que felicidade de ver o André Roncaglia sendo divulgado, ele é tranquilamente o melhor economista do Brasil
@eduoliv
Жыл бұрын
Me parece
@igorlopes3402
Жыл бұрын
@@eduoliv que cresce
@morales6470
Жыл бұрын
@ˑ o que? o teu choro? é uma piada mesmo kkkkkkkkkkk não terminou nem o Ensino Médio e acha que entende mais que um economista renomado
@pedroxyo
Жыл бұрын
@ˑ foto de anime
@renansk8flip
Жыл бұрын
@@-.-1-.-o liberalismo é uma fraude
@karensilva2689
Жыл бұрын
Não esperava o Professor André aqui. O cara é muito qualificado, Yas indo nas fontes certas sempre
@LudmilaPavilia
Жыл бұрын
@ˑ Aham, senta lá terraplanista liberal.
@Lam.interiores
Жыл бұрын
Fontes certas = alguém que tem o mesmo viés que a turma aqui...
@karensilva2689
Жыл бұрын
@@Lam.interiores Também existem economistas de direito sérios e inteligentes assim como o professor André, assim como o outro citado no vídeo diversas vezes pela Yas justamente pra evitar esse tipo de argumento 👍
@Gabriel-ib4jp
Жыл бұрын
Kkkkk von mises já refutava a TMM décadas atrás, mas tudo bem, vamos fazer o L
@Gabriel-ib4jp
Жыл бұрын
@@Lam.interiores sem dúvida
@AlanBueno98
Жыл бұрын
Olá Yasmin. Obrigado pela resposta. Vamos lá comentar os pontos: -Primeiro, gosto muito do ALR, apesar dos flertes dele nos últimos anos com MMT que é basicamente a cloroquina econômica. Mas no vídeo que você mandou o ALR comentando ele está certo falando na questão de compromissadas e regulação bancária, poderia mudar ou não, mas não é isso que estava discutindo. Meu ponto é de que somar amortização e rolagem é incorreto é porque não é orçamento real indo para pagamento da dívida, mas sim outros títulos emitidos, porque o país desde 2014 apresenta mais déficits que superávits. Eu não gosto da representação "orçamento de família" para o governo, mas nesse exemplo funciona: é como se eu pegasse um empréstimo para pagar um empréstimo, e quisesse contabilizar o primeiro empréstimo que peguei como "meu dinheiro". - O FMI é uma instituição heterogênea. Produz papers sobre muita coisa, faz pesquisa de ponta e tudo mais. E tem a parte política, que faz renegociação de dívida com os países e etc. Me referia a pesquisas deles sobre regras fiscais. Mas o FMI como instituição em si sempre muda recomendações gerais para os países. -De novo, não estou defendendo austeridade eterna. A evidência mostra que tem momentos que se deve gastar mais e outros não. Um momento agora que o Bolso ferrou os programas sociais e o orçamento é uma hora boa para isso, porém, PREVISIBILIDADE é importante. Como nos trabalhos que citei anteriormente, o nível de dívida importa comparando com pares parecidos e TRAJETÓRIA também. A gente pode pegar hoje 200 bi e aumentar a dívida pública, pra pagar programas sociais e fazer investimento, desde que monte uma regra fiscal transparente que diga que daqui 10 anos a dívida estará controlada. Isso de austeridade eterna ou de gasto eterno é coisa de liberbobo ou de MMTeiro. Leiam "Austerity" do Alesina e afins. -Outros pontos do vídeo: Argentina ela está quebrada tanto externamente quanto internamente faz 30 anos. Mas ela tem um pouco de comparação com história do Brasil com planos de estabilização, que se ancoram no dólar. Só que a Argentina em vez de flutuar o câmbio e fazer um ajuste fiscal como fez o BR em 1999, deixou o câmbio fixo na constituição e se afundou de vez. Desde então ela deu alguns calotes na dívida externa, a inflação não para de subir e etc. É um pouco do Brasil dos anos 80. O Brasil pode ter um problema inflacionário por outros motivos, como desajuste fiscal de longo prazo alinhado com crescimento econômico ruim e etc, mas isso seria algo de conjuntura política que qualquer outra coisa. Enfim, espero que o Lula faça um bom governo, e que alinhe seu primeiro mandato (a previsibilidade fiscal) com o social (Bolsa família) e etc. Assim, a economia volta para os eixos e em pouco tempo os investimentos podem ser retomados e teremos contas públicas transparentes e funcionais. Abraços.
@fabiorodrigo7503
Жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼
@andrewsiqueira2663
Жыл бұрын
Só um acréscimo, não é preciso reduzir o valor nominal da dívida pública (praticamente nenhum país faz isso) no futuro. O que é necessário é que a relação dívida/PIB diminua ao longo do tempo.
@AlanBueno98
Жыл бұрын
@@andrewsiqueira2663 sim, no meu comentário do vídeo anterior eu comento que é % do PIB e nesse esqueci de comentar. Quando falo de trajetória é isso que me refiro. Obrigado.
@alexiamanes1616
Жыл бұрын
Gente to aq sem enteder nada! Mas to tentando..
@Vinizy3
Жыл бұрын
Caralho mó textão, tô com preguiça de ler
@janielesteferson9917
Жыл бұрын
Que sacanagem não ter aprendido economia na escola a ponto de não conseguir entender muitos conceitos básicos do vídeo.
@jacobsswert5636
Жыл бұрын
Verdade, boiei em quase tudo ali falado.
@profetadoobvio8455
Жыл бұрын
Calma, procura o canal do André roncaglia que ele vai ter dá a base doque você precisa saber sobre a economia,ele deu uma entrevista por aderiva podcast que tá excelente para tirar muitas dúvidas
@joicekaren7325
Жыл бұрын
Sss, vei. Eu me sinto burra, mas yasmin sempre tenta simplificar pra gente, isso eu gosto, dá pra pegar a ideia
@itaxe2644
Жыл бұрын
Economia é uma coisa complexa, nem sei se deve ser ensinado na escola
@goofyaccount1
Жыл бұрын
@@itaxe2644 todas as matérias ensinadas nas escolas são complexas, a diferença é que elas são consideravelmente mais irrelevantes do que economia
@franklincastelo
Жыл бұрын
André Roncaglia é o melhor. Que isso, o cara é extremamente didático e consegue sanar qualquer dúvida que você possa ter sobre economia. Então super recomendo
@pedrorosa2744
Жыл бұрын
Ele é enviezado polticamente e claramente de esquerda, oq não é problema o problema é que por causa da sua ideologia ele é desonesto quem é o melhor sempre é recomendado e aparece na midia dando entrevista e é referencia pros economistas coisa que ele NÃO É
@dfo990
7 ай бұрын
Esse cara falou que fica no site da receita federal olhando as receitas dos bilionarios por prazer.. é um lacrola woke da pior espécie..
@anthonykornhuerelbraonclan8041
Жыл бұрын
Voltarei nesse vídeo todos anos até 2026, e vou editar dizendo como a economia está, vejo vocês novamente em 24/11/2023.
@luanmiranda7561
Жыл бұрын
boa não estará, por conta do rombo deixado por Bolsoguedes.
@matheusn1741
Жыл бұрын
ward
@jacobsswert5636
Жыл бұрын
Ok, vou cobrar a sua presença.
@marcosfrejuellojr5929
Жыл бұрын
Ward
@olorin4741
Жыл бұрын
.
@letsc5986
Жыл бұрын
Eu sei que a proposta do seu canal é mais entretenimento, mas achei super legal trazer esse assunto aqui e dar visibilidade para estes economistas 👏🏼
@jogosonline3070
Жыл бұрын
Ele pensa dentro da caixa vive na bolha dela oq adianta fazer uma política social se o imposto vai aumentar no consumo e burrice isso o poder de compra cai e a arrecadação imposto aumenta e o corno do Lula vai estourar o teto pra privilégio político não pra desenvolvimento nacional e como esse mzrv é tudo ladrão quem paga a conta e o mais pobre
@hallowedbanter
Жыл бұрын
@@jogosonline3070 você não refutou.
@jogosonline3070
Жыл бұрын
@@hallowedbanter se estoura o teto de gasto quem vai se fuder são os mais pobres crianças
@andreroncaglia
Жыл бұрын
Parabéns pela vídeo maravolhiso,Yasmim. Conteúdo, elegância e qualidade de primeira. 👏👏👏
@milzin95
Жыл бұрын
André terror do ideias radicais e historia cabeluda terror do primo rico!!!!
@LinhaVermelha45
Жыл бұрын
Tenho 13 anos, eu te admiro demais André, eu sonho ser economista se conseguir entrar na faculdade
@LinhaVermelha45
Жыл бұрын
Vc me ensinou demais com seus vídeos, e me insensível a ler esse assunto
@andreroncaglia
Жыл бұрын
@@LinhaVermelha45 você entrará, sim. Procure pelas universidades federais. Há muitas oportunidades. obrigado pela mensagem!
@Nosferathus66
Жыл бұрын
O que a Yasmin fala as vezes desagrada a gente pq mexe com nossas crenças estabelecidas, mas é sempre mto educativo furar nossa bolha rsr
@comentarista7670
Жыл бұрын
Kkkkk Ela que tá sendo alienada por economistas socialistas.
@anthonykornhuerelbraonclan8041
Жыл бұрын
@@comentarista7670 Sim
@lucasmaia8982
Жыл бұрын
@@comentarista7670 que argumento foda em ela que a alienada a alienada que vai atrás, discute, faz a pesquisa e ela que é a alienada que só protege a própria bolha de socialista né? aham tá
@comentarista7670
Жыл бұрын
@@lucasmaia8982 Ela pesquisa o que ela quer ouvir. Só olhar os canais que ela segue, só gente que passa pano pra Coreia do Norte, que defende o presidente da Argentina. Enfim, a ideia de que imprimir dinheiro não gera inflação é oriunda de idéias socialistas, nas quais nunca funcionaram em lugar nenhum. A maioria dos economistas não respeitam essa tese.
@yutzzo
Жыл бұрын
@@comentarista7670 1º - As ideias socialistas funcionam e continuam funcionando, Cuba, Coreia e China continuam de pé apesar dos bloqueios. 2º - Me diz como raios que um país pode dever a si mesmo? 3º - Uma fonte ser liberal, socialista ou qualquer outra coisa não elimina o conhecimento de praxis que ela possui. 4º - Quais economistas? Não use do apelo a autoridade sem citar, dica não vale lixo do instituto Misses, se for mandar um liberal, manda um sério.
@leonardopellerin2155
Жыл бұрын
Obrigado pelo ótimo vídeo yasmim foi de extrema importância falar sobre esse assunto, e ainda dar mídia ao professor André para desmentir esses terraplanismo econômicos foi de extremo valor educacional, amo seus vídeos ❤️❤️❤️❤️
@Nome725
Жыл бұрын
@Pastor kidi bengala Amém, pastor
@danieLXros466
Жыл бұрын
Cara o que eu acho que existe várias coisas que influenciam na moeda
@SpaceCybor
Жыл бұрын
Terraplanismo econômico foi ótimo, vou usar
@lucasd.gabriel8896
Жыл бұрын
@@-.-1-.- parabéns vem aqui para xingar as pessoas muito novas da sua parte👏👏👏
@lucasd.gabriel8896
Жыл бұрын
@@-.-1-.- você falou que o cara nunca ler um livro, tecnicamente você não xingou ele não chamou de idiota, mas meio que ficou subtendido que você queria ofender ele, então parabéns por ter sido sarcástico e um pouco rude com um cara porque ele gostou do vídeo da Yasmin.👍
@calçajeansreta
Жыл бұрын
sua fala honesta é muito necessária, muito bom ver seu trabalho no KZitem ganhando esse papel
@regilsonjr4451
Жыл бұрын
Até agora não consegui entender como imprimir dinheiro não gera inflação 🥲
@luizalmeida1633
Жыл бұрын
Não é que não gera. É que nas atuais condições do país não gerararia. Se nossa economia estivesse bombando, sem capacidade ociosa, ou seja, se tudo que fosse produzido, estivesse sendo consumido pelo mercado, e além disso, com o desemprego baixo, imprimir dinheiro e jogar no mercado gerararia inflação. Pois mais dinheiro circulando, aumentaria a procura por bens. Como as empresas levariam tempo para aumentarem suas plantas produtivas para produzirem mais ou criarem novas, os preços iriam aumentar pela escassez dos produtos, portanto, inflação. Nossa condição hoje é de pelo menos 30% de ociosidade nas empresas e um desemprego recorde.
@amandanessy8134
Жыл бұрын
Eu sou estudante de economia e estou muito orgulhosa de você. E acredite, tem muito aluno e economistas formado que não conseguiria fazer nem um décimo do que vc fez aqui. Eu estou impressionada!
@Pedro90268
Жыл бұрын
Que economia você tá estudando? Marx e Keynes, né? Aquilo não é economia...kkkkkkkk
@amandanessy8134
Жыл бұрын
@@Pedro90268 "Aquilo não é economia" Vc chegou a essa conclusão a partir do quê? Espero que vc tenha estudado minimamente esses autores para ser tão taxativo. Nesse caso, vc deveria escrever uma tese e explicar pq Marx e Keynes deveria ser desconsiderado da CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Deixando a ironia de lado : O cientista econômico sério está preocupado com o desenvolvimento e evolução da ciência. O pensamento evolui com a crítica e a cooperação, e isso se faz com metodologia científica. Quem se preocupa em desqualificar e demonizar o pensamento científico não estuda, não contribui e não evolui. E sim, eu estudo Marx e Keynes. Eles fazem parte da grade curricular do curso de Economia .
@Pedro90268
Жыл бұрын
@@amandanessy8134 O que Marx e Keynes pregam não é economia, é filosofia política. Usar o Estado para tomar o dinheiro dos outros não é uma medida econômica, é uma medida política autoritária e abusiva. Isso não é economia! A economia é um fenômeno espontâneo da sociedade, quando as pessoas cooperam de forma VOLUNTÁRIA. Associações, empreendimentos, investimentos e etc. Isso é economia, não Marx e Keynes. Por isso que o Brasil é um país atrasado e subdesenvolvido. Com esse conteúdo patético da faculdade, nós não iremos a lugar algum.
@miguelaraujo3280
Жыл бұрын
@@Pedro90268 vc é a favor de Mises que dizia que a Igreja Católica, Jesus Cristo e São João Crisóstomo eram socialistas, que era racista com os eslavos (russos e poloneses) e trabalhou pra Austria Fascista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@Pedro90268
Жыл бұрын
@@miguelaraujo3280 Não sei se Mises falou isso, mas se falou, falou muita besteira. Mas o que ele falou acerca da economia está correto. Marx também era ateu e contra as religiões. Lembra do ópio do povo? Disso você não fala, né? Eu não me importo com a opinião que eles têm sobre religião. Só me importo com fatos da realidade. A escola austríaca de economia estuda a economia de forma a priori. Marx e Keynes são dois socialistas charlatães, que só engana gente de baixo intelecto.
@nikkilobo25
Жыл бұрын
Obrigada por mencionar o André Roncaglia!! O cara merece reconhecimento
@kevynbastos
Жыл бұрын
O prof, andre roncaglia a prof. Juliana Furno são os 2 que eu mais acompanho quando o assunto é economia
@juliamendes9041
Жыл бұрын
Eu amei o vídeo como sempre, embora eu não consiga entender nada sobre o assunto, uma analfabeta financeira. Tá aí algo que eu deveria me dedicar mais em entender e uma coisa que as escolas poderiam ter nos estimulado um pouco mais. Mas o vídeo tá perfeito! Sem defeitos!
@renatobrasa
Жыл бұрын
@@paucu5871 "mas nao entendo nada SOBRE o ASSUNTO"* e finaliza com "deveria estudar mais SOBRE o assunto"
@renatobrasa
Жыл бұрын
@@paucu5871 Não entendo nada sobre futebol, se eu assistir um video do casimiro e gostar, estou faltando com a lógica?
@darcineto3420
Жыл бұрын
Se tu te interessa pelo assunto, vou de dar a dica de um cara que manja muito, o nome dele é Alexandre Versignsassi, ele é editor chefe da SuperInteressante e tem um livro muito bom chamado Crash, tem algum videos da propria revista no KZitem dele, e tambem as materias no proprio site da revista
@juliamendes9041
Жыл бұрын
@@darcineto3420 gratidão, vou ja dar uma olhada nisso!
@comonaojogarbem7896
Жыл бұрын
ainda nao vi , mas ja to ligado que o video vai estar bom , sempre aumentando a qualidade do conteudo , amo mto seus videos
@comonaojogarbem7896
Жыл бұрын
@Fhanny cópia 💚 Eu sinceramente não sabia que os comentários de um video no youtube eram a redação do enem , ain se toca garota , youtube , ambiente informal , FODA-SE a sintase e a semântica
@comonaojogarbem7896
Жыл бұрын
@ˑ nao posso fazer um elogio ao aumento de qualidade dos videos de uma criadora que eu estou sendo gado ? pqp né , que coisa mais ridicula , nao vou discutir com alguem com foto de teta no perfil chamando alguem de gado
@comonaojogarbem7896
Жыл бұрын
@ˑ é , nao gostou sai da plataforma , pqp né **porra** , ai cara , vc tem quantos anos? eu nao tenho nada haver com seja la quantas contas suas sejam bloqueadas
@comonaojogarbem7896
Жыл бұрын
@Fhanny cópia 💚 mas ja que vamos verificar a gramatica alheia "Parabéns bit que você cresça ainda mais e ainda mais" esse foi um comentario seu num video em uma plataforma que eu desconheço , mas foi um video sobre slime rancher , a frase ta certinha ta? nao , e foda se se ta certa ou nao , nao é um vestibular
@P3DR0_K13
Жыл бұрын
@ˑ mas faz sentido youtube não e nenhum Enem mas também @Como Não Jogar Bem se tu não sabe usa virgula ou pontuação não usa né?
@kauadossantos8389
Жыл бұрын
É tão bom não entender nem metade da metade, mas mesmo assim ver tudo ☻ ........eu fui notado.
@kauadossantos8389
Жыл бұрын
KACETE RECEBI CORAÇÃO MANÉ, NEM FERRANO
@Tobi-sc5ox
Жыл бұрын
Cadê?
@kauadossantos8389
Жыл бұрын
@@Tobi-sc5ox EU EDITEI O COMENTÁRIO E O CORAZION SUMIU 😭😭😭😭😭😭😭
@kauadossantos8389
Жыл бұрын
@@Tobi-sc5ox EU JURO Q N SOU ESQUIZOFRÊNICO
@Tobi-sc5ox
Жыл бұрын
@@kauadossantos8389 🧐 tem certeza? Kkkk
@abrahao07
Жыл бұрын
Caraca eu acho muito bom a suave argumentar com referências mesmo sabe? E a fundo. Tipo ela catou desde o fundo o pessoal que realmente manja de economia com argumentos reais e sla artigos pra explicar pra comentários prepotentes sobre assuntos complexos. Você é muito boa cara, parabéns pela dedicação.
@mihpetit
Жыл бұрын
Amei Yasmin! Realmente, o assunto incomoda porque mexe com a área ideológica, mas é de extrema importância e disruptivo, a gente precisa questionar sempre as regras e teorias que um dia foram escritas, a vida é dinâmica, essas teorias também! Arrasou! ❤❤❤❤
@anneliesemichael3734
Жыл бұрын
Esquecemos o que é dinheiro. O dinheiro não é um pedaço de papel. O dinheiro costumava ser algo de valor intrínseco estável que poderia ser usado para comprar outros bens. A invenção do dinheiro foi uma coisa boa porque substituiu um complicado sistema de escambo usado no comércio. Se você cultivava inhame e queria peixe, tinha que encontrar um pescador que quisesse inhame e isso era muito trabalhoso e o comércio era lento. Em algum momento, nossos ancestrais decidiram que aceitariam ouro em troca de mercadorias. Assim, o dinheiro foi inventado. O comércio e o comércio decolaram, tornando as civilizações mais ricas. Por que ouro? Era uma mercadoria estável e manteve seu valor em relação aos bens. Mais importante, não poderia ser feito facilmente, ao contrário do nosso papel-moeda. Funcionou muito bem por milhares de anos. Veja isto para uma explicação simples sobre o desenvolvimento do dinheiro: Money: A Semi Fictional Fable. O que você precisa entender é que você tinha que produzir algo para conseguir dinheiro. Fosse inhame, peixe, trabalho ou qualquer outra coisa que outras pessoas quisessem, você tinha que oferecer algo de valor aos seus concidadãos. Ninguém dá peixe de graça. Mas hoje a base do nosso atual sistema monetário é literalmente apenas um belo pedaço de papel verde. Não é baseado em produção e não é apoiado por nada. Os bancos centrais podem imprimir dinheiro (mais provavelmente pressionando uma tecla) à vontade. Isso é chamado de moeda fiduciária (latim para “que seja feito”). É por isso que temos inflação. Sim, as pessoas querem dólares... até não quererem. Os bancos centrais hoje acreditam que podem imprimir dinheiro à vontade e, como uma pequena máquina, a economia responderá e tudo ficará bem. Não tão. Se pudéssemos criar riqueza apenas imprimindo dinheiro, poderíamos acabar com a pobreza e o Zimbábue seria o país mais rico do mundo. Por que os preços sobem quando o governo imprime dinheiro? Em primeiro lugar, é importante não confundir preços subindo e descendo devido a questões de oferta e demanda. "Inflação" é quando praticamente todos os preços sobem em uma economia. Se houver escassez de petróleo e os preços da gasolina subirem, supondo que a oferta de dinheiro seja estável, o dinheiro extra gasto em gasolina significa que você tem menos para gastar em outros bens e esses preços caem conforme os preços da gasolina sobem. Todos os preços sobem porque mais dinheiro é criado (oferta) do que as pessoas desejam (demanda). Bancos centrais e governos criam dinheiro novo principalmente “imprimindo-o” (flexibilização quantitativa). Eles compram títulos e notas do Tesouro dos principais bancos e pagam por eles pressionando algumas teclas, o que aumenta os depósitos bancários dos bancos vendedores. Eles também criam dinheiro reduzindo as taxas de juros, o que torna os empréstimos mais atraentes para os clientes bancários. Os bancos criam dinheiro emprestando os depósitos de seus clientes. Como? Porque eles só precisam manter 10% dos depósitos em mãos como reservas e emprestam os outros 90%. Se eu depositar $ 1.000 em meu banco, ele poderá emprestar $ 900 a um de seus clientes. Se aquele mutuário compra madeira por $ 900, o vendedor de madeira agora tem $ 900 em sua conta e seu banco agora tem outros $ 900 em depósitos. Seu banco agora pode emprestar $ 810 (90%) de seu depósito para um de seus clientes. Esse mutuário, por sua vez, compra $ 810 de alguém e esse vendedor tem $ 810 em sua conta e seu banco pode emprestar 90% dos $ 810, ou $ 729 para outro cliente, e assim por diante. Há uma espécie de aumento geométrico na oferta monetária. Meu depósito de $ 1.000 pode se transformar em mais de $ 9.000 na economia e, assim, o dinheiro é criado do nada. Aqui está um exemplo do que acontece como resultado dessa criação de dinheiro. Digamos que um incorporador imobiliário decida que as baixas taxas de juros fazem com que seus projetos planejados agora pareçam lucrativos, então ele consegue um empréstimo bancário. Os bancos querem emprestar porque têm todo esse dinheiro novo. O incorporador agora cheio de dinheiro novo oferece recursos (madeira, mão de obra, etc.) de outros construtores e há mais competição por esses recursos escassos. O próximo construtor descobre que tem que pagar mais pela madeira. Essa competição por recursos eleva os preços. Isso pode durar um bom tempo, pois dinheiro novo é constantemente injetado. O triste é que o pobre coitado no final da fila só vê que os preços já subiram para ele. Os preços de tudo começam a subir como resultado do fluxo constante de dinheiro novo. À medida que os materiais de construção sobem, os preços das casas sobem. À medida que as pessoas descobrem que os empréstimos hipotecários são baratos, a demanda por casas aumenta. Eles começam a especular pensando que os preços continuarão subindo, portanto, mais demanda por moradias aumenta ainda mais os preços. Embora a habitação seja apenas um exemplo de como os preços sobem, expanda esse conceito para outros bens produzidos e, eventualmente, todos os preços sobem. O outro lado do boom é o colapso porque eles não podem continuar imprimindo dinheiro para sempre ou teremos hiperinflação (veja Zimbábue, abaixo). Estes são chamados de ciclos de boom-bust. Um bom exemplo é a crise de 2008. O Fed empurrou muitos, muitos bilhões de novos dólares para a economia em 2001-2004, reduzindo as taxas de juros (de cerca de 6% para 1%), o que reduziu as taxas de empréstimos bancários, o que estimulou os empréstimos bancários. E todos nós vimos o que aconteceu: os preços das casas dispararam, as bolsas de valores dispararam, veículos de investimento malucos foram desmembrados. As pessoas enlouqueceram e tentaram se manter à frente do aumento dos preços investindo em investimentos arriscados. “Compre agora antes que os preços subam ainda mais!” Quando o Fed tirou o pé da máquina de dinheiro em 2006, em 2008 tudo desmoronou, resultando em um colapso. A maioria dos banqueiros centrais entende que, se imprimirem muito dinheiro, causarão alta inflação ou até hiperinflação. Então, em algum momento, eles precisam parar a máquina de dinheiro. Proprietários de imóveis que compraram no auge do ciclo de expansão e que tinham hipotecas de taxa ajustável de curto prazo viram suas taxas de juros subirem e não podiam mais arcar com os pagamentos. Muitos descobriram que não conseguiam um novo empréstimo porque os credores tinham medo de emprestar (a síndrome de “pegar uma faca caindo” resultando em falta de liquidez no mercado de hipotecas). As pessoas venderam suas casas com prejuízo ou perderam a casa em execução hipotecária (quando você não paga sua hipoteca, o banco fica com a casa porque era a garantia do empréstimo). Os preços das casas afundaram e os credores e financiadores sofreram enormes perdas. Aqueles investidores espertos que previram o colapso compraram essas casas com desconto a preços baratos e as alugaram. Portanto, não apenas os preços subiram, mas toda a economia foi distorcida pela impressão de dinheiro. Alguns economistas dizem que "inflação" não é apenas preços subindo, mas na verdade é a própria impressão de dinheiro que é "inflação" e distorções de mercado e aumento de preços são o resultado. O resultado foi uma severa recessão. Isso não é novidade. Os ciclos de expansão e contração são sempre causados por bancos centrais ou governos que imprimem muito dinheiro. Dinheiro novo sempre flui para algum lugar, criando um frenesi. Principalmente são imóveis ou ações, mas às vezes são tulipas (Holland, 1637). Na pior das hipóteses, a hiperinflação é o resultado. O Zimbábue é um dos melhores exemplos de hiperinflação moderna, onde os banqueiros centrais não tinham ideia do que estavam fazendo porque não entendiam o que era dinheiro. Eles apenas imprimiram e imprimiram. O governo usou as novas notas para pagar as coisas e, não havendo aumento na produção, os preços subiram geometricamente e os zimbabuanos logo perceberam que esses pedaços de papel não valiam nada e se livraram deles assim que puderam porque sabiam que os preços seria maior no dia seguinte, ou mesmo na próxima hora. À medida que os preços subiam, seu dólar comprava menos, e o resultado final foi a famosa nota de Z$ 100 trilhões. Por fim, os produtos desapareceram das prateleiras e a economia entrou em colapso.
@ldz1931
Жыл бұрын
Queria ver ela lendo o seu comentário!
@oplebeu0riginal
Жыл бұрын
O hexa é nosso
@alssnco
Жыл бұрын
Não sei por que o KZitem me indicou esse canal. Em poucos minutos deu pra perceber que ela não é economista.
@veganinhar_5112
Жыл бұрын
video fresquinho a 4 minutos, minha dose de lacre diaria
@gabijogahehe255
Жыл бұрын
@Fhanny cópia 💚 siim
@BobZenaldo
Жыл бұрын
@@bingusnicely você não gosta dela mais tá dando viws de graça e dando comentários engajamento KKKK
@BobZenaldo
Жыл бұрын
@@bingusnicely quem e "R" pra você? Hm? Kkkkkkkkk louco até nós comentários até que é foda em kkkkkkkk enfim randola na internet que ninguém conhece por que está na porra em uma rede social, burro pra caralho.
@BobZenaldo
Жыл бұрын
@@bingusnicely Desculpa, mas não falo língua de alens de outro planeta, por favor Adolescente, fale na minha língua do português 🗿🍷
@ateuvegano
Жыл бұрын
André Roncaglia é um dos intelectuais mais eminentes a respeito do assunto. Parabéns por divulgá-lo no seu canal.
@cesaraugusto5900
Жыл бұрын
"Se a gente imprimir dinheiro de forma certinha vai ajudar todo mundo" dinheiro só se imprime de acordo com a geração de riquezas, o país como está não se pode imprimir dinheiro.
@cesaraugusto5900
Жыл бұрын
@@jeanbraz_z estuda q vc vai saber q é vdd.
@ldz1931
Жыл бұрын
@@jeanbraz_z Esquecemos o que é dinheiro. O dinheiro não é um pedaço de papel. O dinheiro costumava ser algo de valor intrínseco estável que poderia ser usado para comprar outros bens. A invenção do dinheiro foi uma coisa boa porque substituiu um complicado sistema de escambo usado no comércio. Se você cultivava inhame e queria peixe, tinha que encontrar um pescador que quisesse inhame e isso era muito trabalhoso e o comércio era lento. Em algum momento, nossos ancestrais decidiram que aceitariam ouro em troca de mercadorias. Assim, o dinheiro foi inventado. O comércio e o comércio decolaram, tornando as civilizações mais ricas. Por que ouro? Era uma mercadoria estável e manteve seu valor em relação aos bens. Mais importante, não poderia ser feito facilmente, ao contrário do nosso papel-moeda. Funcionou muito bem por milhares de anos. Veja isto para uma explicação simples sobre o desenvolvimento do dinheiro: Money: A Semi Fictional Fable. O que você precisa entender é que você tinha que produzir algo para conseguir dinheiro. Fosse inhame, peixe, trabalho ou qualquer outra coisa que outras pessoas quisessem, você tinha que oferecer algo de valor aos seus concidadãos. Ninguém dá peixe de graça. Mas hoje a base do nosso atual sistema monetário é literalmente apenas um belo pedaço de papel verde. Não é baseado em produção e não é apoiado por nada. Os bancos centrais podem imprimir dinheiro (mais provavelmente pressionando uma tecla) à vontade. Isso é chamado de moeda fiduciária (latim para “que seja feito”). É por isso que temos inflação. Sim, as pessoas querem dólares... até não quererem. Os bancos centrais hoje acreditam que podem imprimir dinheiro à vontade e, como uma pequena máquina, a economia responderá e tudo ficará bem. Não tão. Se pudéssemos criar riqueza apenas imprimindo dinheiro, poderíamos acabar com a pobreza e o Zimbábue seria o país mais rico do mundo. Por que os preços sobem quando o governo imprime dinheiro? Em primeiro lugar, é importante não confundir preços subindo e descendo devido a questões de oferta e demanda. "Inflação" é quando praticamente todos os preços sobem em uma economia. Se houver escassez de petróleo e os preços da gasolina subirem, supondo que a oferta de dinheiro seja estável, o dinheiro extra gasto em gasolina significa que você tem menos para gastar em outros bens e esses preços caem conforme os preços da gasolina sobem. Todos os preços sobem porque mais dinheiro é criado (oferta) do que as pessoas desejam (demanda). Bancos centrais e governos criam dinheiro novo principalmente “imprimindo-o” (flexibilização quantitativa). Eles compram títulos e notas do Tesouro dos principais bancos e pagam por eles pressionando algumas teclas, o que aumenta os depósitos bancários dos bancos vendedores. Eles também criam dinheiro reduzindo as taxas de juros, o que torna os empréstimos mais atraentes para os clientes bancários. Os bancos criam dinheiro emprestando os depósitos de seus clientes. Como? Porque eles só precisam manter 10% dos depósitos em mãos como reservas e emprestam os outros 90%. Se eu depositar $ 1.000 em meu banco, ele poderá emprestar $ 900 a um de seus clientes. Se aquele mutuário compra madeira por $ 900, o vendedor de madeira agora tem $ 900 em sua conta e seu banco agora tem outros $ 900 em depósitos. Seu banco agora pode emprestar $ 810 (90%) de seu depósito para um de seus clientes. Esse mutuário, por sua vez, compra $ 810 de alguém e esse vendedor tem $ 810 em sua conta e seu banco pode emprestar 90% dos $ 810, ou $ 729 para outro cliente, e assim por diante. Há uma espécie de aumento geométrico na oferta monetária. Meu depósito de $ 1.000 pode se transformar em mais de $ 9.000 na economia e, assim, o dinheiro é criado do nada. Aqui está um exemplo do que acontece como resultado dessa criação de dinheiro. Digamos que um incorporador imobiliário decida que as baixas taxas de juros fazem com que seus projetos planejados agora pareçam lucrativos, então ele consegue um empréstimo bancário. Os bancos querem emprestar porque têm todo esse dinheiro novo. O incorporador agora cheio de dinheiro novo oferece recursos (madeira, mão de obra, etc.) de outros construtores e há mais competição por esses recursos escassos. O próximo construtor descobre que tem que pagar mais pela madeira. Essa competição por recursos eleva os preços. Isso pode durar um bom tempo, pois dinheiro novo é constantemente injetado. O triste é que o pobre coitado no final da fila só vê que os preços já subiram para ele. Os preços de tudo começam a subir como resultado do fluxo constante de dinheiro novo. À medida que os materiais de construção sobem, os preços das casas sobem. À medida que as pessoas descobrem que os empréstimos hipotecários são baratos, a demanda por casas aumenta. Eles começam a especular pensando que os preços continuarão subindo, portanto, mais demanda por moradias aumenta ainda mais os preços. Embora a habitação seja apenas um exemplo de como os preços sobem, expanda esse conceito para outros bens produzidos e, eventualmente, todos os preços sobem. O outro lado do boom é o colapso porque eles não podem continuar imprimindo dinheiro para sempre ou teremos hiperinflação (veja Zimbábue, abaixo). Estes são chamados de ciclos de boom-bust. Um bom exemplo é a crise de 2008. O Fed empurrou muitos, muitos bilhões de novos dólares para a economia em 2001-2004, reduzindo as taxas de juros (de cerca de 6% para 1%), o que reduziu as taxas de empréstimos bancários, o que estimulou os empréstimos bancários. E todos nós vimos o que aconteceu: os preços das casas dispararam, as bolsas de valores dispararam, veículos de investimento malucos foram desmembrados. As pessoas enlouqueceram e tentaram se manter à frente do aumento dos preços investindo em investimentos arriscados. “Compre agora antes que os preços subam ainda mais!” Quando o Fed tirou o pé da máquina de dinheiro em 2006, em 2008 tudo desmoronou, resultando em um colapso. A maioria dos banqueiros centrais entende que, se imprimirem muito dinheiro, causarão alta inflação ou até hiperinflação. Então, em algum momento, eles precisam parar a máquina de dinheiro. Proprietários de imóveis que compraram no auge do ciclo de expansão e que tinham hipotecas de taxa ajustável de curto prazo viram suas taxas de juros subirem e não podiam mais arcar com os pagamentos. Muitos descobriram que não conseguiam um novo empréstimo porque os credores tinham medo de emprestar (a síndrome de “pegar uma faca caindo” resultando em falta de liquidez no mercado de hipotecas). As pessoas venderam suas casas com prejuízo ou perderam a casa em execução hipotecária (quando você não paga sua hipoteca, o banco fica com a casa porque era a garantia do empréstimo). Os preços das casas afundaram e os credores e financiadores sofreram enormes perdas. Aqueles investidores espertos que previram o colapso compraram essas casas com desconto a preços baratos e as alugaram. Portanto, não apenas os preços subiram, mas toda a economia foi distorcida pela impressão de dinheiro. Alguns economistas dizem que "inflação" não é apenas preços subindo, mas na verdade é a própria impressão de dinheiro que é "inflação" e distorções de mercado e aumento de preços são o resultado. O resultado foi uma severa recessão. Isso não é novidade. Os ciclos de expansão e contração são sempre causados por bancos centrais ou governos que imprimem muito dinheiro. Dinheiro novo sempre flui para algum lugar, criando um frenesi. Principalmente são imóveis ou ações, mas às vezes são tulipas (Holland, 1637). Na pior das hipóteses, a hiperinflação é o resultado. O Zimbábue é um dos melhores exemplos de hiperinflação moderna, onde os banqueiros centrais não tinham ideia do que estavam fazendo porque não entendiam o que era dinheiro. Eles apenas imprimiram e imprimiram. O governo usou as novas notas para pagar as coisas e, não havendo aumento na produção, os preços subiram geometricamente e os zimbabuanos logo perceberam que esses pedaços de papel não valiam nada e se livraram deles assim que puderam porque sabiam que os preços seria maior no dia seguinte, ou mesmo na próxima hora. À medida que os preços subiam, seu dólar comprava menos, e o resultado final foi a famosa nota de Z$ 100 trilhões. Por fim, os produtos desapareceram das prateleiras e a economia entrou em colapso.
@CogNewsnow
Жыл бұрын
@@ldz1931 Mano O texto do cara dos comentários q vc copiou é uma merda
@LucasNascimento001
Жыл бұрын
Acabei de conhecer, vc é uma máquina. Esse tipo de conteúdo é fundamental pra educar e desprogramar toda essa propaganda neoliberal da cabeça das pessoas.
@Gabriel-ib4jp
Жыл бұрын
Kkklklkl estou esperando ansioso 2023 kkkkkkkkkkk
@guilherme7683
Жыл бұрын
@@Gabriel-ib4jp venho do futuro dizer que teu milico tá querendo ir pra Itália com medo do xandão kkkk
@Gabriel-ib4jp
Жыл бұрын
@@guilherme7683 bom, pode revirar todas as urnas e ver se eu votei nele
@karensilva2689
Жыл бұрын
Gostei muito de ver o nível dos comentários e das respostas, muito bom poder ver seres humanos conseguindo conversar discordando sem ameaçar jogar o outro no moedor de carne
@joicekaren7325
Жыл бұрын
Ela escolheu os mais civilizados, se tu for ver os comentários do vídeo, só tem chernobylzinho
@karensilva2689
Жыл бұрын
@@joicekaren7325 Obrigada pelo aviso, vou me poupar de ler kkkk
@joicekaren7325
Жыл бұрын
@@karensilva2689 faz bem akkakakak Eu cometi o erro de comentar ainda e obviamente me encheram o saco tbm
@karikurifoxkkf3626
Жыл бұрын
@@joicekaren7325 laksjdlasd só tem gente concordando com ela nos comentários, e o pessoal que tava debatendo, debateu normal sem tirar sarro.
@joicekaren7325
Жыл бұрын
@@karikurifoxkkf3626 talvez só agr, no dia q eu assisti n tava infelizmente
@W.Rothschild7382
Жыл бұрын
Não vi o vídeo ainda, mas irei deixar algumas constatações básicas. Imprimir dinheiro sempre irá causar inflação se não for acompanhada de produtividade entre bens e serviços(com excessão de politicas monetárias que o dinheiro fica empossado nos bancos sem circular.) O dólar é a moeda de reserva global, se ele imprimir ele sofre menos pq ele exporta inflação pelo mundo e mesmo assim ele está sofrendo com alta inflação assim como europeus, americanos e russos. Aumento de preços é temporário, a inflação é permanente. Sobre teto de gastos: se o governo não conseguir pagar sua divida ele tem 3 soluções pessimas: impostos, emissão de mais divida de longo prazo e impressão de dinheiro. Os impostos será ruim para todos, a emissão de mais divida vai levar a divida para frente com mais chances de dar calote nos investidores e pagar a divida interna aumentando a quantidade de dinheiro vai aumentar a inflação. Yasmin, essas constatações basicas são atemporais pois elas existem desde o tempo do imperio romano. Inclusive, a destruição de roma não se deu pelas invasões mas sim principalmente pela destruição econômica. E lembre-se, antes de dilmar e dizer que a divida deve sempre rolar lembre-se que se algo semelhante ocorrer como aconteceu na grécia vai prejudicar o país para sempre de emitir divida pois os juros terão que ser altissimos para cobrir os riscos.
@W.Rothschild7382
Жыл бұрын
@ˑ o que esse povo não entende é que a economia global irá sofrer por problemas que eles mesmos causaram: países como china e estados unidos são países ricos mais cheio de dividas. Não sei o caso da china por causa dos dados, mas elas tem meio que um tipo de divida oculta com alguns países. Os estados unidos já passou de 110% de divida sobre o PIB e se caso eles não começarem a rever a sua divida a longo prazo eles simplesmente irão quebrar e fazer a classe média entrar em colapso. Só quem vai se salvar é quem está mais por dentro de assuntos financeiros e sabe alocar em ativos mais seguros (obviamente não é a maioria da população e isso é triste)
@haltierys.rangel8519
Жыл бұрын
Eu não entendo sobre o resto mas historicamente eu sei que o maior problema de Roma, antes da invasão, foram a quantidade imensa de terras conquistadas e o fato de que o império não conseguiu administrar tudo gerando disputas internas.( Existem outras razões que eu não me lembro mas lembro que essa era a principal).
@W.Rothschild7382
Жыл бұрын
@@haltierys.rangel8519 foi economica também, as invasões só procederam isso tudo. Um país ou cidade estado em colapso economico, afeta pagamento de salarios e gera revoltas e acaba gerando um conflito interno muito grave. Roma também estava dando calotes em dividas, pelos gastos crescentes em populismos. Juntou tudo e deu em sua destruição. Obviamente os estados unidos não é roma, mas acredito que eles tbm irão se destruir a si próprios internamente. A China também, pois europeus e americanos amam ganhar dinheiro com a china e ela também tem outros problemas graves para enfrentar. A situação para esses países grandes não está nada bonita, o que resta é quem tem conhecimento em finanças se antecipar e se protegerem.
@shades616
Жыл бұрын
Eu acho que o cenário pandêmico nos EUA ajuda a ilustrar isso: o índice inflacionário aproximou-se de zero quando houve aumento de produção para a distribuição de vacinas. Quando a produção caiu como resultado dos efeitos da pandemia na população e a consequente injeção de dinheiro na economia, a inflação subiu. Eu até apoio menos rigidez e algumas exceções no teto de gastos como ocorreu na Holanda (que reduziu a relação dívida/PIB de 77,7% para 46,8% até a crise de 2008), mas que há de ter limites.
@luanmiranda7561
Жыл бұрын
tu quer contestar um dos pais do plano real. realmente, tu sofreu lavagem cerebral pela extrema-direita.
@desmonetizacao6999
Жыл бұрын
Simplismente, 26 minutos de comida de rabo da yasmin sobre os inimigos da inteligência
@algumKeanu
Жыл бұрын
😳
@fabiorodrigo7503
Жыл бұрын
Com 5 minutos de google sobre o plano real o rabo dela que é comido 😂
@hallowedbanter
Жыл бұрын
Resumindo o vídeo: Yasmin: imprimir mais dinheiro com controle não trás inflação. Analfabeto funcional: entendi, então você está apoiando o Lula.
@carloseduardocarvalho4646
Жыл бұрын
Ela usou um sujeito que adota a MMT que é basicamente Terraplanismo Econômico
@canaldoisaque
Жыл бұрын
Infelizmente a falta de educação tá chegando aqui no youtube. Também sofro com isso nos meus vídeos às vezes.
@marcosantoniomoraes6207
Жыл бұрын
Sensacional essa última fala do André Lara Rezende, mostra o quão obtusa é aquela visão de que Economia é apenas ciência.
@victordepaula7688
Жыл бұрын
Gostei do vídeo, da disposição em responder as críticas e da sua tentativa de mostrar embasamento em economistas conceituados, mas um ponto que importante de ser lembrado é que a economia é uma área cheia de contradições internas, dentro de uma vertente podem existir sub vertentes e você vai encontrar economistas que discordam sobre vários pontos, o consenso é bem limitado. Então um vídeo como esse pode estimular o debate, mas sem um conhecimento profundo sobre o tema, é difícil promover algum avanço sem criar mais confusões. Tecnicamente você pode justificar qualquer decisão de politica econômica com bons argumentos teóricos, mas precisamos ir além disso e buscar na prática o que funciona e o que não funciona. Quais são os países que enfrentaram os mesmos problemas com sucesso? Estamos repetindo os mesmos erros do passado? É isso que vai nos colocar em um caminho menos nebuloso.
@Jaunios
Жыл бұрын
Esse vídeo vai envelhecer que nem vinho quando a inflação estourar e a economia ruir
@luangiovanni
Жыл бұрын
"eu tenho todo o conhecimento de economia, acredito na mão invisível do mercado" liberal de 14 anos fã do primo rico
@nikilencx
Жыл бұрын
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o pior é eles acreditando no socialismo da venezuela
@ericssondasilva1909
Жыл бұрын
@@nikilencx Venezuela não é socialista.
@luangiovanni
Жыл бұрын
@ˑ e eu aposto que vc tem 14 anos
@letsc5986
Жыл бұрын
Nossa sim, ninguém aguenta mais kkkkkk
@telapreta5789
Жыл бұрын
Se liberalismo é ruim então o que seria bom na visão de vocês?
@silbero
Жыл бұрын
Amando seus vídeos Yasmin! Parabéns pelo conteúdo e pela seriedade de buscar fontes sérias.
@guilhermegames918
Жыл бұрын
Adoro ver ela respondendo comentários de forma civilizada e tranquila.
@Pedro-vt3xh
Жыл бұрын
Não entendi, ela não respondeu a pergunta do cara, só falou sobre uma burrice do trump em abaixar impostos mesmo não tendo como. O cara falou sobre como a quebra do teto de gastos pode colocar medo no mercado
@BetaCullen
Жыл бұрын
Eu não estudei economia, mas acredito entender um pouco só por ouvir e ler sobre política e economia, que estão intimamente ligados. Amo seus vídeos, e sim, você é maravilhosa! Bjus
@alexandrefrias2147
Жыл бұрын
Esse povo lê muito blog do instituto mises e acha que sabe economia sem estudar porra nenhuma. Eles acreditam que ao virar ancap, se transformam em economistas formados.
@eduardoaugusto3763
Жыл бұрын
Hoje em dia todo mundo corre para explicar algo que nem apreendeu
@comentarista7670
Жыл бұрын
Pior é ler escritos de economistas socialistas.
@renatobrasa
Жыл бұрын
@@comentarista7670 Sim, enquanto o "liberal" precisa apenas dar opniao sem nenhum embasamento, o texto "socialista" precisa citar Fonte histórica e diversas outras fontes, deixando o texto longo e, por conseguinte, chato para quem não quer criar um senso crítico. (Nao estou falando de minhas crenças e opiniões e sim a realidade, ou seja, nao estou "defendendo" o "socialismo")
@comentarista7670
Жыл бұрын
@@renatobrasa O argumento de socialistas é dizer que o sistema deles funcionaram e quem negar está sendo enganado pela "mídia imperialista". Socialista não tem argumento a não ser usar essa desculpa. Ninguém leva a sério a maioria dos economistas de esquerda, até por que eles sempre são os responsáveis por quebrar nações.
@comentarista7670
Жыл бұрын
@@renatobrasa E para de ficar passando pano pra essa mulher. Ela e seus economistas de meia tigela passam pano até para o presidente da Argentina, vá perguntar para um argentino o que eles acham do líder imundo deles.
@vitu_9403
Жыл бұрын
Seis vão me desculpar, mas eu to comemorando o golaço de hj e vo vê esse vídeo depois, se não minha cabeça não vai aguentar o choque de sentimentos
@23vfv
Жыл бұрын
minhas opiniões são um tanto divergentes das suas, porem te considero uma pessoa muito inteligente e gosto de ver seus vídeos também pra ponderar as minhas próprias ideias. ótimo vídeo, obrigado.
@luanmiranda7561
Жыл бұрын
tu diverge de André Lara Resende? É sério isso? Realmente tu não esta por dentro das discussões feitas na Academia e nas organizações multilaterais, onde o Lara Resende foi um dos que mais brilhou.
@23vfv
Жыл бұрын
@@luanmiranda7561 teu comentário é soberbo e ad hominem, não faz sentido de ponta a ponta. primeiramente eu não expressei nenhuma opinião especifica a qual eu discordo, ou seja você veio com uma maneira chula e velada de tentar me colocar como menos estudado ou informado que você apenas por não concordar com as SUAS convicções (que definitivamente não são absolutas). ou seja patético.
@23vfv
Жыл бұрын
@@luanmiranda7561 e provavelmente, na sua citada Academia, também há outros tão estudados e renomados quanto o André que discordam dele e de maneira muito mais educada que você.
@karikurifoxkkf3626
Жыл бұрын
@@luanmiranda7561 engraçado que ele é UM dos outros que ajudaram no plano real, sendo que quase todos que ajudaram no tripé macroeconômico hoje em dia discordam MUITO do lara resende, seria maneiro ela abordar os dois lados nesse vídeo, por que parece que o que o lara disse no vídeo dá a impressão que esse pensamento é unanime no vídeo, e outra, faltou muita coisa que comentaram no vídeo passado que ela não colocou nesse vídeo.
@LuizHenrique-hj2zy
Жыл бұрын
@@luanmiranda7561 Amigo todos os pais do plano real discordam das posições atuais do Lara Resende não so eles como os criadores do bolsa família também discordam. Usar o o Lara como pai do real não faz sentido pq hoje ele defende o oposto do que defendia na época, lembrando que o plano foi um sucesso.
@camaradapadilha
Жыл бұрын
De a ordem camarada yas!!!
@ateuvegano
Жыл бұрын
Gosto de acompanhar economistas dos dois espectros políticos. As minhas referências são: Alexandre Schwartsman (vertente liberal) e André Roncaglia (vertente socialista). O equilíbrio é tudo. É preciso analisar ambas ideologias e reter o que é bom de cada uma delas. Fica a dica.
@Guizambaldi
Жыл бұрын
Esse é o jeito errado para olhar os assuntos. Economistas não são liberais ou socialistas. Isso é ideologia política. Assunto de filosofia moral. O Alexandre pode ser liberal, mas a análise dele não é liberal, porque isso não existe. A análise é ortodoxa. O André pode ser socialista, mas a análise dele não é socialista, é heterodoxa. Ambos possuem visões diferentes de justiça, mas antes disso, possuem visões diferentes sobre como a economia funciona. É perfeitamente possível ler a economia de maneira ortodoxa (como o Schwartsman faz, e ser socialista).
@ateuvegano
Жыл бұрын
@@Guizambaldi , a ideologia pode te influenciar, mas não te dominar. Gosto de ambos, porque eles não deixam as suas ideologias o dominarem. Quem é dominado por ideologia é um idi0t4! Eis o problema do MBL, Ideias Radicais, Nando Moura, Kogos etc...
@drowzeerutherford6037
Жыл бұрын
Mas não é economista socialista. Uma pessoa pode ser heterodoxa e não ser socialista.
@gledston84
Жыл бұрын
Roncaglia é keynesiano, não socialista
@ateuvegano
Жыл бұрын
@@gledston84 , mas as ideias de Keynes comungam em muitos aspectos com o socialismo. Ou seja, está mais próxima do socialismo do que do liberalismo econômico. Ele pode não ser socialista, mas é um simpatizante da causa. Ele lembra o Ciro Gomes. (Ciro se diz um desenvolvimentista).
@Livesedy
Жыл бұрын
O que a Yasmim quis dizer e os economistas aqui não entenderam é que você emitir títulos de dívida pública para outros pagarem recebendo juros, sendo que tem várias maneiras de você quitar a dívida, é você multiplicar sua dívida. Já que você usa o dinheiro de quem compra a dívida, mas ao mesmo tempo você paga juros a quem comprou a dívida, ou seja, você paga a dívida e ainda paga juros em cima dela. É tipo você ter 3 mil reais para pagar as contas de casa que são mil reais, em vez de você pagar as contas de casa com esses mil reais você tomar um empréstimo na nubank de mil reais e com os juros do empréstimo você acaba pagando 1500 reais pra nubank. SENDO QUE VOCÊ TINHA 3 MIL REAIS, não faz SENTIDO NENHUM VOCÊ PEDIR EMPRÉSTIMO E PAGAR JUROS.
@gledston84
Жыл бұрын
faz se vc usar o dinheiro pra dar retorno
@cibelemonteiro4547
Жыл бұрын
Obrigada por informar esse detalhe q nós não entendemos muito!! Bja e força aí!!!
@lakacheche8886
Жыл бұрын
Yasmim, eu acho que o termo “entretenimento barato” não se aplica o seu canal, pela sua fala é possível ver que você estar a par dos assuntos e não porque vc viu uma notícia solta mas porque você se dedicou em pesquisar e aprender sobre o assunto é isso é uma das coisas mais raras e cativantes de que um canal pode fazer. Além de que eu acho fabuloso o jeito que você manda o povo tomar no cu você consegue fazer de um modo tão elegante, então esse comentário é só pra falar que o seu conteúdo não é barato tem uma opinião formada com base em dados é bom senso logo é um dos melhores entretenimento desse site, muito obrigada mesmo por fazê-lo ❤
@marcossiqueira7606
Жыл бұрын
Oi Yasmin. Percebo que sua opinião econômica é fortemente inspirada no discurso do André Lara Resende, destacando sua importância no controle da inflação nos anos 90. Talvez lhe fizesse bem ouvir os outros economistas, parceiros do André, dizem sobre política monetária.
@Nozan1
Жыл бұрын
Sabia que ela iria fazer esse vídeo, aqueles comentários tava pegando fogo kkkkk
@opinioescontraditorias
Жыл бұрын
Se não me engano, ela presumiu que haveriam comentários fervorosos e adiantou a existência desse vídeo.
@Nozan1
Жыл бұрын
@@opinioescontraditorias Faz sentido
@helenrosa1204
Жыл бұрын
Com relação ao comentário do João Gaymer, podemos tomar como exemplo de que a inflação pode estar mais relacionada à dívida externa do que à dívida interna, o próprio processo inflacionário do Brasil nos anos 80, provocado pela dívida externa contraída pelos governos militares...
@elemesmo_dio865
Жыл бұрын
O Lara é tipo o Stand da Yasmin, mt bom kkk Ótimo vídeo, continua assim
@shinzankuro
Жыл бұрын
Se ele for ministro da economia vai ser um acerto... Problema é que a gente tem que torcer pra que esse governo acerte pra TODOS.
@hallowedbanter
Жыл бұрын
@@shinzankuro Lula tá suando até o cu.
@luanrodolfo
Жыл бұрын
"O capitalismo falha,falhou e falhará" "Liberal é fascista que testa de férias" João Carvalho
@biancacascalhop4112
Жыл бұрын
Me parece que
@cannibalismm
Жыл бұрын
Em cada uma das sociedades em que ele colocar os seus tentáculos que se baseiam na exploração do homem pelo homem
@comentarista7670
Жыл бұрын
Você nem sabe o que é fascismo.
@telapreta5789
Жыл бұрын
Meu Deus ........ 😶😐😐
@cannibalismm
Жыл бұрын
@@biancacascalhop4112 ...cresce
@carintoscani7224
Жыл бұрын
Ai Yasmin não tô entendendo nada desses últimos dois vídeos, faz uns vídeos pros fakes burrinhos que não entendem nada sobre economia?? Eu imploro🙏🙏🙏
@eliasngobila9097
Жыл бұрын
"Ain ele ajudou no plano real" mano até até ciro participou do plano real
@TortugoBell
Жыл бұрын
Yas, totalmente nd a ver com o tema, mas pqp tu ficou mt lindaaaaa, adorei esse enquadramento novo e o fundo mais iluminado, parece q vc deixou de ser uma "vampira" q grava de madrugada kkkkk
@Kaka-zs4cp
Жыл бұрын
Grande irmão, economia é ciência, inflação é regido por 5 pilares! A base monetária está sim dentre os pilares, mas vc tem precisa levar em consideração a velocidade do dinheiro, o poder de compra da base e a capacidade produtiva ( o último Pilar ao meu ver não entra aqui) Então sim, imprimir dinheiro somente não vai desvalorizar a moeda, é uma balança! Mas vc precisa respeitar a capacidade produtiva e o poder de compra antes de imprimir dinheiro. É assim(em termos gerais) :quanto mais produzimos, maior a eficácias, menor o gargalo, menor o custo, maior o rateio. Isso sobe a oferta e consequentemente, valoriza a moeda (lembre, dinheiro é papel e só vale pq vc troca por bens e serviços, maior oferta de bens, maior valor da moeda. X que antes produzia mil, quando começa a produzir dez mil, se valoriza ) A contra partida é a remuneração base, se todo mundo pode comprar carne, por exemplo, e todo mundo está comprando carne, a oferta de carne desce! Carne vale mais que dinheiro é o dinheiro desvaloriza! (Exemplo mais direto) Quando aumentar a base monetária então? Idealmente: quando a predação aumentar, e a base salarial se manter. Quando aumentar o juros então? Quando a produção se manter e a base salarial aumentar . O link que ninguém consegue fazer é que a remuneração salarial tem de ter um paralelo com TANTO A BASE MONETÁRIA, QUANTO A PRODUÇÃO! Não da pra subir salário, sem aumentar a produção só aumentando a base, pq isso vai inevitavelmente causar inflação. O país deveria estar ficando em aumentar e eficácia produtiva e à produtividade, é mais eficiente que assistencialismo. Pode não ser tão bonito, mas é mais eficiente. Brasil é líder no mundo em criar artifícios inúteis, sem aumentar a produção, a inflação vai comer esses 600 com o passar do tempo! A velocidade do dinheiro vai premiar os da primeira cadeia e ferrar os da última e vai tudo seguir na mesma
@antoniobernardo5281
Жыл бұрын
O Brasil é o único país onde o mercado determina tudo, até quanto o Estado vai gastar em saúde, educação, etc. O teto de gasto é um absurdo.
@venusbcarmesim27
Жыл бұрын
Infelizmente é triste isso ocorrer.
@horn9188
Жыл бұрын
Exatamente.
@umusuario2104
Жыл бұрын
Se o governo tirar o teto eu quero ver você não se arrepender desse comentário hein
@umusuario2104
Жыл бұрын
Responsabilidade fiscal é essencial, foi essa besteira de tirar o limite de gastos que acabou com a Argentina
@venusbcarmesim27
Жыл бұрын
@@umusuario2104 O teto já foi quebrado umas 4 vezes se não me engano. Foram mais de 700 bilhões de reais que o Bolsonaro pegou pra comprar votos e o Mercado não deu nenhum piu. Então, não. Não haverá arrependimento nenhum. E foi falado no vídeo que a Argentina tem dívidas da própria moeda dela, ela que se vire. E aqui é Brasil, tu vive no Brasil e é brasileiro.
@22Gugoo22
Жыл бұрын
Se o teto de gastos faz tanto sentido, por que os demais países não aderem? Pois é né...
@MatheusBarbosa-sw6rt
Жыл бұрын
os países que não aderem são *DESENVOLVIDOS* ?
@22Gugoo22
Жыл бұрын
@@MatheusBarbosa-sw6rt A gente é o único país do mundo que congelou os gastos públicos por 20 anos. Ninguém mais fez uma idiotice dessas
@22Gugoo22
Жыл бұрын
Pior ainda, sem atrelar o investimento ao crescimento do PIB. Ou seja, mesmo se tiver superavit o teto é o mesmo (ajusta só a inflação)
@lakal4262
Жыл бұрын
@@22Gugoo22 "Segundo a Agência Pública, outros países chegaram a adotar limites de gastos públicos. Alguns exemplos são Holanda, Finlândia e Suécia". Vários países usam esse "teto de gastos", mas n é EXATAMENTE IGUAL ao Brasil, falar q nenhum país adere é no mínimo desinformação ou manipulação de informação
@22Gugoo22
Жыл бұрын
@@lakal4262 Quando digo "o teto" é o nosso teto, da forma que nos foi entregue. Mas enfim, como disse acima, pra ser algo razoável no mínimo ele deveria ser atrelado ao crescimento do PIB
@Pedro_HOR
Жыл бұрын
É curioso que algumas pessoas comparem um país com uma empresa. São coisas escandalosamente diferentes...
@hallowedbanter
Жыл бұрын
Isso é algo padrão do capitalismo, pessoas pra eles devem ser tratadas como empresas/objetos de lucro e é por isso que se você for pesquisar o histórico da direita/extrema direita, você vai ver que eles não são acostumados à criar leis pra ajudar socialmente as pessoas, porque na visão do capitalismo, elas são empresas/objetos = lucro. É por isso que, quando surgiu o centro, eles repudiaram e mataram no Brasil, mesmo que o centro fosse capitalista (mas parte do lucro é investido em projetos sociais obrigatoriamente, só dá uma pesquisada que você acha), e mesmo sendo de índole capitalista, eles rejeitaram, o que faz você pensar sobre se a direita é realmente sobre o capitalismo ou se é só sobre explorar o máximo que puder (não só pessoas).
@silasdamalacheia2969
Жыл бұрын
Seu canal é TOP, publique vídeos com mais frequência.
@octocattraveler
Жыл бұрын
Melhor que a seleção ter ganho o jogo é o teu vídeo pra finalizar a noite 🤩👊
@nseioqporaq
Жыл бұрын
Yasmin a cada video novo em um apartamento diferente Amei o novo cenário
@LuizHenrique-hj2zy
Жыл бұрын
Gostaria de oferecer outra perspectiva. Existem outros economistas tão ou mais respeitados do que os que você trouxe que discordam da visão que você apresentou no vídeo, dentre os pais do plano real, apenas o Lara resende mudou a visão econômica dele radicalmente os outros continuam tendo a visão que criou o plano que foi o maior sucesso macroeconico da história do Brasil, não sou especialista no assunto mas sigo diversos deles e leio sempre que posso, prefiro apoiar as ideias de pessoas como Pérsio Árida, Armino Fraga, Pedro Malan, Edmar Bacha, Bernard appy, Marcos Lisboa, Henriques Meireles dentre outros muitos que eu poderia citar aqui que são respeitados no mundo inteiro e alcançaram absoluto sucesso em sua cargos no governo e na iniciativa privada. No mais gosto muito do seu canal e do auge da minha insignificância gostaria de recomendar que você buscasse o que esses economistas dizem e porque eles foram tão bem sucedidos nos governos FHC e Lula e por que provavelmente é essa linha que Lula vai seguir novamente. Abraço
@fabiorodrigo7503
Жыл бұрын
Só em ela citar o pai do plano real(que na verdade foi o FHC) e não citar o tripé econômico que salvou o Brasil da hiper inflação, sendo que o principal desse tripé era o fato de não gastar mais do que se arrecada já mata Bia parte do vídeo.
@LuizHenrique-hj2zy
Жыл бұрын
@@fabiorodrigo7503 De fato Lara Resende teve papel importante, porém literalmente todos os outros que elaboraram o plano discordam dele hoje, isso sem falar no tripé tem também os criadores do bolsa família que também discordam totalmente da visão apresentada no vídeo e ninguém pode contestar a competência ou o gabarito deles
@marcogilvideos
Жыл бұрын
A cada 100 economistas com doutorado, 50 defendenderão a situação A e 50 a situação B... então temos de escolher lado com base em sentimentos. Esse é o problema, alias, isso é problema pra tudo, a cada 100 médicos, metade vai pra uma defesa de um assunto e metade vai dizer que a outra metade está errada, e assim todas profissões farão. É difícil saber de fato pra que lado olhar com atenção total pra aprender, é a minha opinião. Mas também acho que personalizam o mercado como se fosse alguém ou meia duzia de pessoas que decidem algo, e a verdade dele é que ao menos 95% dos que lá negociam, é a população comum, são 100% emocionais, e vão agir pelas suas emoções, logo penso que é errado personificar como os super ricos apenas, mas os que tem recursos de assumir a posição de superricos também. Se o marcado cai, tem quem ganha dinheiro com isto, se sobre tem que ganha dinheiro com isso, falências ( supondo de um país ), também são lucrativas pra alguém, ninguém, absolutamente ninguém enfia dinheiro em algo, sem pensar em algum retorno, ou ninguém investiria em diversos países da africa. Assim como países não vem aqui "dar" dinheiro pra salvar Amazônia de graça, em algum momento esses "favores" serão cobrados...
@hiagomiranda1494
Жыл бұрын
Eles ja sao cobrados todos eles sabem que se nao cuidarmos do meio ambiente e da amazonia isso causaria perdas de lucros e investimentos, e um investimento que eles fazem em nos, para ajudar as florestas, esses "favores" sao a exportaçao de alimentos e outros relacionados
@marcogilvideos
Жыл бұрын
@@hiagomiranda1494 ao exemplo da exportação de alimentos, não é um favor que o Brasil faz não, são os agricultores que querem ganhar dinheiro ( como todos nós ) que fecham negócios e etc, e lembre-se o preço disto está na bolsa de valores, o que o produtor rural mais quer é que o feijão e outros vá pra casa do chapéu no seu valor, assim eles ganham mais dinheiro. O alimento e outros relacionados que são exportados, são feitos por empresas na grande maioria privadas, de capital aberto ( mercado de ações ), não tem nenhum favor nisso não. Sigo dizendo me preocupa a hora que cobrarem os "favores" pelo dinheiro "doado" para "salvar" a amazônia.
@Guizambaldi
Жыл бұрын
Amigo, a situação no mundo é 90% dos economistas falam A e 10% falam B. Daí talvez ficaria mais fácil para você entender onde está o consenso. Infelizmente no Brasil é o que você falou mesmo, 50 falam A e 50 falam B. Minha interpretação, como economista A, é que os economistas B são um bando de boçais. Mas os leigos obviamente não têm culpa nenhuma dessa várzea brasileira. A gente que é economista que tem que fazer a limpa. Coisas como MMT, auditoria da dívida, etc... são aberrações que jamais seriam discutidas em Harvard, no MIT, em Princeton. Só em universidades de 5a categoria em nível mundial e no youtube que essas bobagens prosperam.
@marcogilvideos
Жыл бұрын
@@Guizambaldi opa mestre tudo certinho, eu não posicionei quem é A ou quem é B, então fico sem saber qual sua defesa econômica? Vou falar por mim, o mundo é dos mais fortes, mais inteligentes e mais rápidos, sempre foi e sempre vai ser, e em cima disto o capitalismo se configurou, e qualquer outra modalidade ideológica, vai replicar o que sempre foi, e o mundo vai se reconfigurar novamente para o capital em algum momento. O capitalismo existe este de darem um nome pra ele, ao meu ver de leigo, dos tempos que se faziam trocas, onde o feijão valia x e o milho Y ( conforme sua escasses e vontade do povo ), assim o cidadão que produzia X precisava muito mais esforço e trabalho para conseguir o produto Y, que era mais raro, a invenção da moeda veio só para simplificar isto e tornar mais fácil quantificar as coisas e as trocas. Por um tempo trocamos trabalho por moedas, depois um papel, depois um papel que prometia números num caderno ( cheques ), o mundo se digitalizou e passamos a trocar trabalho por cifras. Com isso como sempre foi a escasses determina o valor das coisas. O que nos incentiva é o desejo, não a necessidade, já tive tempos melhores que meu custo de vida girava na casa de 10 mil mensais, ai tive um revés, tive que me adaptar e descobri que pra viver, com o que de fato é necessário não preciso mais do que 2 mil reais, sendo sozinho claro. Então a economia deve focar em ser obrigatório nas escolas acredito eu, ensinando ao menos conceitos básicos e etc, as crianças, pois e igualdade é utopia, genéticamente é utopia, eu ou você, um de nós é mais forte que o outro, tanto física como emocionalmente, ou um vence na física e o outro na emocional, e isso fará diferença nas nossas conquistas, mas se nós dois formos ensinados, que salvo se for questão de gerar riqueza, um iphone por exemplo, é só um aparelho que faz o mesmo que a maioria faz pra grande parte da população, ahhh mas os outros travam, só reiniciar seu adroid não é mesmo? e ele é gerador de distração não riqueza, então não faz mal algum perder um minuto reiniciando ele, então você não precisa gastar 15 mil reais num aparelho que um de 800 reais faz o mesmo ( para o seu uso ), e não importa o que se faça, com o tempo ( as vezes pode ser até lento ), o mundo vai se reconfigurar para o capitalismo novamente, tendo em vista, que sempre terá quem é mais forte, mais inteligente e mais rápidos. Sempre haverá os idolatrados também, e estes terão menos custos de vida diretos, pois muitos faram de tudo por 1 minuto de atenção deste, e com isso ele consegue alimentação, vestuário e etc... e as relações de trocas vão se reconfigurar novamente ao natural. Onde talvez o que você tenha me tenha valor e o que eu tenho trás mais valor e você, e assim o mundo naturalmente desenvolveu o capital e funcionou sem nome por um bom tempo, capitalismo é a natureza do mundo, podiam chamar, e biscoitismo, daçãorismo, ou qualquer ismo que quiserem concluir como nome. No mais, por essa regulação natural, acho utópica a tal igualdade que muitos buscam, e com isso sou favorável ao livre mercado e a diminuição de regras do mesmo, se eu sou burro de fazer um mal negócio com você, tenho que me lascar mesmo. Esse é o meu posicionamento.
@Guizambaldi
Жыл бұрын
@@marcogilvideos O economista A do meu exemplo é o economista ortodoxo, erroneamente chamado de liberal por aí. Mas veja. Não tem tanto a ver com capitalismo e socialismo. As divergências entre os economistas é de como enxergam a mecânica do fenômeno econômico. Por exemplo. Suponha que você queira responder a seguinte pergunta: o que acontece quando o banco central duplica a quantidade de moeda em circulação em uma economia? A resposta não deveria depender a priori da sua visão de justiça. Primeiro depende de vc dar a resposta correta. A inflação sobe ou a produção sobe? E só depois vem o juízo de valor, que está fora do domínio da economia, pois é uma questão filosófica. Se a economia se pretende uma ciência minimamente confiável, deveria saber responder esse tipo de pergunta com alguma confiabilidade. Infelizmente, além de já ser difícil responder essas perguntas, tem uma quantidade grande de gente ruim emporcalhando o debate com asneiras monumentais.
@dsc0nhcd083
Жыл бұрын
22:13 Camarada Yasmin? 😳😳
@Lucas_Keven
Жыл бұрын
Yasmin, obrigado por divulgar esses profissionais! Eu tô genuinamente feliz que os acadêmicos, pesquisadores e profissionais sérios e renomados finalmente chegaram no KZitem. O país não aguenta mais gente desonesta e muito influente falando de liberalismo, coach quântico, pseudociência e frases prontas cheias de simplismos. Faltava o contraponto e ele chegou.
@diogohl1608
Жыл бұрын
Deve ser fácil para os sapateners falarem, deixam os pobres ferrados e sem políticas públicas em prol da economia.
@pedrohferro
Жыл бұрын
Muito bom ver vc respondendo os comentários dos formados em "Ideias Radicais de Economia Freestyle".
@Vanillier.Creations
Жыл бұрын
23:16 quem tá ali é o História Cabeluda... É brabo o homem. 🤍 Só faltou o Paulo Ghiraldelli
@luanrodolfo
Жыл бұрын
Conheci o Rocaglia tbm pelo Gaiofato
@lucaslimeira5158
Жыл бұрын
Obrigado pela resposta. Vc disse, 'se a gente fizer direitinho dá certo', e eu tinha achado essa resposta meio vaga, mas o artigo que vc recomendou vai mais fundo e até aborda o argumento por absurdo do meu comentário que vc respondeu: "Para evitar o absurdo de uma relação dívida/PIB que tenda para o infinito, ou, o que é o mesmo, de uma relação PIB/dívida que tenda para zero, basta garantir que o crescimento a longo prazo da renda seja superior ao crescimento da dívida." Enfim, acho que agora eu entendi
@AlanBdSilva
Жыл бұрын
18:37 Não tem mais? A Dívida Pública Federal externa (DPFe) registrou aumento de 4,32% sobre o estoque apurado em agosto e encerrou setembro em R$ 256,47 bilhões.
@helenrosa1204
Жыл бұрын
Adicionalmente ao que disse o André Lara Rezende, o custo da dívida está fora do teto de gastos, mesmo não sendo investimento, o que dá margem ao Governo para ampliar o endividamento e aumentar os juros, o que só beneficia o mercado financeiro...
@sofiaatomo5175
Жыл бұрын
a primeira coisa que eu pensei quando eu vi a notificação foi em dabloons 💀
@deborabaia5546
Жыл бұрын
É triste ver como o pessoal não tem conciencia de classe, e infelizmente defende quem explora seu trabalho
@rapha2vb
Жыл бұрын
Boa noite, Yasmin! Ótimo vídeo, eu gosto muito de ouvir suas perspectivas e ideiais.
@williamscapini5758
Жыл бұрын
Vcs nem leram a PEC do teto pra sair falando, investimento não bate na pec do teto, somente gasto recorrente e a PEC é bem formulada sim principalmente pro Brasil q tem histórico de populismo
@gabrielhenriquenogueiralaz4036
Жыл бұрын
Yasmin, vc acha que ensinar economia nas escolas seria um bom método para acabar com essa nossa ignorância econômica? Vc sempre está armada com ótimos argumentos e muita pesquisa por isso seus vídeos tem muita credibilidade. Mas no estado de ignorância que a maioria da população tem, fica difícil para grande massa entender até com vc tentando simplificar ao máximo. E eu só queria te parabenizar pele seu conteúdo, sempre alegra meu dia saber o quanto eu sou medíocre
Жыл бұрын
Sobre o ensino de economia nas escolas... Depende. Exemplo, teve gente que ela estava respondendo o comentário que é aluno de economia. Depende pois, reforçando o que é dito no fim do vídeo, a disciplina de economia é muito sujeita à ideologia hegemônica. E a ideologia hegemônica no Brasil atualmente é o neoliberalismo, que coloca o mercado, portanto as poucas pessoas que dominam o mercado, acima de tudo mais. De modo que toda a teoria ou prática que não colabore com o domínio do "mercado" é ignorado ou desacreditado. Nesse contexto, aula de economia no ensino básico público seria, alunos da classe trabalhadora... "aprendendo" que os mais ricos o são porque trabalharam muito para ter ou para manter sua riqueza, "aprendendo" que se a pessoa e sua família são pobres é apenas por falta de competência e esforço, "aprendendo" também que países imperialistas são desenvolvidos porque são economicamente livres, não por invadir, explorar e por vezes destruir os sistemas políticos, sociais e/ou econômicos de outros países. E por aí vai.
@joaonunes8117
Жыл бұрын
Dando minha opinião não solicitada, a economia escolar evitaria pequenas situações como por exemplo achar que a divida do país é igual a que vc tem em casa, mas nada além disso. O suficiente pra vc não ficar no escuro no assunto, mas tbm nada muito abrangente pq não precisamos de ninguém dando carteirada por ter visto no ensino médio a economia de 15 anos atrás(sabemos que a economia é mutável e vc precisaria sempre se atualizar, coisa que muitas pessoas não fariam mesmo)
@victordepaula7688
Жыл бұрын
@ Cara, isso não reflete a realidade das universidades de economia do Brasil em geral, não é o "neoliberalismo" que reina por lá, muito pelo contrário.
@victordepaula7688
Жыл бұрын
@YonaConcordo, eu acho que seria muito melhor ensinar finanças pessoais do que economia no ensino médio, não vejo como o ensino de economia seria melhor do que filosofia e sociologia hoje.
@jadedias6957
Жыл бұрын
Eu acho q o importante é a gente se politizar e ter consciência de classe para q a gente lute pelos nossos interesses. Pq a burquesia sabe a qual classe pertence e luta pelos seus interesses.
@AbsoluteMisan
7 ай бұрын
O bom de algumas dessas perguntas tendenciosas, é que a Yamim explica tudo direitinho pra quem realmente quer entender um pouco do assunto
@mandalorbeskar
Жыл бұрын
Ultimamente tenho acompanhado muito o André Roncaglia. O Elias Jabbour também é muito bom, quero comprar o livro dele sobre a China.
@amandanessy8134
Жыл бұрын
O vídeo que Yasmim trouxe tem 4 economistas de peso, mas eu gostaria de chamar atenção para Manoel Pires. Ele é simplesmente o cara das contas públicas! Política fiscal é com ele.
@filippesilva9141
Жыл бұрын
Olha só, Gustavo do canal História Cabeluda no suavemente comentado. Que alegria!
@gabrielviniciusmartinssilv2607
Жыл бұрын
teve um cara que falou que quanto mais desigual melhor, e um monte de merda esses dias eu ri muito
@profetadoobvio8455
Жыл бұрын
Foi o empresário que indicou o guedes para a economia
@gabrielviniciusmartinssilv2607
Жыл бұрын
@@profetadoobvio8455 eu sei mas tem um cara no yt ele ainda falou que da pra ficar rico jogando jogo logo nao existe desigualdade
@ricanamvs3390
Жыл бұрын
@@gabrielviniciusmartinssilv2607 É esse tipo de absurdo que radicaliza as pessoas pra esquerda
@GabrielMedeiros
Жыл бұрын
Em 2007, a Argentina tinha reservas internacionais de 16% do PIB (índice superior ao do Brasil atual). Em 2015, elas quase evaporaram, chegando a 3% do PIB. Então, não é que a situação da Argentina seja algo distante e quase utópico de acontecer. Quem diz isso é sem noção.
@daniel_phi
Жыл бұрын
"liberal nem é gente" Sócrates, 69 a.c
@Androidosoficial
Жыл бұрын
Tão bom ouvir quem busca informação ao invés de só criar ideias ilusórias e dane-se se é uma mentira ou não.
@shades616
Жыл бұрын
Eu discordei no último vídeo, então vou discordar nesse aqui também e explicar minhas visões: 1- É extremamente reducionista resumir a discussão entre "quem defende ajudar os miseráveis" e "quem defende o mercado". 2- Como tu disse, se fizer de "forma certinha" beneficia todo mundo. Quem critica as propostas de gastos excessivos do governo obviamente não está defendendo o fim da impressão da moeda ou algo do tipo e que apenas o dinheiro em circulação fique por aí o quanto der, mas que a impressão de moeda seja acompanhada do aumento de produção de bens e serviços para que seja justificada a impressão de forma que não gere inflação. 3- A crítica a essa ode a impressão de moeda existe com base no prognóstico existente no governo Lula anterior. Não é que não dá pra fazer política pública, é um medo (que ressoa na percepção do mercado) de que essas "políticas públicas" sejam como foram no passado, com os problemas que geraram no passado (eu comentei mais sobre isso no meu comentário no outro vídeo, então tanto faz). 4- Sobre a inflação sendo dissociável do investimento estrangeiro: realmente, como disse, não discordo sobre como a inflação não é ligada a impressão necessariamente. Mas olhe os EUA como exemplo, citando uma matéria do eiinvestidor do Estadão "Por que a inflação nos Estados Unidos é a maior em 41 anos?": "A paralisação das atividades por conta da pandemia derrubou a demanda. Para se adaptar, as cadeias produtivas reduziram o fornecimento de matérias-primas. “O resultado foi o aumento generalizado dos preços por conta de uma escassez”, afirma Graziela Fortunato, coordenadora da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)." e "O governo dos Estados Unidos buscou evitar a recessão econômica em função da crise sanitária com a distribuição de benefícios a negócios e consumidores. Em abril de 2020, o Federal Reserve (Fed) injetou US$ 500 bilhões para conter problemas de financiamentos das empresas, um dos maiores estímulos financeiros da história do país. As medidas também incluíram auxílio emergencial e corte de impostos para atenuar a queda de renda das famílias. “Essas iniciativas tinham o objetivo de manter o dinheiro em circulação, porém, quanto maior a quantidade de moeda circulando, maior é a pressão sobre os preços”, diz Mendes." Em suma, ao contrário do sugerido, a pandemia nos EUA exemplificou como a injeção de dinheiro somada a falta de produtividade (que ocorreu por motivos óbvios na pandemia), pode gerar inflação. 5- Sobre o André Roncaglia, recomend os vídeos do Metalnomics (ele é graduando em economia) respondendo ele. Não concordo com tudo que ele diz, mas trás contrapontos ótimos sobre os pressupostos econômicos do Roncaglia. Em suma, um plano econômico com uso do dinheiro precisa de aumento do trabalho e da produção, e não somente pura injeção financeira no país. Por isso, vide o que ocorreu no governo Lula anterior, seria natural esperar essa reação do mercado (algo que não é necessariamente ligado a ideologia).
@bayeck
Жыл бұрын
Mano vc leu o que escreveu? Aumentar o trabalho e a produção??? O brasileiro trabalha HORRORES todos os dias. Nosso país tem uma das maiores produções do planeta. O que não falta é trabalho e produção. O que ocorre, é que os frutos dessa gigantesca produção, não é nem de longe devidamente distribuída entre quem PRODUZIU
@bayeck
Жыл бұрын
@@juliamoscatelli6943 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@shades616
Жыл бұрын
@@juliamoscatelli6943 De novo, reiterando as ideias: se tu entendeu que eu disse que sou contra investimento em educação, etc, entendeu errado. Falei sobre conceitos bem conhecidos: não se imprime dinheiro infinito pra pagar as contas. Se fosse assim, nem dinheiro existiria no mundo. O que eu disse é: se moeda é impressa acima do crescimento de produção do país, a moeda desvaloriza pelo excesso, o dólar sobe, e precisamos de mais dinheiro pra comprar as mesmas coisas produzidas, que não crescem junto da impressão da moeda. Isso não tem nada a ver com liberalismo ou não, é uma definição do que acontece. Isso não quer dizer que não se deve investir seja lá no que for (e eu não sei como isso poderia ter sido entendido). Já que tu falou sobre estado, no governo Lula o investimento na indústria de forma desenvolvimentista e intervencionista, sem a presença do mercado, custou ao país, com as empresas escolhidas entrando em recuperação fiscal ou postas em meio a escândalos de corrupção. E isso não tem nada a ver com "favorecer o mercado especulativo". Isso é uma falsa dicotomia. O mundo não se resume numa briga de trabalhadores e burgueses capitalistas opressores, pelo contrário: todos, principalmente o trabalhador pobre, sofre se a inflação aumenta por causa de uma política econômica mal conduzida: se o trabalhador gasta mais do que deveria quando o dinheiro é artificialmente injetado na economia, é ele quem vai ficar endividado, é ele quem, quando os preços sobem, vai gastar muito mais pra ter o que comer. Isso é o que falei sobre o reducionismo. Não é sobre "a esquerda que quer ajudar o pobre" e "a direita quer ficar mais rica" (e nem de direita eu sou), é sobre um discurso bonito de acabar com a miséria que na prática não se sustenta.
@shades616
Жыл бұрын
@@juliamoscatelli6943 Ok, tentando explicar as ideias direito: eu nem estou falando de teto de gastos. Independente de ter teto de gastos ou não, não se sai imprimindo dinheiro a rodo pelos motivos que eu já citei. Se eu entendi, tu tá dizendo que imprimir dinheiro e deixar a inflação recrudescer compensa? O PIB é o produto interno bruto, quanto dinheiro circulou no país. Isso não torna o país melhor pura e simplesmente. Se o PIB cresce artificialmente com impressão de moeda, aumenta a inflação, e pelos preços maiores, o poder de compra (PIB per capita) diminui. Ou seja, a renda da população diminui e comprar as mesmas coisas é mais custoso. Sobre o teto de gastos, isso depende da maneira como é feito. Um teto como ocorreu na Holanda reduziu a relação dívida/PIB de 77,7% para 46,8% até a crise de 2008, por exemplo. O problema do Brasil não é solucionado com teto de gastos e poderia ser rompido (como já foi) se houvesse justificativa para evitar dívidas, por exemplo. Acho que tu já respondeu teu questionamento. Quando um país faz determinados gastos com investimentos, no futuro isso traz resultados. A questão é que precisa-se de um plano concreto onde a emissão de moeda se justifique no aumento de produção (que no Brasil é desde os últimos governos) e não apenas gere endividamento e inflação como ocorreu nos governos passados. Não adianta só imprimir dinheiro, o investimento tem que ser feito corretamente. Sobre essa relação de emissão de moeda e produção, pense nos EUA na pandemia que atingiu a maior inflação das últimas décadas após injetas bilhões na economia sem grande produção no país (nesse caso, por motivos óbvios, já que a pandemia foi um caso excepcional).
@shades616
Жыл бұрын
@@juliamoscatelli6943 Reiterando: Impressão de moeda não leva a inflação se houver aumento de produção proporcional que justifique. O resto é terraplanismo. "Nas economias atuais é o dólar que tem mais influência nesse sentido, não o real". O que essa frase deveria significar? Como se em "economias antigas" o real tivesse mais influência? O dólar é lastro monetário do planeta, por isso a taxa de impressão escalonando não gera tanta influência na economia americana. A valorização do real depende do dólar, por isso a impressão desenfreada de real desvaloriza a moeda pelo excesso, fazendo o dólar subir. Como assim "missão"? Estados não "imprimem moeda desde 1980", ou outro período, isso sempre aconteceu. Mas ou essa impressão desenfreada gerou inflação (como nos EUA na pandemia), ou havia justificativa para a impressão que gerasse produção no futuro. "Investimento" esse que tu não especificou, mas que dependendo do tipo de "investimento", gera tanta confiança que o mercado sempre reagiu mal independente do governo de esquerda ou direita. Sobre aumento do PIB, eu já falei. Pouco importa o dinheiro bruto circulando se a inflação e a renda per capita são ruins. A dívida pública existe pra que o governo justamente não deixe de investir nas áreas importantes para o país ou simplesmente aumente os impostos absurdamente. Se a rolagem de dívidas é tamanha que o governo não consegue pagar, culpe ele por não conseguir usar o dinheiro para gerar renda produtiva. E o PIB caiu por diversos motivos. Ele cai e sobre dependendo dos booms de commodities, da situação geral do mundo (como em caso de pandemia onde a produção é baixa), etc. Certo, tu sabe o que é inflação? Tu disse que a inflação subiu porque preço da gasolina subiu. Isso é o mesmo que dizer que "o preço subiu porque o preço da gasolina subiu". Considerando que isso é um oxímoro, eu não sei se tu entendeu que eu estou fakando de aumento de preços com inflação. Essa comparação com ferrovias não tem a menor lógica. Tu tá dizendo que os EUA aumentaram a inflação em números recifes dos últimos 41 anos por "falta de ferrovias"? Cara, pesquisa o trecho da matéria que eu citei no meu comentário original onde economistas explicam sobre a inflação nos EUA e a injeção de dinheiro na economia na pandemia. Não tem por que eu repetir porque já falei. E tu comparou impressão de moeda injustificada (que é a crítica) com impressão de moeda pra ir a Lua desenvolvendo tecnologia sendo que isso é justificativa pra impressão de moeda. Já falei sobre essa questão de impressão justificada pela produção antes.
@Loppyh
Жыл бұрын
Finalmente, meu programa de baixa qualidade de uma criadora medíocre, era isso que eu precisava essa noite.
@cr7raposo
Жыл бұрын
Aconselho assistir aos vídeos do Fernando Ulrich sobre inflação e explicando a importância do teto de gastos. Ele é referência qdo se trata em explicar inflação. No podcast os sócios ele participou com o tema Inflação. No canal dele em vídeos recentes, ele explica as políticas econômicas do PT e como isso é danoso para o Brasil. Ele em alguns vídeos também fala da situação Argentina. Já que vc dedicou parte falando que não dá para comparar com o Brasil. O podcast os sócios sobre inflação é mto bom e só tem 1h 30 min de duração. Boa sorte.
@Miltmishyyy
Жыл бұрын
Ele fala bastante de atualidades, mas tem também alguns artigos ortodoxos que ja expõem a deficiência lógica do mmt.
@leeehgomes4860
Жыл бұрын
Amo q a surfshark patrocina a divina trindade do youtube: Yasmin, Cauê e Tiago Santinelli 🙏🏻🙏🏻
@mechamedeneno
Жыл бұрын
22:13 Roncaglia e Gaiofato, mais conhecidos como *moedor de liberal* Camarada Suave é real
@ZelaumTheHunter
Жыл бұрын
Bora mandar o gaiofato reagir a esse video
@grandebosta2340
Жыл бұрын
É problemático imprimir dinheiro sem aumentar a produção
@guilhermegavioes100
Жыл бұрын
Haters: "Yasmin você só fala merda, não sabe de nada, comunistinha volta para cuba" Yasmin : " -Ah mas não fui eu que falou isso" *Corta para vídeo de pessoas renomadas falando a mesma coisa o sobre assunto Haters: *Pesquisa google* -Como refutar o irrefutável?
@migueldapg
Жыл бұрын
Mas desenvolvimentismo é refutavel, o problema é os idiotas que tentam explicar economia como se fosse algo fácil.
@ilmaramilhomem710
Жыл бұрын
Fontes Perfeitas...❤❤❤
@joaodavicampos9682
Жыл бұрын
Perdão pela demora de 6 segundos, senhoras e senhores
@jhon9731
Жыл бұрын
Foda como tu precisa mostrar um monte de vídeo de home pra ter a opinião validada, sendo que vejo o primo jimo (que tem o canal focado em economia) falando um monte de absurdo pra vender curso sem ser contestado pelo público
@luanrodolfo
Жыл бұрын
Comentei no vídeo anterior e dito e feito: a malandra assisti sim o André Roncaglia como fonte! Aparentemente assite o História (quase) Cabeluda também. Indico a Ju Furno e a Vivian de Almeida do Xadrez Verbal
@seutecnicoagora2465
Жыл бұрын
Muito obrigado pela aula ainda tenho que aprender muito, mas esse vídeo abriu meus olhos
@elisa_5445
Жыл бұрын
Pleno 2022 e tem gente que acha que emitir mais dinheiro é o que causa inflação kk
@ricanamvs3390
Жыл бұрын
@Vinícius Carmo Emitir moeda não necessariamente aumenta inflação, mas sim a emissão sem aumento real de produtividade nas fábricas e meios produtivos da economia.
@vidyaVaqueira
Жыл бұрын
Ué se tem mais dinheiro em circulação a moeda se desvaloriza é lógica, é a mesma coisa que diamantes, ele só tem valor porque é raro, mesma coisa funciona com o dinheiro. Realmente sem ser irônico não sei de que lugar vocês tiram essas informações, gente é só pesquisar
@johncypher1
Жыл бұрын
Habla mesmo. Acho que o que mais vale nos vídeos da Yas, é a capacidade dela de ir nas fontes; e fontes de boa qualidade.
@Yuk3
Жыл бұрын
Só para lembrar o ESTADO não é UMA EMPRESA! e o próprio governo pode acabar com as dividas que ele mesmo tem.
Пікірлер: 1,1 М.