2.000 anos de história e eles continuam tentando derrubar a Igreja. Qual instituição sobreviveria tanto tempo sob uma mesma doutrina, mesmo sendo atacada por todos os lados? Orgulho de ser católico! Aula incrível, que saudade professor 👏
@lucasquazar4589
Жыл бұрын
hinduísmo tem 4000 de história irmão, larga essa bosta de jesus então e vai idolatrar ganesha
@mrkel0102
Жыл бұрын
Eu não sou católico, mas o que me constrange mais não é que tantos ditos membros sacramentados sequer façam a mínima ideia de como defender a igreja das acusações, e nem que eles próprios, a partir de imagens mentais cuja fonte é inteirinha Hollywoodiana (e estando ignorantes dessa origem do que pregam), ajudem a implodir a fé católica desde dentro acrescentando crenças acusatórias e fictícias de uma igreja genocida, pois o pior de tudo mesmo é a completa, devastadora e nefasta falta de interesse em conhecer esses aspectos históricos - mencionados pelo professor - e, portanto, identitários de sua própria religião. O velho Olavo tem razão quando diz que eles não têm fé, mas teimosia a que chamam de fé. Somem a isto a inclinação doentia da CNBB a uma falsa analogia do ideal primitivo da igreja com o socialismo marxista, e que negligencia a urgência em resolver essas questões para dar vez ao comunismo.
@anonimoanonimo-hs5zh
9 ай бұрын
Eu sou católico mas eu tbm me questionei sobre essas perguntas, que Jesus fala pra não adorar pessoas falecidas, mas eu entendo a igreja católica. Ela julga que essas pessoas não são seres humanos qualquer, são pessoas que viveram uma vida inteira somente se dedicando pra Cristo, sem pensar em ter lucro, enriquecer, somente vivendo pra evangelizar, espalhar a palavra de Deus, ajudar o próximo, etc...
@andreyalves8887
9 ай бұрын
@@anonimoanonimo-hs5zh nós não adoramos pessoas falecidas. Nós honramos a história dos santos.
@arlindoorlando1523
8 ай бұрын
@@andreyalves8887 UP
@landraandra3105
4 жыл бұрын
Livro indicado pelo professor aos 4:08: Heinrich Denifle Luther and Lutherdom, from original sources
@tomasr.1815
3 жыл бұрын
Brigado . tem para baixar em dpf?
@joelvieirabocao2917
3 жыл бұрын
Paulo afirma q...somos...salvos...atravez...da compreensão da..morte..e..ressureição de.Cristo...romanos..10:9-10
@braulio9662
3 жыл бұрын
O maior teólogo protestante vivo hoje chamado D.A Carson dos EUA (considerado pelos pastores, o maior entre os teólogos protestantes) está pregando que em Mt 16,18 a pedra é pedro e não Jesus com afirmam alguns pastores ao longo da história protestante. D.A Carson tem Ph.D. em novo testamento, conhece o grego, aramaico, hebraico... escreveu mais de 50 livros, é professor há mais de 40 anos em faculdades de teologia dos EUA, ministra formação para pastores, está descobrindo as verdades da fé católica. (Tem um vídeo dele no youtube, digite: o nome dele e Mt 16 A minha igreja - encontrará ele afirmando a primazia de Pedro e sua liderança, a edificação sobre "esta pedra".) Outros internacionais e brasileiros como o pastor Augustus Nicodemus já admitiram essa verdade, não tem como negar: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA" Mt 16, 18 - Admitem que a PEDRA é PEDRO.
@andersonoliveira4195
3 жыл бұрын
Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1) Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2) Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3) Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos. Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4) No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5) Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável. Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6) Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7) A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8) A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9) Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10) E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11) A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante. Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante: "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12) O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13) Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.
@Nietzsche_Sincero
3 жыл бұрын
tem edição em português ?
@paulojorgecesar141
5 жыл бұрын
Eu concordo com o prof. Olavo , a nossa deficiência na formação escolar reflete diretamente na qualidade da interpretação de textos.
@adrianodosveras
5 жыл бұрын
Automaticamente isso afeta o nível do protestantismo Brasílico... a pretenção de interpretarem a Deus é absurda e tá ao alcance de qualquer idiota.
@carlosaraujo7622
2 жыл бұрын
Não isso esses homem tá dizendo não afeta nada, np protestantismo, afeta ele mesmo que já está, vacilando. Eu acho que ele não conhece nada das Escrituras. Se o Samgue de Cristo tivesse ou não, o mesmo, D N A de Maria não nos interessa, em nada. Porque o Cordeiro prometido éra somente Cristo, porque ele só ele é capaz, porque não tem defeito. E também,o sacrificado, deveria ser macho ser homem. Nem que Maria quisesse, assumir o lugar,de Cristo Deus não à aceitaria. Porque ela é mulher, quem teria que ser teria que ser um homem. Poxa professor. O senhor não sabia diso.?
@carlosaraujo7622
2 жыл бұрын
Você tá querendo dizer que o professor é um homem sábio, com essa interpretação? Aí w que nos os protestamtes e quem estamos, perdendo porque não compreendemos, isso que ele diz é ? Se é asim ele é quem não sabe de nada. Ela tá falando bobagens, ele sabe de nada da Bíblia.
@carlosaraujo7622
2 жыл бұрын
Eu akkkk sou ruim de português, mas não sou muito besta,em matéria de Bíblia,não.
@elizabethnavesdossantos4533
2 жыл бұрын
@@carlosaraujo7622 vc é besta de entendimento mesmo , não de bíblia!
@s.reis10
5 жыл бұрын
Sou evangélica e sua admiradora professor Olavo. Minha fé não o desqualifica, o senhor tem prestado um grande serviço à esta nação, parabéns pelo seu trabalho.
@ivananetto
5 жыл бұрын
Nossa!
@rodolfopinheirodemoraes7355
2 жыл бұрын
Gostei Sheila, concordo plenamente e ouvindo outros áudios do prof Olavo e do padre Paulo Ricardo ambos reconhecem q as igrejas evangélicas salvaram o cristianismo no Brasil.
@carswells6977
Жыл бұрын
mente aberta
@paulomcdes
6 жыл бұрын
Incrível, eu sou protestante e confirmo boa parte do que o professor esta falando, claro que é um assunto delicado, porém ele nos traz uma visão completa sobre os fatos. Parabéns professor. E aos amigos que postam aqui, vamos ter mais respeito e urbanidade e aprender a viver com o contraditório. Abçs
@michelplatinni8610
6 жыл бұрын
tá de PARABÉNS!!!😀
@carswells6977
Жыл бұрын
uma dica para vc amigo continua com sua mente aberta e estude com insaciávelmente a história da igreja católica romana e específicamente LUTERO extremamente germânico patriota alemão e católico apostólico romano, por favor abra sua mente e estude uma igreja com mais de 20 séculos , abraços de um ex protestante
@mauri9535
Жыл бұрын
Qdo Jesus disse a verdade vós libertará isso é verdade!! Cada dia q pesquiso sobre nós protestantes fico espantado com minha ignorância....
@catolicismodesempre4478
Жыл бұрын
@@carswells6977 LUTERO, era um HEREGE ÍMPIO E EXCOMUNGADO justamente pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana Mãe e Mestra da Verdade. Olavo de Carvalho, não conhecia quase nada a respeito de LUTERO. E o pouco que ele conhecia foi lendo em obras suspeitas, e contadas pelos inimigos da IGREJA. Você, e quase boa parte dos Hereges Protestantes, conhece o que ouviu dizer por aí e por certos professores MARXISTAS, e quando não ATEUS, sobre o assunto. Lutero disse realmente muitas blasfêmias sobre Cristo. Em suas "Conversas à Mesa" [Tischreden, em alemão] -- que eram anotadas por seus admiradores e que foram editadas em forma de livro, Lutero dizia as piores coisas sobre Deus e Cristo. Passo-lhe o texto de Lutero tal qual foi publicado no livro dele "Conversas à Mesa" (perdoe-me citar essa blasfêmia, mas é para que se conheça quem foi Lutero): "Cristo Adúltero. Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacó] de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela? " Depois, com Madalena, depois, com a mulher adútera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer" (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N° 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15). Noutra ocasião, Lutero balsfemou contra Deus, ao dizer que Deus age como louco ou como muito tolo: "Deus est stultissimus" (Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147). Doutra vez, ao falar Lutero do destino, ele culpava Deus por todos os crimes, e dizia que Judas não podia deixar de trair Cristo, nem Adão tinha liberdade para não pecar. Considerando que era Deus que determinava os pecadores a pecar, Lutero concluia dizendo "Deus age sempre como um louco" (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111). Recentemente foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero. Eles foram estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre eles. Nesse cadernos, Lutero afirma que Cristo é, ao mesmo tempo, Deus e o diabo, o bem e o mal. Ora, isso caracteriza Lutero tipicamente como dualista gnóstico, e explica todas as suas doutrinas mais delirantes. Vejo você perguntar-me como os protestantes seguem Lutero, apesar dessas loucuras e blasfêmias. Respondo-lhe dizendo que, em geral, os protestantes comuns desconhecem os escritos de Lutero. Os poucos Pastores que se dão ao trabalho de ler os escritos do heresiarca fundador do protestantismo procuram ocultar tais frases do seu primeiro mestre. Por isso, quando conheço algum protestante, procuro sempre recomendar que ele leia o que escreveu Lutero. Isso muitas vezes faz com que eles abram os olhos sobre a maldade do fundador do protestantismo.
@marcosfernandes5774
Жыл бұрын
@@carswells6977 , bom dia irmão. Que livros e escritores você recomenda pra essas leituras sinceras? No aguardo, agradeço.
@100brasileira9
2 жыл бұрын
Olavo era um homem iluminado. Deus o recebeu. Prestou um grande feito à sociedade. Seu legado é imenso.
@eduardojsilva6249
3 жыл бұрын
Parabéns, Professor Olavo de Carvalho..! Pela sua Consciência,Dignidade e Honestidade..! Deus o Proteja..!
@juliaagnello1302
3 жыл бұрын
Os comentários dos protestantes acabaram por confirmar as coisas que o Olavo disse KKKKKK povo maluco, representante de uma cultura alienígena no Brasil. Igrejas mais novas que minha familia.
@andersonoliveira4195
3 жыл бұрын
Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1) Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2) Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3) Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos. Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4) No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5) Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável. Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6) Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7) A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8) A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9) Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10) E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11) A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante. Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante: "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12) O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13) Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.
@marcustuliuscicero4605
2 жыл бұрын
O Catolicismo é tão alienígena ao Brasil quanto o Protestantismo.
@taniamaraknorr6886
2 жыл бұрын
O catolicismo é fundante do Brasil.
@taniamaraknorr6886
2 жыл бұрын
As grandes religiões são a própria civilização do mundo,de nações
@marcustuliuscicero4605
2 жыл бұрын
@@taniamaraknorr6886 As religiões indígenas são nativas do Brasil. O catolicismo é uma religião estrangeira que foi imposta a ferro e fogo aos nativos e aos escravos.
@pedrojuliao4735
4 жыл бұрын
Obrigado Mãe Santíssima, quanto mais sabemos mais amamos...
@andersonoliveira4195
3 жыл бұрын
Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1) Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2) Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3) Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos. Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4) No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5) Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável. Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6) Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7) A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8) A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9) Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10) E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11) A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante. Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante: "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12) O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13) Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.
@kaleomariz1000
2 жыл бұрын
Detonando a mariolatria com dois versículos. Lucas 11:27- 28 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.
@drhoff6551
2 жыл бұрын
@@kaleomariz1000 bobeira de seita protestante. Leia os concílios e não tua livre interpretação, ou outra das 9000 existentes. Tudo isso foi considerado nos concílios..
@kaleomariz1000
2 жыл бұрын
@@drhoff6551 “Bobeira de seita protestante”. 😏😏 Meu amigo, se eu tivesse no seu lugar eu já estaria CORRENDO atrás de saber o que essa “santa tradição” tem a dizer pra defender a mariolatria diante desses versículos. Pq tá na cara e bem claro que a Bíblia condena a Mariolatria. Mas… você prefere confiar cegamente na tradição do que correr atrás das respostas. E isso te prende. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Meu amigo, não falo essas coisas para me achar melhor que vocês católicos. Eu também tive minhas crenças tradicionais abaladas e precisei re-estruturar quase todas elas diante do que a Bíblia ensinava. É duro! É árduo! Pois nossa natureza pecaminosa tende a resistir a verdade divina em nome de algo mais conveniente ao nosso entendimento. Mas pela fidelidade a Deus precisamos aceitar a verdade por mais inconveniente e desagradável que ela seja. (Eu mesmo já me encantei com o catolicismo. Achava os protestantes presunçosos, sem humildade, muitos sem compromisso com santidade enquanto abriam a boca para se acharem donos da verdade. Já até considerei a doutrina da intercessão dos Santos que se foram e veneração à Maria. Seria nada mal ter uma mãe celeste. E como não gostar do papa Francisco com seu carisma e Bento XVI com sua inteligência? Mas… diante do que a Bíblia me ensina simplesmente não há espaço para isso. Tive que engolir o protestantismo. Que Deus te ilumine e te dê coragem para aceitar as verdades difíceis!
@drhoff6551
2 жыл бұрын
@@kaleomariz1000 sim, ai tu livre interpretou e chegou em uma das 900 interpretações existentes né? Não sei em qual das 900 eu chego se eu livre interpretar.
@jacsonbruno1
4 жыл бұрын
É de uma clareza impressionante a inteligência e sabedoria do Prof. Olavo, graça divina !!!!
@joaopaulocamargo7806
4 жыл бұрын
O livro sobre a maçonaria que Olavo cita eu tinha ("Maçonaria: Do Outro Lado Da Luz"). Só que ele errou o nome do autor (é William Schnoebelen, e não 'Arnold'). Emprestei a um "amigo" no final da década de 90, com a melhor das intenções. Ele repassou o livro a um maçom e, naturalmente, deram um sumiço nele.
@midnightknight4346
2 жыл бұрын
Quero esse livro
@joaogirardi2943
2 жыл бұрын
Emprestar livro é realmente uma furada.
@taniamaraknorr6886
2 жыл бұрын
Quer perder um amigo?empreste um livro
@heluzaemauricio3611
2 жыл бұрын
Sabe dizer o nome do autor da Biografia de Lutero que professor Olavo cita logo no início do vídeo?
@samuelsonfelix887
2 ай бұрын
Obrigado! Estava pesquisando se acha qual era o livro. Obrigado por compartilhar!
@tolkein
3 жыл бұрын
O professor Olavo é um ser brilhante. Que inteligência e clareza!
@soniabarros5714
5 жыл бұрын
Professor Olavo o senhor é excelente. Amei porquê muitos me criticam por ser catolica. Falam muito da inquisição. Mas através de ti estou aprendendo muito. Cheguei a conclusão quê não importa o quê dizem lporta quem sou.
@elmabitar1391
5 жыл бұрын
Querida da uma banana para os " politicamente corretos" faz como eu..sou catolica com orgulho e dane -se quem acha ruim..
@cesarsilvar1875
5 жыл бұрын
Você é cristã e tá mandando os outros se danar? Kkk
@elmabitar1391
5 жыл бұрын
@@cesarsilvar1875 eu nao vou perder tempo discutindo com vc ...me poupe
@celioricardos
5 жыл бұрын
Nós católico estamos voltando com força total, um abraço.
@elmabitar1391
5 жыл бұрын
@@celioricardos Deus abençoe Salve Maria..bem vindooooossss
@carlazago79
6 жыл бұрын
Professor Olavo,o Padre Paulo Ricardo também explica mto bem sobre o protestantismo.Obrigada pelas aulas de história. Abçs!!!!!!!UBERABA- MG.
@braulio9662
3 жыл бұрын
O maior teólogo protestante vivo hoje chamado D.A Carson dos EUA (considerado pelos pastores, o maior entre os teólogos protestantes) está pregando que em Mt 16,18 a pedra é pedro e não Jesus com afirmam alguns pastores ao longo da história protestante. D.A Carson tem Ph.D. em novo testamento, conhece o grego, aramaico, hebraico... escreveu mais de 50 livros, é professor há mais de 40 anos em faculdades de teologia dos EUA, ministra formação para pastores, está descobrindo as verdades da fé católica. (Tem um vídeo dele no youtube, digite: o nome dele e Mt 16 A minha igreja - encontrará ele afirmando a primazia de Pedro e sua liderança, a edificação sobre "esta pedra".) Outros internacionais e brasileiros como o pastor Augustus Nicodemus já admitiram essa verdade, não tem como negar: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA" Mt 16, 18 - Admitem que a PEDRA é PEDRO.
@andersonoliveira4195
3 жыл бұрын
Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1) Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2) Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3) Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos. Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4) No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5) Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável. Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6) Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7) A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8) A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9) Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10) E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11) A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante. Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante: "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12) O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13) Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.
@andersongurgel558
2 жыл бұрын
@@braulio9662 e op
@oanarquista5317
2 жыл бұрын
Catolicismo e protestantismo são mafias do sistema a serviço da exploração, só isso. Eu provo e aposto cinquenta mil reais com todos os líderes religiosos de ambas as mafias!
@heloisafranco1037
2 жыл бұрын
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@pauloimportantever8946
5 жыл бұрын
Conhecimento incrível do professor, muito surpreendido positivamente. Grande pesquisador e pensador.
@ananiasoliveiradossantos914
2 жыл бұрын
E por isso que o ex protestante Escort ram se converteu a santa igreja e fez com que mais de mil pastores se converterem.
@lennaalbuquerque
6 жыл бұрын
Te amo, Olavo! Obrigada por trazer luz a tanta ignorancia... Deus te bendiga enormemente!
@JOAOALIANCA2011
6 жыл бұрын
o mais importante é que conheci o amor de Deus, através de Jesus, meu Salvador !!!
@mateussoaresneto4296
2 жыл бұрын
Se Você visita um Rei e não cumprimenta a mãe deste Rei, você precisa se portar diante de um Rei. O céu não é uma república democrática bagunçada.
@JOAOALIANCA2011
2 жыл бұрын
@@mateussoaresneto4296 o Rei não tem mãe . Ele é o alfa e o ômega. Já existia antes da fundação do mundo.
@JOAOALIANCA2011
2 жыл бұрын
A linhagem de Jesus não vem de Maria , mas de José , pois os hebreus observavam apenas a linhagem masculina , por isso o professor comete um ato falho ao dizer que os antecedentes de Maria chegam em Davi .
@mateussoaresneto4296
2 жыл бұрын
@@JOAOALIANCA2011 Pouca instrução no monarquismo e mais na república de juízes faz um falso correlato extenso como esses Rainha consorte, é o nome que se dá quando uma mulher é elevada a realeza por casamento. Até o alfa e o ômega precisou ter uma mãe. E não.surgir do barro. Previsível que a formação de fé cartorária não lhe dê protocolo para ter uma deferência semelhante a mulher que reverência à Cristo, em que ela diz (de maneira correta que se tem que dirigir a um rei, especialmente do céu) bendito seja o ventre que lhe gerou. Está no livro de São Lucas. Ela é a primeira Cristã junto com José. Eles lutaram por Jesus desde o ventre para vencer Herodes. Não exaltá-la é o mesmo pedir para Herodes voltar e não Cristo. A linhagem de Davi triunfa pelo seu sangue pois ela foi a arca da nova aliança. Entendo. Não é fácil, como uma leitura decorada, ter uma fé do tamanho de Maria.
@JOAOALIANCA2011
2 жыл бұрын
@@mateussoaresneto4296 é uma questão de fé e conhecimento ( errados não conhecendo as escrituras ). Quando louvaram o ventre de onde veio o Salvador , Ele mesmo repreendeu e disse : MAIS bem aventurado aquele que ouve e crê na minha palavra. Seria mais bem aventurado que Maria mulher , alguém que se entrega , arrepende e crê em Jesus . Sou eu mais bem aventurado que o ventre de Maria ? Sim , Jesus disse e para isso ele veio. Outro erro é trazer a figura da mulher na Bíblia como sendo Maria e não a Igreja de Cristo ( noiva de Cristo )
@MarlomRV
5 жыл бұрын
Olavo é um dos últimos intelectuais brasileiros de maior proeminência ainda vivo... sugiro a todos que assistam qualquer vídeo dele que se possível baixem todos...
@Genisis1998
4 жыл бұрын
okkk
@lucibonannevinte9200
3 жыл бұрын
Kkkkkkkk
@josejorge1594
3 жыл бұрын
Excelente pra católica que igual a estudiosos das letras vazio de Deus
@Gabriel-tw6yt
3 жыл бұрын
@Guilherme Torreão se é palhaço então refute ele uai!
@RenanGuilherme-xn5gj
3 жыл бұрын
@@jdrqacmh5612 Protestante é uma piada mesmo, eles acham realmente que Jesus que fez essa anarquia no protestantismo de 9000 seitas, uma discordante da outra , é piada , a única coisa que essas seitas concordam entre si é que o catolicismo é a ''seita'' errada.
@acenzi
5 жыл бұрын
O problema é exatamente este, se você nāo sabe o seu próprio idioma, jamais saberá um outro.
@elyfisic710
5 жыл бұрын
Olavo de Carvalho está certo.
@ednafer2764
4 жыл бұрын
Parabéns professor Olavo👏👏👏👏 por desvelar toda mentira. Deus seja louvado🙏🙏🙏
@andersonoliveira4195
3 жыл бұрын
Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1) Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2) Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3) Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos. Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4) No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5) Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável. Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6) Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7) A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8) A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9) Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10) E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11) A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante. Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante: "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12) O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13) Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.
@isauridesmariadasilva3409
2 жыл бұрын
Os protestantes, com todo respeito, vendem mentiras, e os mais simples vão comprando e propagando a mentira. Os protestantes mais ignorantes acreditam.
@carswells6977
Жыл бұрын
amém 🙏
@MariaHelenaeSilvaTorres1953KC
5 жыл бұрын
Esse homem, Olavo de Carvalho, sabe muitooooo É uma pessoa hiper inteligente. Gosto demais de ver seus vídeos.
@montiin1226
4 жыл бұрын
O Brasil é sedento por conhecimento , exceto os arrogantes !!!
@adilsonlemoslemos4496
6 жыл бұрын
*Jeremias 10:5* *Como um espantalho numa plantação de pepinos, os ídolos são incapazes de falar e têm que ser transportados porque não conseguem andar. Não tenham medo deles, pois não podem fazer nem mal nem bem".*
@jojobloodraven
4 жыл бұрын
Espantalhos = Pastores
@DRUIMAINICH
4 жыл бұрын
NÃO CONSIDERO KRENTE/EVANGÉLICO, AQUI OU EM QUALQUER PARTE DO MUNDO, COMO GRUPO RELIGIOSO. É UM GRUPO DE ATUAÇÃO POLÍTICA. QUER AS COISAS DE CÉSAR, NÃO DE DEUS. QUER CONTROLE. ATÉ O PASTOR CAIO FÁBIO DISSE: “OS EVANGÉLICOS ESTÃO MAIS PERDIDOS DO QUE TODO MUNDO E NÃO SABEM. SÃO UNS UFANISTAS ARROGANTES, JACTANCIOSOS, SOBERBOS, FALANDO DE UMA SALVAÇÃO QUE NUNCA OS ALCANÇOU, DE UM CRISTO QUE ELES NUNCA CONHECERAM, DE UM JESUS QUE ELES NÃO COMPROVAM E COM QUEM NÃO SE RELACIONAM, E DE UMA IGREJA QUE ELES NÃO SABEM NEM O QUE É. SÃO OS MAIS ALIENADOS E OS MAIS ARROGANTES."
@tuliolanzieri5576
4 жыл бұрын
Preguiça.....Salve Maria Santíssima
@viniciusouza01
4 жыл бұрын
Qual o nome do autor da biografia indicada pelo Olavo? Pois está difícil de entender o que ele disse.
@mariadora9548
4 жыл бұрын
Bem vou ver o contexto desse versículo fllw salve Maria
@TavaresWAR
6 жыл бұрын
Sou protestante e concordo com o Professor Olavo de Carvalho, tem pastores que acham que o mundo começou pós-Lutero!
@carswells6977
Жыл бұрын
concordo plenamente contigo, sou paraguayo um ex protestante agora católico apostólico romano
@TavaresWAR
Жыл бұрын
@@carswells6977 Nossa 👏👏👏 Tmb, hoje Católico Apostólico Romano!
@marquescaio_
Жыл бұрын
@@TavaresWAR 🙌🏽🙌🏽🙌🏽
@kevinhallcorretor
5 ай бұрын
@@TavaresWARglória a Deus 🙌
@ZinhodeMoraes
6 жыл бұрын
Todas as gerações me proclamarão bendita. Proclamar no dicionário Aurélio: Anunciar em público e em alta voz; aclamar...
@romeu2133
4 жыл бұрын
*O problema é: o cristão, ignorante, acha que o cristão não deve se meter com política... E aí vemos que até mesmo a maior catástrofe sofrida pela Igreja ocorreu por questões políticas. Ou seja: tivesse o católico feito seu papel político, talvez teria impedido essa desgraça toda... Cujas consequências pagamos até hoje...*
@Joe_RA
4 жыл бұрын
a primeira afirmação que ele faz já está errada, Jesus da linhagem de Davi veio de seu pai José, era José que era descendente de Davi e não Maria
@willersonbraz
4 жыл бұрын
@@Joe_RA, depois que você ler a Bíblia direitinho. Perceber que as genealogias de Jesus, mencionadas nos Evangelhos de São Mateus e São Lucas, estão diferentes, aí você vai começar a pesquisar, estudar e se deparar com uma lei hebraica (Numeros 36, 6-8)que preconiza que as mulheres devem se casar com homens da mesma tribo (clã) que elas. Logo, as genealogias de Jesus contidas nos Evangelhos são certamente de José, ainda que ambas estejam erradas, mas isso, pra quem estuda um pouquinho, só ratifica ainda mais que Nossa Senhora era certamente da tribo de Davi.
@herminiadosreissantiago8302
4 жыл бұрын
Bendito só Deus! bem aventurada éa palavra certa,bem aventurado todo aquele que crer em Jesus!
4 жыл бұрын
@@Joe_RA Que ideia tosca... José não é pai de Jesus. Jesus foi gerado em Maria pelo Espírito Santo, ela não teve relações sexuais. São José é apenas pai putativo de Jesus
@edneiamariafonseca2036
2 жыл бұрын
PROFESSOR OLAVO DE CARVALHO! QUE DEUS ABENÇOE PARA QUE SUAS OBRAS SEJAM ETERNIZADAS!
@adogab
8 жыл бұрын
O fato : Um inocente livre de pecado morreu na cruz pelos pecados de toda humanidade ( antes ,durante e depois dele) ou seja o sangue é importante porque veio da morte de Cristo, e não pela sua origem ou linhagem (de Davi, Maria ou seja lá quem for ) Simples e direto assim !
@cesarroberto8506
5 жыл бұрын
Nada do divino é simples! Ela sendo a UNICA que pariu o verbo divino. Se nada puro vem do impuro, Jesus não poderia virde Maria se ela era uma" mulher como outra qualquer! " Ou seja, impura!
@vanessacristina4416
4 жыл бұрын
Se JESUS é santo, como um santo pode ser gerado por uma qualquer. Tem gente que quer saber mais do que DEUS e ainda substima a vontade de sua escolha.Tudo por JESUS que é SANTO e nada sem MARIA SANTÍSSIMA.
@WashingtonLisboaEE
8 жыл бұрын
Eu sei que não tem nada a ver com o assunto, mas esse Olavo é incrível - fuma e bebe coca cola. Ainda dizem que isso faz mal kkkk...
@ALEIJADINHOPATRIOTA
8 жыл бұрын
+Washington Lisboa Mas você ainda duvida disso? Fumar e beber Coca-Cola são dois venenos que matam "devagar". Mas eu sei também que os donos de padarias e botequins estão cada vez mais "fodidos" porque já não vendem tão bem esses dois venenos!!! Refrigerantes levam à obesidade, à diabetes e ao câncer também. O DOUTOR LAIR RIBEIRO NOS MOSTRA ISSO COM CLAREZA NO KZitem. Mas é uma pena que um homem tão bacana, um homem que esclarece bem ao Brasil inteiro as armadilhas da Política, das elites, não consiga deixar de lado esses 2 grandes males que lhe matam diariamente. A PADARIA DEVERIA SÓ VENDER PÃO E SUCOS DE FRUTAS, MATE GELADO. CIGARROS NUMA PADARIA??? TEM SENTIDO ISSO???
@enthomorf
8 жыл бұрын
+Washington Lisboa A ironia é q dps ele esculacha pra cacete a aparência do Drauzio Varella. Dizendo q o Dr. é feio pra cacete - q quem vai dar ouvidos para um médico com aquela aparência? - e a ironia é q essa critica vem logo de um cara com o Olavo q fuma feito uma chaminé, bebe, é feio pra caralho e provavelmente está tão ou mais acabado q o Drauzio. Provavelmente devido ao seu vídeo, pode morrer antes do Drauzio. Hahahaahahahahahahhahahaha As vezes falta humildade no Olavo. Pq n é só pq o Olavo discorda das visões do Drauzio, n é pq o Drauzio é ateu, q mereça ser desmerecido e tratado dessa forma. Pq Olavo n tem moral, n é exemplo de saúde. N estou dizendo q ele disse isso, estou dizendo q ele n tem moral pra falar do Drauzio qdo a questão é saúde. Pq Drauzio, sendo médico, tendo a aparência q for, tem mais saúde e se cuida muito melhor q o Olavo. rs
8 жыл бұрын
+Washington Lisboa Faz mal. Era pra ele ser ainda melhor do que é.
@gmfurlan
8 жыл бұрын
+Exmormitojr fato... Mas o professor precisa cuidar de sua saúde, pois ainda temos muitas pessoas que precisam ouvir o que ele fala!
@gandalf1130
8 жыл бұрын
+Exmormitojr Mas, no caso do Olavo, são 5 maços de cigarro por dia.
@mariadelourdesdossantosval6048
4 жыл бұрын
OBRIGADA PROFESSOR POR TUDO QUE TEM FEITO PELO BRASIL. DEUS TE DÊ MUITA SAÚDE.
@madokamagicadosmorroteanpo4220
2 жыл бұрын
Deus não te ouviu em.
@olgah.d.thomazdeaquino4037
Жыл бұрын
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 - muito provavelmente você deve protestantes. Entendi agora o porquê de vocês protestarem tudo da igreja católica, é porque vocês sabem até o que Deus ouve ou não. Realmente, a verdade está com vocês, única e exclusivamente.
@carswells6977
3 ай бұрын
Amo muito professor Olavo de Carvalho um gênio da história da igreja católica apostólica romana
@marcosantunesdesiqueira5111
2 жыл бұрын
O amor que eu tenho de jesus e nossa senhora,vem do amor que o pai tem por nós.falou muito bem
@adrianomartin5882
5 жыл бұрын
Save Maria Imaculada!!
@fabiopina556
5 жыл бұрын
Sempre incrível!!! Todo meu respeito.
@Derkopist
2 жыл бұрын
Há só uma Igreja, uma só Cabeça e um só Corpo, e o resto são instituições humanas que inventaram os seus rudimentos conforme suas culturas e circunstâncias política e histórica. São rudimentos próprios desta terra que ajudam a manter a organização psicológica e tradicional para viver a fé e a Igreja, mas não têm efeito espiritual em si mesmo. Não rejeito os rudimentos do homem, desde que não sejam condicional para fé em Cristo.
@alexandreoliveira4354
7 жыл бұрын
sou protestante. gosto de Olavo de Carvalho, é um ótimo retórico, admirável. um ponto sobre sua fala: os puritanos e a reforma na Inglaterra. o puritanismo não foi uma reação ao anglicanismo dá época, justamente por ser este uma meia reforma. qto a frase em louvor a Maria, concordo, mesmo não crendo, obviamente, na imaculada concepção. abraços e parabéns por valorizarem o pensamento.
@cacadorcarcara2141
7 жыл бұрын
Acabei de ver o vídeo todo ... e sempre me surpreendo com a inteligência de Olavo!
@J.Alencar³Palavra-Que-Salva
5 жыл бұрын
Se ele fosse inteligente diria que o sangue derramado foi o de Davi, e não o de Maria. As Escrituras não mencionam NENHUMA hereditariedade da mãe, mas somente do pai. A fêmea tem cromossomos XX (falta o Y) mas o macho tem XY (completo). Nas Escrituras a descendência é do pai e nunca da mãe. Colocar Maria em qualquer contexto é no mínimo HERESIA. wp.me/p48zDf-5H/
@adenilsonrodrigues537
5 жыл бұрын
@@J.Alencar³Palavra-Que-Salva e como Jesus teria sangue de Davi se José, marido de Maria, não era pai legítimo de Jesus?
@J.Alencar³Palavra-Que-Salva
5 жыл бұрын
@@adenilsonrodrigues537, *a linhagem de Maria também vem de Davi, só que as mulheres não entram na genealogia, segundo a Lei, ou seja: O pai da mulher que tiver um filho, que compunha a genealogia, é quem entra na genealogia. Veja as duas genealogias, Mateus e Lucas, e comprove:* *Lucas→ Esta genealogia diz que Jesus é filho de José, depois pula Maria, e passa para Heli que é pai de Maria e não de José.* E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli, E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José... Lucas 3:23,24 *Agora veja a genealogia pela linhagem de de José:* E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. Mateus 1:15,16 *Ambas começam em Davi e terminam em Jesus.*
@milsavieira3606
4 жыл бұрын
Inteligência?? Dizer que Luthero era católico???? Meu Deus? Dá pra ver como anda a inteligência do povo.😂😂😂😂
@J.Alencar³Palavra-Que-Salva
4 жыл бұрын
@@milsavieira3606, sim, Lutero foi um monge católico. Foi a tentativa dele de reformar a Igreja Católica Apostólica Romana que o tornou protestante da própria igreja a que servia. Ele queria consertar os erros doutrinais da ICAR. Lutero não queria dividir o Cristianismo, mas simplesmente reformar corrigindo os erros doutrinais, mas acabou provocando mais e mais divisões pois o clero não cedeu.
@marcpbrito
5 жыл бұрын
Lutero também era maçom,da ordem Rosacruz.O nome dele consta nos ilustres da ordem.
@jonamaral4580
5 жыл бұрын
Kkkk os Rosacruzes vao dar muitas risadas os maçons ainda mais. A maçonaria tem apenas 451 anos Martinho era alemao e nao frances a maçonaria amigo so surgiu 200 anos depois na França com os iluministas. A Rosacruz ela jamais aceitaria Martinho por mais que supostamente Martinho quisesse porque Martinho chamava Jesus de Deus e os Rosacruzes nao aceitam isso. Mas sua confusao dar para entender Saint Martin foi um grao mestre que seculos depois da morte de Lutero deixou a maçonaria e aderiu a Rosacruz. Que a paz de Cristo te abençoe e te liberte da escravidao ideologica.
@marcpbrito
5 жыл бұрын
Bem, então a ordem Rosacruz está mentindo pois eu verifiquei na própria fonte, consulta lá e depois me fala antes de me dizer se eu estou errado,ok?
@franciscocesarmboeharaarev2320
5 жыл бұрын
@@marcpbrito Hur dur Lutero é maçom. .kkk Quanta besteira
@heidegerage6318
5 жыл бұрын
Nossa...discutindo duas das piores seitas mundiais Melhor defender que o Palmeiras nao tem Mundial.
@avanicostaandrade3823
11 ай бұрын
Orgulhosa por ser Católica! Mesmo diante de tantas mentiras e ataques caluniadores, a Igreja de Cristo continua de Pé. Louvado seja Deus!
@JoaquimCutrim
7 жыл бұрын
GOSTEI disso, Henrique Oliveira: "A Doutrina Católica, que é totalmente fundamentada na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição. Vai ler a Patrística (Primeiros séculos) e verá que a Igreja Primitiva é a Igreja Católica.
@herminiadosreissantiago8302
4 жыл бұрын
E entao porque a igreja catolica fas tudo contrário a biblia ???
@kaualima1061
2 жыл бұрын
@@herminiadosreissantiago8302 aiai, protestante e suas próprias interpretações kkkkkk
@luangustavo2100
5 жыл бұрын
1.400 protestantes protestaram. Isso é normal.
@saulovicentemartins7683
4 жыл бұрын
Quanto à interpretação das Escrituras, é complicado: 2 Pedro 1:20 (JFA) Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
@leyagoncalves4575
3 жыл бұрын
Lutero foi maior criador de confusão na cabeça do povo desacreditou A fé dos católicos ai cada um fundavasuasdoutrinas fãs verdades do Evaelho cada um interpreta a seu entendimentos mais a verdadeira doutrina e da Igreja catolicafundada por Jesus na pessoas das Apostulos e ainda temos a Certeza que o sangue de Jesus eo sangue de Maria Santíssima isso nos da a Certeza que Maria intercede pelos pecadores Amem....
@ragnarlothbrok569
6 жыл бұрын
Creio em Deus pai todo poderoso, criador do céu e da terra. Creio na Santa Igreja Católica.
@jorgepeliculas9519
5 жыл бұрын
Maisoquequeéisso Ragnar Odin te condenaràs!!!!
@robertguitar1746
5 жыл бұрын
Pesquise quem foi Anibal Pereira dos Reis.
@glockiyana2591
5 жыл бұрын
Santa Igreja Católica??? A mesma igreja que foi e esta afundada na corrupção e no poder? Por favor, seja da religião que for, mas não ouse comparar a igreja católica com a divindade, a igreja católica esta longe de ser santa, e enquanto o ser humano ser devoto a igreja, nunca será santo, o verdadeiro cristão se contenta com Cristo apenas, ele serve á Cristo e nunca á igreja, seja ela santa ou não.
@wellingtonferreira5146
5 жыл бұрын
😂😂😂😂😂😂😂
@mathiasolive467
5 жыл бұрын
Matheus, acho que não é bem assim... A igreja é santa, pois a bíblia assim o diz: "casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade" .. ela é santa pois foi separada do mundo por Jesus, "tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja".. É uma igreja santa, mas composta de homens pecadores...Agora, se vc não acredita na bíblia e não tem a fé Católica.. paciência!
@CriadoMundo
8 жыл бұрын
Não posso assistir tudo agora, mas os primeiros 15 minutos prometem, verei com calma do início e completo depois.
@carswells6977
Жыл бұрын
adoro amo o professor Olavo de Carvalho, sou paraguayo e católico apostólico romano e voto em LULA, mais independente da questão política, adoro amo esse cara de coração 💓 mesmo, tenho uma admiração gigante por ele, Lutero morreu se suicidou afirmando a fé católica de frente a uma imagem de Santa Ana ,ou virgem Maria ,era alcoólatra, louco e o vaticano aceitou 80 das suas 95 teses, TEAMO professor Olavo de Carvalho que Deus 🙏🙏 o tenha , life, independente da opção política, professor Olavo de Carvalho é muito muito inteligente, adoro amo muito essa criatura
@uguinhocunha
Жыл бұрын
Sinceramente estou estudando história "tradicional" na faculdade e estou bem desmotivado. As aulas do professor Olavo são bem mais interessantes e me impulsionam a estudar de outra maneira e outras fontes. Uma guinada a direita.
@CarlosRobertoCoutinho
8 жыл бұрын
Percebo também que as descrições sobre Lutero e Calvino, mesmo que em grande medida descrevendo desvios de conduta e fatos estranhos factuais e historicamente registrados, vai um tanto na direção do "argumentum ad hominem", o que é válido para descrever os perfis dos personagens históricos, mas não são suficientes para demonstrar seus eventuais equívocos teológicos, por exemplo. Até porque, se aplicarmos os mesmos argumentos em relação a outros teólogos católicos ou protestantes, Papas e membros dos famosos Concílios que definiram dogmas, vai ser um show de horrores que não vai nos levar a grandes conclusões. Deus e a revelação, em si, são perfeitas. Mas os homens, sua capacidade de interpretá-los e, consequentemente, a Igreja, são falhos - o que fartamente nos prova a história e o presente. Temos que ter uma busca constante pela revelação e a verdade, através das Escrituras e mesmo da razão, andarmos na luz que já cremos ter em Deus, mas é temerário simplesmente usar as falhas de homens para refutar sua obra, pois Deus sabidamente usou homens imperfeitos ao longo da história. A conduta e a moral dos homens tem o seu papel e a sua influência, é evidente, mas devemos ter uma certa compreensão das limitações humanas que, aliás, já precisamos ter com os Apóstolos, como Pedro, que negou o Senhor, ou Tiago e João, que chegaram a disputar o poder entre os discípulos de Jesus.
8 жыл бұрын
+Carlos Roberto realmente, parece uma aula muito passional, com poucas citações de fontes... Se bem q isso é complicado em uma aula
@jeanbg12
8 жыл бұрын
+Carlos Roberto Um dos principais argumentos da Revolução Protestante é o a corrupção da Igreja... aí quando se mostra que na verdade,os revolucionários não eram santos coisa nenhum, aí têm que ter cuidado porque todo homem é falho. A Igreja é a Igreja, porque mesmo tendo maus ministros no comando por exemplo, em questões de moral e fé é INFALÍVEL, pois conta com o auxílio do Espirito Santo. Agora, concordo com você. Fora da Igreja Católica, sem o auxílio do Espírito Santo, as interpretações são sempre desastrosas, pois os homens são falhos. As milhões de seitas é o exemplo mais concreto.
@wevertondacruzestevam7670
8 жыл бұрын
+Leandro Silva O que significa a palavra Igreja que Paulo fala?
8 жыл бұрын
Weverton da Cruz Estevam Eklesia, que significa assembléia. A mesma palavra é usada no sentido de "assembleia de judeus". Mas quando se referindo aos cristãos, é chamado de Igreja.
@CarlosRobertoCoutinho
7 жыл бұрын
Somente um verso da Bíblia para a sua afirmação (evidentemente presunçosa) de que a Igreja Católica é detém a exclusiva revelação: ..."onde houver dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles" (Mateus 18.20). Deus deve ver com uma mistura de humor e tristeza esses homens, como você, que se querem "donos" da sua Palavra e mover, que Ele enviou gratuitamente para todos aqueles que querem ser salvos.
@pvfurlanbr
8 жыл бұрын
Alguém tem o nome do autor sobre a biografia de Lutero que o professor Olavo cita?
@WESLEYFABRICIO.
Жыл бұрын
Boa tarde a todos, tudo bem? Quais foram os 2 livros importantes que o Professor citou nos minutos27:53?
@eugeniaaguiar7593
3 жыл бұрын
Nossa, precisava desse vídeo!
@rogeriosa7895
2 жыл бұрын
Digo o mesmo!
@felipemarkmcfly2713
8 жыл бұрын
Olavao é foda kkk muita opressão por minuto de vídeo gravado... Coca, cigarro, café e sangue de Maria
@perymeison7270
8 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkk
@alansenacarlos8358
6 жыл бұрын
hahahahahahha!
@solangecoutinho160
5 жыл бұрын
A bíblia, nunca falou em nossa Senhora... Não tem base bíblica.
@sebastiaosantana5037
5 жыл бұрын
@@solangecoutinho160 Por que não foi permitido falar Nossa Senhora, justamente para oculta-la das escrituras e que fosse citada apenas o necessário como "Mulher", para manifestar a Glória de Jesus Cristo. Você não pode amar aquilo que realmente não conhece.
@alvaroreis94
5 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkk
@connwarrior8752
8 жыл бұрын
excelente comentário sobre Martinho Lutéro e seu caráter Alemao. Lutero foi também um grande anti-semita, suas obras literárias , especialmente "Sobre os Judeus e suas Mentiras", dao prova disto.
@IrvsonSantos
5 жыл бұрын
Se não sabe, os Judeus recusam os livros a partir de Matheus se nao me engano, eles (maioria) não acreditam que Jesus é filho unigênito de Deus, acreditam que ele foi apenas um profeta, Lutero contesta isso.
@joaomarcoscantarin8023
5 жыл бұрын
Lutero e Zwinglio 2 fundadores da religião protestante, exaltam a grandeza de Maria......Fonte da informação....Vídeo..........Quem são os irmãos de JESUS, e qual sua relação com a virgindade perpétua de Maria..............., a partir dos 12 minutos ele mostra este tópico e respectivas referências.....FIQUEM NA PAZ.
@adjairjunior6497
2 ай бұрын
Quanto mais conheço a Santa Igreja, mais a amo, pelo Cristo que encontro nela! Ninguém ama o que não conhece! Estudem antes de criticar! Esse é o conselho! Mas estudem sem a ignorância protestante, onde tentam sustentar mentiras contadas 1000 vezes! Não percam tempo! Quer conhecer a Igreja? Compre o Catecismo e leia! Nele está tudo o que a Igreja vive! Deus abençoe! Sábio professor Olavo!
@joicemar.s.m4835
4 жыл бұрын
Bom conhecer o outro lado da história
@renergregorio885
6 жыл бұрын
Esse cara é fantástico.
@carlosaraujo7622
2 жыл бұрын
Professor o senhor tá caduco homem, esqueceu de tomar algum remédio, de pressão, ou de que,,? Você não sabe que,mesmo o samgue de Maria tendo ou não o D N A de Maria não nos interessa? Porque o prometido, capaz de fazer o sacrifício na Cruz pelo pecado da humanidade, era é só Cristo mesmo? Nem que Maria quisesse tomar comta do caso,para resolver por nós, o favor da Salvação, não seria aceita por Deus? Porque o Cordeiro para o sacrifício teria que ser , macho um homem, não poderia ser mulher, Deus não à cestaria? O senhor não sabe diso? Ahh vovó crie juízo, eu acho que você não tá caducamdo. Tá? Akkkkkk
@raulmeloferreira
7 жыл бұрын
41:30 mais ou menos, porque em outros versículos Maria é igualada as outras pessoas: "E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bemaventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam."
@catharinanaegele5081
4 жыл бұрын
Raul Melo Maria nunca será igual a outras pessoas porque ela é a mãe de Deus. O sangue que te remiu na cruz é o sangue dela. Quando Jesus diz isso Ele a coloca acima de todos os homens, pois ela é o maior exemplo de quem ouviu as palavras de Deus e as guardou. “Ela guardava todas essas coisas em seu coração”. A serva mais humilde e obediente: “eis aqui a escrava do Senhor, faça - se em mim segundo a tua palavra.“ aquela q deixa pra nós o seu testamento “façam o que Ele vos disser” e intercede por nós junto ao Seu amado filho! Não é difícil entender isso
@reginaaparecida4944
4 жыл бұрын
Maria é cheia de graça, bendita entre as mulheres. Jesus não excluiu Maria da família dele, mas incluiu as pessoas que fazem a vontade de Deus.
@herminiadosreissantiago8302
4 жыл бұрын
Sim sim
@gabrielafassarella3077
4 жыл бұрын
A mulher de Genesis, a mulher mãe de Jesus, a mulher vestida de sol. A MULHER... Essa Mulher é a nova Eva que Cristo Veio buscar. Medite esse grande mistério de Jesus Deus ser gerando em Maria.
@dsdcp
3 жыл бұрын
Raul, parece que vc escreveu em japonês. as pessoas nao querem entender que há um só mediador entre Deus e os homens.
@derickpereira569
3 жыл бұрын
Deus salve a Santa Igreja, a igreja fundada por NSJC
@marcustuliuscicero4605
2 жыл бұрын
Jesus não fundou igreja nenhuma, muito menos a Católica. No Novo Testamento, igreja (ekklesia) significa assembéia, pessoas que se reuniam em casa ou em praças. Nunca foi sinônimo de templo e muito menos de instituição burocrátia.
@MatheusFelipe-nz7ok
2 жыл бұрын
@@marcustuliuscicero4605 Pesquisa o que a igreja católica entende por "igreja" no sentido visível e invisível.
@lucieneantonia5893
5 жыл бұрын
Graças a Deus não sou protestante. Se a humanidade de Jesus não é a de Maria como acreditam os protestantes, então Davi e toda a sua geração ressucitou todos de uma vez só e fecundou, gerou e deu a luz Jesus.
@vivtyler100
7 жыл бұрын
Nossa tá cheio de mestres nos comentários , estou impressionada.... u.u
@polakorafa
7 жыл бұрын
Muitos, impressionante. Só Doutor, Mestre, filósofo, historiador. É tenso ler os comentários.
@LucasAlves-gq9hp
7 жыл бұрын
Argumentos??? Acho que não.
@Nietzsche_Sincero
6 жыл бұрын
Viva o criacionismo, DEUS JESUS e espirito Santo !
@mariaanamartinsdemorais6160
5 жыл бұрын
@@polakorafa Doutores, filósofos e historiadores não entendem o que é espiritual. As coisas de Deus só se discernem espiritualmente. O homem natural como o senhor Olavo que procura discernir as coisas espirituais de Deus por vias de conhecimento intelectual, nunca vai entender os propósitos de Deus. 1Corintios 2.14 . Tem que nascer de novo, nascer da água e do Espírito para ser dominado pelo Espírito Santo que dá discernimento das coisas divinas que são espirituais. João 3. 3, 5. Nicodemos era um homem extremamente culto e religioso ele era mestre em Israel, Rabino em Israel. Mas não tinha o Espírito Santo. Por isso não entendia as coisas espirituais. João 3.9,10.
@adrianodosveras
5 жыл бұрын
Pô... e eu então sou um... o melhor tenho eu a impressão sem me comparar!
@airtoncesar9471
8 жыл бұрын
O olavo fuma cigarro, bebe coca cola e café ao mesmo tempo. ele ainda vive? louco!
@lucaspetry5177
8 жыл бұрын
kkkkkk Olavo mito
@sidneicorrea1763
7 жыл бұрын
Airton Cesar kkkkkkk
@washingtonsouza.2183
7 жыл бұрын
Foi patrocinado pela Coca , não reparou que teve um momento em que "recebeu" uma ordem para dar um golfada ??? (E o cara ainda mete o pau na concorrente Pepsi ...)
@oprocurado1000
7 жыл бұрын
kkkk
@fernanda1476
7 жыл бұрын
Airton Cesar kkkkk verdade
@yurigomes1364
5 ай бұрын
Precisa de um grande discernimento para entender a modéstia que o professor está os ensinando nessa aula. Não temos certeza nenhuma da salvação, precisamos apenas praticar a religião e arrependimento dos pecados
@evasterenberg
3 жыл бұрын
Professor Olavo! Pessoa digníssima! Precisamos de mais mestres assim!
@andersonoliveira4195
3 жыл бұрын
Foi S. João Crisóstomo no Século IV que cunhou pela primeira vez o nome, “Bíblia”, porque nem os judeus a chamavam assim. A palavra “Bíblia” vem do Grego “Biblos” = O Livro. (1) Foi S.Atanásio, que através de sua Carta dirigida às Igrejas sob sua jurisdição em Constantinopla, que delimitou o Novo Testamento tal como conhecemos hoje. E isto ocorreu no ano de 367 DC. (2) Em 390 a Igreja reuniu os livros que hoje compõem a Bíblia a partir da versão da Septuaginta para os livros do Velho Testamento, e que foi a versão que Cristo e os Apóstolos usaram nas citações contidas do VT nos Evangelhos e Cartas Apostólicas. (Eles não usaram a versão de Jâmnia porque o cânon do Sínodo de Jâmnia ocorreu posteriormente, no ano 100 DC., e foi organizado para expurgar os livros cristãos da Bíblia.) (3) Contraditoriamente, Lutero foi buscar no Canon de Jâmnia a base para a sua Bíblia, justo o Sínodo fariseu que criou as regras para expurgar das Escrituras os textos cristãos. Segue-se, no inicio dos anos 400 a tradução de S. Jerônimo de toda a Bíblia, VT e NT, dos originais gregos, aramaicos e hebraicos, o que chamamos de Vulgata Latina, onde o “vulgata” quer dizer "popular" pois o latim vulgar era a língua falada pelo povo e não pela Igreja, que usava o latim eclesiástico, mais elaborado e difícil. (4) No século VII, ocorreu a primeira tradução da Bíblia para uma nova língua surgida pela formação dos Estados Nacionais, a Bíblia foi traduzida para o Francês. Também no século VII foi feita a tradução para o Alemão, a primeira, não a de Lutero, que só seria feita 800 anos depois. (5) Para o Inglês a Bíblia católica foi traduzida no século VIII, por Adelmo, bispo de Sherborne, e S. Beda o Venerável. Uma tradução do século IX da Bíblia para o inglês (no dialeto anglo-saxão) foi feita por Alfred. Uma tradução do séc. X para o inglês foi feita por Aelfric. Foi feita uma tradução em 1361 da maior parte das Escrituras no dialeto inglês (anglo-normando). Isto foi vinte anos antes da tradução de Wycliffe em 1381. (6) Também no século IX, a Bíblia foi traduzida para o Eslavo, por Cirilo e Metódio, evangelizadores desses povos. (7) A divisão da Bíblia em capítulos e versículos, que os protestantes usam para se situarem, foi uma criação de um Bispo Católico, o arcebispo católico britânico de Canterbury, St. Estêvão Langton (morreu em 1228), que foi o primeiro a dividir as Escrituras em capítulos: 1.163 capítulos no VT e 260 no NT. (8) A primeira versão da Bíblia para o Espanhol ocorreu no século XIII , sob o Rei Afonso V de Castela, 300 anos antes de Lutero. (9) Em 1300 D.C. temos a primeira tradução da Bíblia para o Norueguês, 200 anos antes de Lutero. (10) E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, 29 anos antes de Lutero nascer. (11) A impressão da Bíblia por Gutemberg fez com que ela se popularizasse ainda mais, cem anos antes da revolta protestante. Veja, agora, uma recomendação católica anterior à Revolta protestante: "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação" (12) O próprio Lutero disse: "foi um efeito do poder de Deus que o papado preservou, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, o texto dos Santos Evangelhos, que era costume ler no púlpito na língua vernácula de cada nação..." (13) Como se vê, a falácia protestante de que a Igreja foi contrária à Bíblia, é, não somente uma falsidade, como não possui qualquer embasamento histórico.
@o3024
6 жыл бұрын
Sobre as indulgências do começo do texto, me dê um exemplo de uma punição temporal? E msm que fosse temporal ainda seria pecado?
@israeljunior8112
6 жыл бұрын
Ivan S se for pra citar erros desse vídeo ficaria chato de ler todo o comentário... A história do "sangue de Maria" até doeu nos ouvidos... Kkkk... Não entendo pq admiram tanto esse cara... Ele até faz boas análises mas as opniões dele são terríveis... Deve ser preguiça de pensar...
@paulomarcelojeronimojr.4747
5 жыл бұрын
O que o Olavo está dizendo é que as indulgências que eram vendidas eram como se fosse as fianças de hoje, era contra crimes não as indulgências católicas que existem até hoje ao qual são fruto de penitência de monjis que vivem orando em prol dos pecadores. A igreja administrava isso pois nesse tempo estado e religião eram ligados
@adraacg
5 жыл бұрын
Só assistir o vídeo e entenderá.
@cesarroberto8506
5 жыл бұрын
Nunca foi perdão dos pecados. Você esta cego e surdo!
@aerotinindo
4 жыл бұрын
@@israeljunior8112 quando um bebê está na barriga ele recebe o sangue de quem ?
@guilhermecarvalho9534
3 жыл бұрын
Já vi esse vídeo tantas vezes que até perdi a conta
Os mais velhos geralmente são pacientes e compreensíveis com os mais novos. Temos 1500 anos a mais🙂...compreendo o protesto, a mentalidade revolucionária típica de jovens 😊
@lucasfmmelo
8 ай бұрын
Boa noite. Gostaria de saber o autor do livro da biografia de Lutero. Alguém sabe? Agradeço aqui quem souber e puder me responder; um grande abraço. E essa é uma excelente aula!
@viniciusalvesdaguirra3101
8 ай бұрын
4:05 o nome do autor citado pelo prof. Olavo é Heinrich Denifle.
@fabinsonpirapozinho2452
6 жыл бұрын
Que vontade de fumar um cigarro desse
@kaleomariz1000
2 жыл бұрын
Olavo, eu esperava mais dele! Ele disse: “o sonho de Lutero era nacionalista, retirar a influência católica da Alemanha e criar uma república alemã!” Não existia Alemanha nesse tempo. Não existia noção de ‘identidade alemã” o que existia era o “sacro-império-romano-germânico” onde vivia uma multidão de diferentes etnias com línguas diferentes (alemães, polacos, tchecos, eslavos e etc.) A etnia alemã não era unida, falavam vários dialetos diferentes (e até hoje falam).
@marceloadrianopinheiro9471
2 жыл бұрын
O Ato relevante da Cruz foi a vida que foi dada e não foi a vida de Maria que foi dada e sim a vida do Santo, sem pecado. Quanto à linhagem, apenas foi cumprida a profecia que diz que o Messias viria da tribo de Judá.
@nalimartinsdasilva9576
5 жыл бұрын
Quando trabalhava nunca vi ocorrências envolvendo padre mas pastor , sim.
@jorgeluisdeoliveira2691
4 жыл бұрын
É mesmo? Já pesquisou quantos escândalos de pedofilia só na Austrália? 4000. Abaixa a bola aí amigo.
@victorhugo-io5zq
4 жыл бұрын
por isso que tem muito pedofilo livre , tem uns pra passar pano
@katiasantos3803
4 жыл бұрын
Assista no KZitem The silence in the house of God.
@katiasantos3803
4 жыл бұрын
No KZitem The silence in the house of God
@elisangelar2073
4 жыл бұрын
O que mais os meios e comunicação expõe são os crimes da seita romana
@Rotebuehl1
8 жыл бұрын
O Olavo é maravilhoso! ;-)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))) Ele transtorna todas as certezas e pudibúncias que existem na maior parte das pessoas, que se metem nestas andanças! E, "óbviamente", fica tudo danado, danadíssimo, depois de perceberem e entenderem o que o chato do Olavo diz! São todos espertalhões, são todos eruditíssimos, são todos correctíssimos, são todos "o-raio-que-os-parta-a-todíssimos" !!! ***LooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooL***
@robsoncosta2595
5 жыл бұрын
O que é pudibúncias?
@robsoncosta2595
5 жыл бұрын
o que são*
@bethborn5636
5 жыл бұрын
Querido Gilliard Brasilino Leia a "Legítima Interpretação da Bíblia" de Lúcio Navarro !
@viniciusouza01
4 жыл бұрын
Qual o nome do autor da biografia indicada pelo Olavo? Pois está difícil de entender o que ele disse.
@valdemarismael4254
3 жыл бұрын
Onde conseguimos esse artigo que ele escreveu? Quem puder mandar o link, agradecerei profundamente.
@marciamel6960
5 жыл бұрын
Deus lhe dê as respostas. Jesus is the Lord.
@carlossouza7736
5 жыл бұрын
Boa noite. Que aula! Muito boa! Obrigado.
@construindofibras5431
3 ай бұрын
Olavo fala inúmeras verdades, assim como ignora muitas outras. Devemos saber ponderar, uma pessoa pode falar verdades e ainda assim falar mentiras. Um grande estudioso com certeza mas as palavras que saem da sua boca não são inquestionáveis.
@gato.branco
2 жыл бұрын
Quais os nomes dos 2 livros que ele menciona em 44:05 sobre mitos criados contra a Igreja Católica pelo protestantismo?
@oresiliente2139
5 жыл бұрын
Outra maldade do Olavo é não dar nomes aos bois, quando chama a igreja anglicana de reformada. A igreja anglicana perseguia os puritanos justamente pelo fato dos puritanos desejarem que a igreja anglicano fosse de fato reformada. Olavo se vai falar de historia conte-a toda.
@marcoaciciriello
5 жыл бұрын
Uma aula mesmo! Grato professor.
@gabrielhaussmann4747
4 жыл бұрын
Tem um link de pdf dos artigos citados pelo Olavo?
@MatheusHenrique-ss6jr
Жыл бұрын
Alguém sabe qual o nome do autor que ele menciona no minuto 4:10 ?
@pedroferreira1593
5 жыл бұрын
Ansiedade pura! Eis a representação da humanidade! Bom dia, Olavo!🙏👍🏽
@smem519
6 жыл бұрын
Sr. Olavo esta constatção do anti-catolicismo no cinema já era evidente para mim há muito tempo!!! Aliás, a propósito, já li manifestação de um expoente pensador americano,( cujo nome não recordo agora), que o anti-catolicismo é o único preconceito socialmente aceito nos Estados Unidos, pasmem!!!!!
@gustavomesquita1076
Жыл бұрын
Se caso essa aula for do COF, qual é ela ?
@ruipedro.
8 ай бұрын
4:05 refere-se a que livro? Não consegui perceber
@arthurpalacio3992
5 жыл бұрын
O governante que ama sua cidade pode esperar ser destruído por ela Nicolau Maquiavel
@marciosantana9873
5 жыл бұрын
Professor, a genealogia chega a José marido de Maria, da qual nasceu Jesus.
@olimpioabreu8459
5 жыл бұрын
Tem duas genealogias, uma em Mateus e outra em Lucas.
@marciosantana9873
5 жыл бұрын
@@olimpioabreu8459 mas...nas duas chegam ao pai, não?
@heidegerage6318
5 жыл бұрын
E claro que vc pensou tb, que isso trata da genealogia de Maria, né? Pois José que o Olavo cita, não teve participação de espermatozóide... Né? Pra nós católicos é uma concepção divina. José esteve nos planos de Deus para honrar Maria e defender ao Menino Deus.
@fabianoantonio6162
5 жыл бұрын
Mas Olavo erro na questão da genealogia??? não tem como você falar José e dizer que foi Maria???? (É José ou é Maria.??)
@marciosantana9873
5 жыл бұрын
@@heidegerage6318 Olá boa noite. Também tenho como verdade que a concepção de Jesus foi divina e sem a participação de José, aliás José não a conheceu biblicamente até o nascimento de Jesus e isso está registrado. Preciso de ajuda pra alcançar o pensamento do professor em fazer a genealogia chegar a Maria, pessoa do meu total respeito por ter sido "a escolhida" de Deus.
@jphtavares
5 жыл бұрын
Só há um apontamento: o nacionalismo alemão estava latente em poucos indivíduos, hoje é uma força política em crescimento espoletada pela crise dos refigiados.
@kaleomariz1000
2 жыл бұрын
Esse vídeo erra em muita coisa. O século XVI (1500’s) não foi o século do nacionalismo. Alemanha e Itália nem eram países ainda. Eram uma multiplicidade de reinos e cidades independentes onde se falavam línguas diferentes. Na França mesmo, o sul da França se falava occitano. E não o francês oficial de Paris. Ali era o século das monarquias absolutistas e não do nacionalismo. Nacionalismo vem só depois da revolução francesa (1789) onde foi necessário os governos criarem uma união do povo não baseado na fidelidade ao rei e Deus, mas ao senso de pertencer à pátria.
@MsKaraku
5 жыл бұрын
Genial Prof. Olavo de Carvalho. Uma grande parcela de evangélicos ficam P da vida kkkkkkkkkkkkk, que se danem. Pegar católicozinho jujuba pra discutir é fácil. Quero ver fazer frente com um Olavo, ou Bernardo Küster, ou Padre Paulo Ricardo, ou Carlos Nougué etc. Acho bão demais sô kkkkkkkkkkkkk. #OlavotemRazão
@mariafatima1757
5 жыл бұрын
Gosto de seus esclarecimentos . Me sinto católica e vou morrer católica e tenho amigos evangélicos. TUDO COM JESUS, NADA SEM MARIA.
@lincolnnakamura6198
5 жыл бұрын
Eu também acredito que Jesus tinha o sangue de Maria. Mas Jesus homem. Despois que ele morreu na cruz, reviveu e ao terceiro dia voltou a ser Deus. Ele mesmo não chamava mais Maria de mãe. Além disso, ela casou com José e teve uma vida conjugal normal após nascimento de Cristo e teve outros filhos. Não vejo nada de mal nisso, mas não faz sentido chama-la de virgem até hoje.
@Tutoriais292
4 жыл бұрын
Se onde Jesus andou é santo imagine o ventre que o gerou
@taniamaraknorr6886
2 жыл бұрын
Amém,Maria de Fátima,eu também
@olgah.d.thomazdeaquino4037
Жыл бұрын
@@lincolnnakamura6198 - Ou seja, a Virgem Maria já era bem aventurada antes mesmo de ser fecundada pelo Espírito Santo. Pois, ninguém mais do que ela, ouvia e observava a Palavra de Deus, tanto que foi em seu ventre que o Verbo se fez Carne, quando em total obediência e confiança em Deus, respondeu o seu SIM, sem titubear, Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa vontade, ela fazia a vontade do Pai, que está no céu. Ave Maria, bendita sois vós entre as mulheres, porque encontraste graça diante do Senhor e foste escolhida por Ele para ser a mãe de Seu Filho único, que é Deus na Terra, pois o Senhor é convosco e está em teu ventre, esse Fruto bendito é Emmanuel e será o Cristo Salvador de todos os homens, pois Ele vem para a remissão dos pecados. Somente uma Virgem pura, Santa, sem pecado original, poderia ter um óvulo sagrado que pudesse ser fecundado pelo Espírito Santo, para poder gerar e dar a luz ao Filho único de Deus, Jesus.
@leandromede
2 ай бұрын
Maria era pecadora como qualquer um de nós, santo só o Senhor Jesus Cristo.
@alexandregb566
2 ай бұрын
Qual é o nome do autor que escreveu a biografia de Lutero que o Olavo citou?
@bete8938
5 жыл бұрын
Se Protestantes estiver salvos , então não existe inferno .
@nildapinheiro7241
5 жыл бұрын
Não é velho gagá não, mais respeito por favor com quem busca conhecimento e não a retém para si.Parabens professor👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@NeyVasconcellosJr
5 жыл бұрын
Verdade
@filipesilva5582
5 жыл бұрын
O PROFESSOR ESTÁ MAIS CERTO QUE MUITOS PASTORES, O SANGUE DE IARRUSCHUA, É DE DAVI SUA DESCENDÊNCIA, COMO ESTA ESCRITO: (TODO ESPIRITO QUE NÃO CONFESSA QUE IARRUSCHUA NÃO VEIO EM CARNE, É DO ANTI MESSIAS.)
@luangustavo2100
5 жыл бұрын
Tem jovens nem para gagá serve, pois não tem cérebro, tem merd@ na cabeça.
@rafaelrodrigues2096
8 жыл бұрын
Acho engraçado a quantidade de pessoas que admiram o professor Olavo de Carvalho, mas basta ele dizer algo que vai contra o que essa pessoa pensa é ela já o considera um idiota intelectual. Por favor né
@clelsoncamargo1046
5 жыл бұрын
Não!!! O idiota intelectual é aquele q não julga o q ouve. É aquele q elege um ídolo e então passa a dizer amém a tudo o q ele diz, sem raciocinar sobre isso. Só Deus não erra.
@mariaanamartinsdemorais6160
5 жыл бұрын
@@clelsoncamargo1046 Eu não o vejo como um idiota. Ele é um homem intelectual. Só que ele está tentando interpretar as sagradas escrituras de acordo com a sua inteligência. Dr acordo cpm o seu conhecimento intelectual. Ele não sabe as coisas de Deus só se discernem espiritualmente. O homem natural, por mais intelectual que seja, não consegue entender as coisas espirituais que só é possível discernir quem tem o Espírito Santo. 1Cor 2.12-14. Por isso a necessidade do novo nascimento. Nicodemos era um homem extremamente culto, religioso e intelectual. Ele era mestre em Israel. Mas Jesus disse a ele que toda a sua sabedoria não bastava. Era necessário nascer de novo, nascer da água e do Espírito. João 3.3-10. Quem não tem o Espírito Santo de Deus não é de Deus. Rm. 8,9. Pode até ser religioso e intelectual como Nicodemos.
@jonasbarros779
4 жыл бұрын
É possível admirar alguém por sua contribuição intelectual e, ao mesmo tempo, encontrar pontos para criticar e discordar... Aristóteles fez isso com Platão, ou será que Olavo tem o manto da inerrância e infalibilidade ?
@Eyelash85
Жыл бұрын
Acho interessante um intelectual católico falar sobre o protestantismo a partir do seu ponto de vista. Veja Augusto Nicodemus falando sobre o catolicismo para ver como perceber essa religião do ponto se vista protestante.
@lucasmanoel6139
Жыл бұрын
Alguem sabe que livro é esse? 1:02:27 não consegui achar
@eduardodasilvaweber2783
Жыл бұрын
O Código dos Códigos, de Northrop Frye. Hoje tem tradução, mas na época do vídeo não tinha.
Пікірлер: 5 М.