de Londrina e Joinville não estão subestimadas. Só que, por não serem metrópoles, elas são obrigadas a estarem ligadas a uma de certa forma, e nisso, o fator político pesa, pois as poucas coisas que as fazem serem influenciadas por Curitiba e Florianópolis é o fato de serem capitais estaduais. E o fator político tem pesado tanto que, no último estudo Joinville passou a se ligar diretamente à rede de Florianópolis, e não mais à Curitiba, como no anterior (2007).
@valdemardomingues6274
3 жыл бұрын
@@Nathangec1978 só se for no fator político. Economicamente, a região metropolitana da qual Joinville é a cidade principal, é a mais importante de SC. E Londrina, que tb já é sede de região metropolitana, exerce forte influência econômica em todo o norte do PR e em partes do interior de SP.
@Nathangec1978
3 жыл бұрын
@@valdemardomingues6274 a Grande Florianópolis é mais importante, se considerar somente o que na prática é RM (porque inventaram uma RM exagerada para Joinville, ocupando todo o Norte de SC, que está longe de refletir a realidade). Joinville foi classificada como "Capital Regional B" no mesmo patamar de Chapecó, Criciúma, Blumenau e Itajaí/BC (até porque se somar a área de influência de todas elas, dá mais ou menos a mesma população). Todo o estado converge para Florianópolis na busca de um serviço que não existe em suas cidades polo. E quem vive nelas, não vai recorrer a nenhum serviço em Joinville, como hospital, universidade federal, aeroporto, comércio de luxo, eventos, e é nesses tipos de coisa que a influência da capital se evidencia. Londrina aparentava ser mais independente nesse sentido no passado, mas ainda assim, está ligada a Curitiba pelos mesmos motivos acima, sendo também considerada capital regional B, no mesmo nível de Maringá e Cascavel. O que aconteceu com Londrina foi o crescimento da importância da vizinha Maringá, que de certa forma tem limitado boa parte de um território que antes era capitalizado por ela sozinha.
@mfvmgergmmpr312
3 жыл бұрын
acho tosco vitoria floripa campinas como metro e as sedes proto regionais da metade norte do país nao
@valdemardomingues6274
3 жыл бұрын
@@mfvmgergmmpr312 Apesar de não serem cidades muito populosas, Vitória e Florianópolis são sedes de regiões metropolitanas já consolidadas há algum tempo, com população em torno de 1,5 a 2 milhões de habitantes. Campinas, apesar de estar no interior do estado, já está num patamar superior, pois é uma metrópole com o quinto maior PIB do Brasil e caminha a passos largos para atingir os 4 milhões de habitantes. Quem visita a região de Campinas pela primeira vez se impressiona com a pujança da metrópole.
@jacbrito
3 жыл бұрын
A primeira "foto de Goiânia" NÃO É DE GOIÂNIA. rs rs
@odilsonmonfort4864
3 жыл бұрын
Recife, a Capital do Nordeste.
@nilsoncarvalho5254
3 жыл бұрын
na onde? vamo falar de população e PIB ai a gnt ver de começo quem é a capital
@josemelo2121
3 жыл бұрын
@@nilsoncarvalho5254 PIB não é Documento, Recife continua sendo a cidade mais importante do nordeste, bota salvador no chinelo.
@@josemelo2121 sempre querendo se comparar a Salvador não entendo isso sempre com raiva de nós sendo que esse dado e de 2018 sendo que em 2019 Salvador foi considerada na 14° cidade para se conhecer a nivel global(ea unica brasileira) quem fez essa pesquisa foi o the new york times e inpressionante essa mania de vcs sempre querendo se comparar a Salvador, sendo como vcs dizem são os melhores em merda pobreza e desemprego
@paulosergiof.alcantara3036
3 жыл бұрын
@@nilsoncarvalho5254 pib não quer dizer nada. O que vale é a influência da Metrópolis e Recife é a mas influentes e tem o aglomerado mas Rico do nordeste.
Пікірлер: 1,1 М.