Vdd. Sempre duvidei dessa filosofia de evolução aí, mas não encontrava especialistas que refutassem tal teoria, finalmente encontrei um.
@resenhaforense
Жыл бұрын
Caramba. O Gorgonoid aqui!
@birobiro3302
Жыл бұрын
Gorgooooo, el brabo!!!
@historiacomkirach3984
Жыл бұрын
Caramba Gorgonoid por aqui. Mente e corpo em movimento 💪
@marcusviniciusvalle9095
Жыл бұрын
Gorgo, tu é onipresente? Kkkk
@sagresdoporto
Жыл бұрын
Mas é verdade, teve uma vez que eu estava para perder o ônibus e acabei por desenvolver uma terceira perna para correr mais rápido. Mas isso foi por causa do ambiente que estava exposto a radiação.
@wolfguardian8444
Жыл бұрын
Para né véi kkkkk
@morteedesespero
Жыл бұрын
Quebrei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@GabrielA.Z.
Жыл бұрын
acredito em voce, depois de ouvir tanta merda criacionista voce desenvolveu um transtorno mental naqual teve a sensação que tinha uma terceira perna
@andreluizmolica
Жыл бұрын
É exatamente assim que a evolução funciona... "aí que burro, dá zero pra ele".
@adelciodoria6358
Жыл бұрын
Nossa...Pílula!...que invertida mais feia...Ficou a ver navios...."Que vou dizer lá em casa pros meus alunos..."Vai estudar mais, filho!...Não é só estudar é fazer, com humildade, uma reflexão dessa sua hipótese de teoria evolutiva.
@pablonogueiragoncalvesdiog4926
15 күн бұрын
Pirula também é PhD em zoologia, só lembrando.
@cyrocunha476
Жыл бұрын
Caríssimo Professor, é chegada a hora do senhor escrever um livro! Sim, todos nós, com certeza, estamos sedentos de fontes seguras para balizarmos e aprimorarmos nossos conhecimentos sobre esse espinhoso assunto que é a hipótese da Evolução. Com os tesouros da filosofia aristotélica-tomista encontraríamos a ordem metafisica para solucionarmos problemas elementares. Em nome de seus seguidores, cá estamos a implorar seu trabalho intelectual, garantindo assim nosso genuíno desiderato. Muito grato, Cyro, desde Floripa!
@cockus4192
Жыл бұрын
bruh
Жыл бұрын
Vou acabar me rendendo aos pedidos e escrevendo mesmo. Até o Prof. Nouguè me pediu. Salve Maria.
@brunomarim4942
Жыл бұрын
Concordo
@GabrielA.Z.
Жыл бұрын
Acho que o Dr. Romulo é tão burro que nem saberia escrever um paragrafo
@aprigio64
Жыл бұрын
@ O mais rápido possível professor.
@fernandabaptistajs2
Жыл бұрын
Adoro seus vídeos, professor; meu mal é sempre clicar em um pra assistir, porque quando começo, não consigo parar. Siga firme no seu trabalho aqui no KZitem. O senhor é sempre muito cirúrgico e prático, nada de enrolação e nem sequer uma opinião, só expõe fatos.
Жыл бұрын
Muito obrigado pelo elogio, Fernanda. Fique com Deus.
@emdefesadopapa1986
Жыл бұрын
Você parece a moça do canal Dom Quixote para Todos
@fernandacarvalhocb
Жыл бұрын
@@emdefesadopapa1986 talvez porque sejamos a mesma pessoa hahaha 😆
@cassionunespreview5287
Жыл бұрын
31:38 Pirula comete uma variação da falácia do apostador, também conhecida como falácia de Monte Carlo ou falácia do amadurecimento das chances, consiste na crença de que a ocorrência de desvios no comportamento esperado para uma sequência de eventos independentes de algum processo aleatório implica uma maior probabilidade de se obter, em seguida, desvios na direção oposta. Um exemplo ilustrativo seria, no caso do lançamento de uma moeda justa, a crença de que o fato de terem ocorrido 9 caras faria com que a probabilidade de obtenção de coroa para o próximo lançamento fosse maior, quando na realidade ambas continuam iguais a 1/2.
@GabrielA.Z.
Жыл бұрын
Falou o cara cujo a foto de perfiu é um corno
@Rinbeiro
Жыл бұрын
Se vc parar pra pensar n kkkk eu sei q é só por causa do exemplo, mas por causa da massa dos relevos de cada face da moeda isso muda quem mais vencer ou ganhar, claro, em uma probabilidade astronomicamente baixa, mas muda, e tbm que levando essa tese pra algo mais complexo doq uma moeda podemos ter estatísticas mais exatas
@abrangentemente
9 ай бұрын
@@GabrielA.Z.mais o que isso refuta a análise dele? Você ataca a pessoa e não a ideia demonstra que você é uma pessoa ignorante... Porque na falta de argumentos sobra xingamentos e se você acredita ser um macaco que evoluiu está regredindo e não fará parte da seleção natural kkkk
@tiagoantunesmarques7500
4 ай бұрын
imagine uma caixa com mil pedras brancas e uma verde , a pedra verde seria a mutação benéfica e as brancas mutações prejudiciais ou sem muita importância, com o aumento da população e com bastante tempo,um dia a pedra verde virá ,e será preservada pela seleção natural. Surgi uma pergunta, e se não existir a pedra verde ? e se dentro da caixa só tiver pedras brancas ? pra provar a evolução,teria que provar a existência da "pedra verde" , até hoje não se viu isso.
@tiagoantunesmarques7500
4 ай бұрын
imagine uma caixa com mil pedras brancas e uma verde , a pedra verde seria a mutação benéfica e as brancas mutações prejudiciais ou sem muita importância, com o aumento da população e com bastante tempo,um dia a pedra verde virá ,e será preservada pela seleção natural. Surgi uma pergunta, e se não existir a pedra verde ? e se dentro da caixa só tiver pedras brancas ? pra provar a evolução,teria que provar a existência da "pedra verde" , até hoje não se viu isso.
@PedroHenrique-zl2ol
Жыл бұрын
Por favor Dr. Rômulo, aceite o convite do Victorelli para debater com esse sujeito Pirula. Acho que seria de muito proveito para nós que querem aprender.
@vioseph
Жыл бұрын
up
@murilo51738
Жыл бұрын
up
@lucascarvalho9233
Жыл бұрын
Up
@sagresdoporto
Жыл бұрын
Up
@victorradtrad6464
Жыл бұрын
Up
@vitoremanuel9110
Жыл бұрын
Seu canal é uma luz, não tem jeito, simplesmente o melhor canal que eu ja conheci, que você cresca aqui no youtube e tenha muita saúde!!!
@crz2366
Жыл бұрын
O exemplo que Pirula deu do relógio KKKKKK. O cara fez uma PROGRAMAÇÃO, com diversas definições, com intenção, com formas específicas de se fazer algo (algoritmos), etc. Não só cai no problema do Boeing, mas.. lembra algo? Essas analogias com computação serviriam muito mais para um cristão que um ateu. Mas né.. o cara diz que Dawkins é ótimo.. hahahaha.
@arrudabruno10
Ай бұрын
Foi pelo comentário do do Dr. Rômulo que eu acabei notando a intencionalidade do algoritmo e como isso na verdade acaba se tornando mais um exemplo de um design inteligente do que do processo darwinista.
@gabrieldias6430
Жыл бұрын
Caramba, lá pelas tantas o pirula disse que teve um cara que criou uma inteligência artificial que faz relógios, mas tendo um ser inteligente por trás do computador para criar cada funcionalidade do programa isso tudo é muito fácil. Seria mais imteressante ficar clicando aleatoriamente no teclado até criar o mesmíssimo programa, se conseguissem fazer isso, aí, talvez, eles tivessem um ponto razoável
@skilo581
Жыл бұрын
Ainda nesse último exemplo se incorre no mesmo erro que o Rômulo apontou. Há aí um fim a ser obtido (o programa). Na evolução não há nenhum fim.
@rubensdourado5010
Жыл бұрын
A aleatoriedade só pode dar um resultado X com um fim e pré condições já estabelecidas. Ou seja, um ajuste fino deliberado, com intenção. Isso é uma premissa básica da análise combinatória.
@comoserretardadocomoeu.1419
2 ай бұрын
@@skilo581 Vamos pensar um pouco, se você tá falando que a evolução não tem nenhum fim não estaríamos nem aqui.
@Cortesinsanos657
Жыл бұрын
Ciência, filosofia, lógica, retórica admirável, e sinceridade a respeito da vdd. Conteúdo sensacional!!!
@ricardofolive
Жыл бұрын
"Nos queremos que voce explique como o organismo vem a se adaptar" esta é a questão crucial. Se considerarmos o modo "a la Darwin" seria por passos pequenos e sucessivos mas isso resultaria num degradê que não aparece no registro fossil. Alem disso o meio que seleciona nao sabe projetar orgaos, apenas selecionar os que estao mais aptos. Mas se optarmos por saltos, a explicação se aproxima de magica. Isto é um dilema.
@GabrielA.Z.
Жыл бұрын
isto é um dilema apenas para pessoas como o Ricardo Ferreira de Oliveira que possuem degeneração cerebral em estado avançado
@ricardofolive
Жыл бұрын
@@GabrielA.Z. Xingar sem argumentar só expõe a tua limitação. Xingar é muito fácil qualquer ser humano consegue xingar. Já argumentar exige um pouco mais do cérebro, e são poucos capazes. Tenha uma boa semana, e quem sabe comece a ler um livro, arranje uma namorada e pare de jogar videogame.
@aprigio64
Жыл бұрын
@@ricardofolive Não perca tempo com este tipo Ricardo.
@Rinbeiro
Жыл бұрын
@@ricardofolivedesculpa mas tive q rir kkkk
@RamozinBiblical
6 ай бұрын
E ela seleciona organismo já com as tais características mais vantajosas. Ela não explica como se deu o processo
@ricardofolive
Жыл бұрын
Tambem gostei da admissão fo Pirula de que a mutação ocorre ao acaso. No passado em debate com uma paleontologa da UFRJ a mesma afirmou que as mutações nao se davam ao acaso porque haviam sítios com maior probabilidade de mutação . Ora isso é desconhecer que pelo fato da distribuição de probabilidade não ser uniforme nao implica em determinismo.
@DooMWhite
2 жыл бұрын
35:33 Pirula dando show de desconhecimento sobre estatística quando ele é um cientista.
@juquinha3181
4 ай бұрын
Esses "cientistas" de you tube sabem no mínimo jogar os dados em um python, ou no R mas não tem conhecimento sólido nenhum em estatística. Aposto que pagam a um estatístico para consertar seus trabalhos antes de publicar.
@comoserretardadocomoeu.1419
2 ай бұрын
No caso o que ele falou está correto, a mutação genética faz parte da evolução e ela é calculada por probabilidade, mas os cientistas do "you tube" só sabem comentar umas asneira e é isso
@q1qq2
21 күн бұрын
Mas o Pirula é cientista ? Não acompanho mt ele, achava que ele era pesquisador
@mundomusicaearte
23 күн бұрын
A Girafa ao acaso desenvolveu um pescoço muito longo prevendo que chegaria um dia em que precisaria alcançar comida em lugares altos, só que esse dia nunca chegou e então elas desenvolveram a capacidade de abaixar o pescoço e continuam comendo em lugares baixos mesmo.
@CCVP666
Жыл бұрын
Muito interessante que o Pirula rejeita a Deus, mas não só aceita como também propõe um demiurgo como causa necessária para a viabilidade de suas teses, kkkkkkkk
@DevaneiosdeumOtaku
Жыл бұрын
Estavas devendo uma refutação ao Pirula ha tempos. Aliás, muito bem-feita e honesta!
@quecarabom6503
14 күн бұрын
Curioso que durante todo o vídeo você não compreende o que seu interlocutor diz, quando não simplifica o discurso pra criar uma contradição de forma rasa. E as pessoas não perceberem isso me assusta tremendamente. Bizarro o nível intelectual de alguns PhD.
@arthurmelo9404
2 сағат бұрын
Adam Levine, seus argumentos são muito sólidos pra refutação do evolucionismo. Se eu tivesse tempo, certamente pediria indicação de leituras mais profundas que me ajudassem a ter uma visão mais profunda sobre essa temática.
@marcosrobsonsachet
Жыл бұрын
O acaso pode criar um ser vivo, mas um furação não pode construir casas por onde passa kkkk É um acaso cheio de condicionais, parece até um acaso inteligente, um Design.
@comoserretardadocomoeu.1419
2 ай бұрын
O nome do design chama PROBABILIDADE.
@prof_thigas
7 күн бұрын
Sou matemático e não consigo entender o argumento do Pirula sobre a diminuição de probabilidade. Mesmo o cálculo de uma probabilidade condicional não modifica o cálculo inicial, pois a as condicionalidade já deve ser considerada no início do cálculo.
@mundomusicaearte
20 күн бұрын
30:00 quantos relógios a natureza já produziu ao acaso?
@niklausmikaelson7901
2 ай бұрын
Excelente Dr Rômulo... Esse canal é necessário.
@silviocarneir
Жыл бұрын
Seus vídeos são incríveis e me ajudam cada vez mais a crescer intelectualmente e cientificamente, gratidão ao senhor 👏
@GabrielA.Z.
Жыл бұрын
Correção: Seus vídeos são triste e me ajudam cada vez mais a diminuir intelectualmente e cientificamente, gratidão ao senhor 👏
@ozi744
Жыл бұрын
@@GabrielA.Z. kkkk as verdades sobre as mentiras do neodarwinismo doem... kkkkkkk
@KOTAPA
20 күн бұрын
@@ozi744 Não. O que 'doi' é o fanatismo religioso contaminando o debate.
@ricardobahia
27 күн бұрын
Pelo visto o senhor não entendeu nada do que o Pirula falou e compreende muito pouco de evolução. Parei de assistir quando disse que a evolução teria que gerar uma ave do "nada" ou de um réptil que ali já estava. Não compreende as pressões seletivas e como as vantagens seletivas são incorporadas no organismo em pequenos passos evolutivos de acordo com pressões do ambiente. Recomendo a leitura do livro "O relojoeiro cego" de Richard Dawkins para uma melhor compreensão do que o Pirula está argumentando.
@murilo51738
Жыл бұрын
Boa tarde Rômulo, seria interessante, através do canal do Victor Victorelius, um debate entre o Sr e o Pirrolla. Acredito que seria de grande riqueza para o debate sobre evolução.
Жыл бұрын
Acho bastante improvável que o Pirula aceite debater comigo.
@hudsonmoraes1261
Жыл бұрын
Seria mais interessante ainda um debate com o biólogo Henrique. Já que ele também é zoólogo. Seria zoólogo contra zoólogo.
@guilhermepereira3537
Жыл бұрын
@@hudsonmoraes1261 o pirulla tbm é zoologo
@hudsonmoraes1261
Жыл бұрын
@ Também acho improvável. Porém, nesse final de semana descobri que ele participou várias vezes de edições do podcast BTCast, encontrado no canal Bibotalk. (Um canal de teologia.) Na maioria das vezes ele foi lá falar de evolução. Mas também já foi para falar sobre debates em geral. Depois que descobri isso, passei a achar menos improvável.
@hudsonmoraes1261
Жыл бұрын
Aliás, na próxima sexta-feira ele vai estar debatendo evolução versus criacionismo, ao lado do Sérgio Sacani, Felipe Hime, Adauto Lourenço, Marcos Eberlin, e João Paulo (da Liga TDI), no Inteligência Ltda.
@rrdias4742
Жыл бұрын
Rômulo, não conheço ninguém que trate do darwinismo tão bem quanto você. Existe na biologia autores recentes que partem de uma base aristotélico-tomista? Se houver me diga seus nomes, não conheço nenhum outro, ao menos nenhum outro que ao mesmo tempo tenha um claro domínio do estado da arte, e me parece que você tem um oceano azul para explorar! Espero que um dia você comece a escrever livros. Um abraço!
@DyeusPter
2 жыл бұрын
Daqui a pouco aparece um falando que não é o escopo da evolução explicar, já estou até vendo.
@code_way2
Ай бұрын
Ele mesmo se contradiz, como que a seleção não é ao acaso, mas as mutações que ocorrem para serem selecionadas são, então a mutação é ao acaso, mas a seleção das mutações mais adaptadas não é? Não faz sentindo.
@levanderneninhas
Ай бұрын
ele é desonesto pra krl, dá raiva
@gabrielbarbosa4091
17 күн бұрын
Cara, nao assisti ao vídeo do Pirula e nem desse rapaz dr em zoologia, mas, nisso que voce se refere, não houve incoerência, caso o pirula tenha mesmo dito coisa parecida. As mutações geneticas sao aleatorias, pois são ao acaso, acontece que para ela vingar, isto é, para que ela passe para as futuraa geracoes, deve haver uma condicao: o ambiente tem que ser propicio a sobrevivencia dessa especie devido a essa nova caracteristica, e isso pode ser visto como algo nao aleatorio, mas determinado sob algum ponto de vista, pois o ser vivo, via de regra, ja esta num meio definido.
@gabrielbarbosa4091
17 күн бұрын
Outro detalhe: a evolução não é simples. Falar que a lei do mais apto rege tudo é pouco cuidadoso, vale lembrar que uma das maiores extinções globais que tivemos na era dos repteis, a dos dinossauros. Não foi o meio, o coisa assim, foi simplismente uma casualidade que dizimou de maneira aleatoria grande parte dos seres vivos, sem selecionar necessariamente os mais aptos ao ambiente.
@urlanbarros
Жыл бұрын
Depois de assistir a um vídeo do Pirula, só a Santa Missa Tridentina para ordenar novamente o espírito.
@GabrielA.Z.
Жыл бұрын
Santa Missa Tridentina? mas tridente não é coisa do diado?
@daniellamaria2252
Жыл бұрын
@@GabrielA.Z. Tridentina vem de Trento, onde houve um dos concílios.
@skilo581
Жыл бұрын
Rômulo, tenho certeza que eu não sou o primeiro a te fazer esse pedido, mas por favor, escreva um livro sobre as controvérsias da evolução/darwinismo, apresentando as dificuldades e paralogismos desta teoria para leigos em biologia.
@29brunu
Жыл бұрын
Leia "A caixa preta de Darwin" do Michael Behe... O que você vai encontrar de dificuldade e controvérsia ao darwinismo não é pequeno.
@andrxx2763
Жыл бұрын
@@29brunu o behe foi refutado sobre suas ideias de complexidade irredutível, nada na biologia hj em dia pode ser explicado sem evolução.
Жыл бұрын
Mostre a refutação pra nós andrxx!! Estou ansioso para ler!
@andrxx2763
Жыл бұрын
@ Ora, o senhor no mais alto grau da sua sapiência não sabe que os exemplos de complexidade usados pelo Behe, como no caso dos flagelos bacterianos foram rejeitados? O próprio afirmou que os estudos dele acerca de complexidade irredutível sequer foram revisados por pares, Michael Behe teve sua proposta da complexidade irredutível descartada em 2005 em Kitzmiller v. Dover Area School District. A corte entendeu que a alegação da complexidade irredutível de Michael Behe foi refutada em trabalhos de pesquisa revisados. Ele foi rejeitado pela comunidade científica em geral já que nunca foi encontrado um exemplar na natureza que combinasse com a complexidade irredutível. Inclusive ele diz isso na página 15 do seu livro “A caixa preta de Darwin” “Muitas pessoas pensam que questionar a evolução darwiniana significa defender o criacionismo. Da forma habitualmente entendida, o criacionismo implica a crença em que a Terra foi formada há apenas dez mil anos, uma interpretação da Bíblia ainda muito popular. Desejo deixar claro que não tenho motivos para duvidar que o universo tem os bilhões de anos de idade que os físicos alegam. Acho a idéia de ascendência comum (que todos os organismos tiveram um mesmo ancestral) muito convincente e não tenho nenhuma razão particular para pô-la em dúvida.”
@skilo581
Жыл бұрын
@Abraão Silva por isso mesmo pedi ao Rômulo que fizesse, já que eu não sou especialista. Apesar de que já fiz uma pesquisa suficiente pra sustentar minha opinião a esse respeito, ninguém melhor do que um PhD pra corrigir os seus colegas de profissão nas bobagens que difundem.
@silviocarneir
Жыл бұрын
Vídeo perfeito Romulo, Deus te abençoe 👏
@DooMWhite
2 жыл бұрын
31:59, meu CRISTO, o Pirula consegue dar um exemplo pior que o outro.
@josethenewman1652
2 жыл бұрын
cara precisa ser muito alienado pra acreditar nisso que o pirulo disse, uma simples calculadora feita em java, to levando para o lado do computatacional, mesmo fazendo umas regras de e limitado a aleatoridade, é algo fora da realidade para se chegar na exata calculadora simples, ou seja alguem precisa realmente desenvolver o conceito lógico.
@DyeusPter
2 жыл бұрын
Kkkkk
@code_way2
Ай бұрын
Realmente, se ele diz que é um algoritmo, não pode ter aleatoreadade, porque por definição, aleatoreadade é o oposto de um algoritmo. Tanto que um dos problemas que a computação não consegue resolver é justamente a aleatoreadade, pois um computador é puramente lógico então ele precisa simular a aleatoreadade, muitas vezes usando eventos da própria natureza como o clima, por exemplo.
@heltonmarinho5580
7 ай бұрын
A Evolução e a Seleção Natural são um fato. O seu entendimento é que pode ser variado dependendo do seu viés!
@gfjhon117
7 ай бұрын
Sim pokemon éum fato mesmo kkkkk
@heltonmarinho5580
7 ай бұрын
@@gfjhon117 A ignorância também é um fato kkkkkk
@gfjhon117
7 ай бұрын
@@heltonmarinho5580 Concordo kkkkkkkk
@italocesar6770
7 ай бұрын
Em vez de utilizar o termo 'evolução', você pode mencionar 'adaptação' ou 'variação na frequência alélica'. Isso, se entendi corretamente o seu comentário. Se você está sugerindo que podemos provar a transformação de um organismo em outro, eu diria que nenhum evolucionista afirmaria isso. Pelo menos, nenhum dos evolucionistas reconhecidos que conheço diria tal coisa. Na ciência, a certeza absoluta é uma abordagem rara, e a teoria da evolução não é uma exceção.
@heltonmarinho5580
7 ай бұрын
@@italocesar6770 Amigo, estamos presos em um limitado pensar em consequencia de nosso relativo curto tempo de vida. É natural pensarmos e raciocinarmos dentro deste limitado de tempo. Eu e provavelmente você não somos arqueólogos, que são acostumados à enxergar muito mais adiante que nós para entender melhor a nossa "evolução". Portanto fico com eles!
@Fantonix0101
Жыл бұрын
nos primeiros minutos de video você se perde totalmente no conceito de algoritmo e seleção. sobre seleção: Na teoria da evolução, a "seleção natural" é um processo que ocorre na natureza, sem a necessidade de um agente consciente ou intencional. A seleção natural é uma consequência das interações entre os organismos e o ambiente em que vivem. Ela não envolve uma entidade externa fazendo escolhas ou seleções conscientes. Em vez disso, a seleção natural é um fenômeno observado na taxa diferencial de sobrevivência e reprodução dos indivíduos de uma população em relação às suas características genéticas. "seleção" NATURAL não requer um "seletor", ela é um resultado automático e imparcial das pressões ambientais que afetam a capacidade dos indivíduos de sobreviver e se reproduzir. A seleção natural não envolve um agente consciente porque é um processo puramente mecânico e não envolve a intenção de escolher ou direcionar mudanças específicas. A seleção natural ocorre quando certas características genéticas conferem uma vantagem em termos de sobrevivência e reprodução, levando a uma maior frequência desses genes na população ao longo do tempo. Essa seleção não é conduzida por uma entidade externa, mas sim pelas forças do ambiente em que os organismos vivem. Por exemplo, se um ambiente muda e se torna mais frio, os indivíduos com características genéticas que os ajudam a lidar com o frio têm maior probabilidade de sobreviver e se reproduzir, transmitindo essas características para a próxima geração. e tudo isso se relaciona com algoritmo tambem, sendo o "algoritmo" todo determinado pelos fatores externos mecanicos em relação ao individuo.
@gustavogugu2577
16 күн бұрын
Acredito que quando o pirula cita "algoritmo" o mesmo quer dizer a redução do processo evolutivo abstraído como uma sequencia da passos finitos na qual o objetivo é o objetivo do sistema ou indivíduo é "passar" material genético para outras gerações. É claro que não se trata de uma definição mas sim a descrição do processo evolutivo.
@minskasibucs8582
Ай бұрын
Adoro que o Rômulo perdeu um pouco a paciência aqui 27:39 😂 "Um desgraçado"
@aldosoares6999
9 күн бұрын
Só pela falta de bom senso ao aumentar a velocidade do vídeo do Pirula, de forma a tornar quase ininteligível (poderia perfeitamente ter colocado uma velocidade menor) já deu pra perceber que a lógica desse senhor carece de aprimoramento. O que ele sugere, no caso de se preferir uma velocidade menor, é impraticável, porque demandaria ficar baixando a velocidade para ouvir o Pirula e aumentando novamente para tornar a assistir o vídeo dele. Depois, ao se avaliar a cadência de fala do Pirula e comparar com a desse senhor, fica notável sua morosidade de raciocínio, que se reflete na verbalização de suas ideias, o que acaba por se tornar entediante para o espectador. Exatamente por isso, fica difícil assistir o vídeo até o fim, pelo que não me vejo no direito de apoiar ou refutar suas ideias, porém, em princípio, avalio que, baseado em breves citações que denunciam a religiosidade do apresentador, arrisco dizer que sua personalidade, embora tenha adquirido conhecimentos científicos, é do tipo que não consegue vencer a limitação da barreira estabelecida por sua crença e por isso, seu objetivo é apenas apontar falhas em teorias consagradas como a de Darwin, para descredenciar a evolução, baseado, simplesmente, em seu raciocínio filosófico. Mesmo não tendo assistido até o final, acredito que ele permaneça apenas refutando, sem arriscar a expor sua versão a respeito, provavelmente porque haveria de envolver religiosidade, o que seria facilmente contestada por todos.
@ricardofolive
Жыл бұрын
O melhor video que ja fizeste de todos os que ja assisti
@welloliver2816
Жыл бұрын
Esse Pirula deveria ser comediante kkk
@cultfriend
Жыл бұрын
Porquê?
@welloliver2816
Жыл бұрын
@@cultfriend Pelas inúmeras falácias do espantalho que esse cara levanta, além de levar como verdade absoluta teses e hipóteses que não há uma empericidade se quer.
@cultfriend
Жыл бұрын
@@welloliver2816 que eu saiba ele não leva nada como verdade absoluta pois isso contradiz a ciência. A ciência não conclui nada como verdade absoluta e eu nunca vi o pirulla afirmar algo como absoluto
@welloliver2816
Жыл бұрын
@@cultfriend, é só assistir aos reacts contra ele.
@comoserretardadocomoeu.1419
2 ай бұрын
@@welloliver2816 Bem, é muito improvável nós vermos uma mutação genética ocorrer na nossa frente, então se você quiser provas empíricas viva milhares de anos.
@gabrieldias6430
Жыл бұрын
Verdade, falar que a evolução funciona de forma algorítma é algo muito engraçado, pois a gente parte do princípio do acaso, então para programar a evolução, a gente teria que ficar apertando teclas aletaórios e torcer pro código, milagrosamente, compilar
@hudsonmoraes1261
Жыл бұрын
Já ouviu falar em Alpha Zero? Ele usou um algoritmo darwinista.
@abrangentemente
9 ай бұрын
@@hudsonmoraes1261mas o darvinwnismo tem preposição programada
@jan_almy
Ай бұрын
Esse canal deve ser preservado a qualquer custo.
@prof.edgarpimentadossantos3614
Жыл бұрын
Seleção natural é trivial? Qual estudo em biologia Evolutiva embasa a sua fala?
@dexter6438
Жыл бұрын
Fé rsrsrs..
@albertofranca41
Жыл бұрын
você não entendeu o que ele quis dizer, impressionante
@PedroDMFS
Жыл бұрын
Dr. Rômulo é brabo. Muito bom como sempre
@ProfessorRobertoVarela
Жыл бұрын
O tal Pirulla assume, argumentativamente, a causa eficiente à torto e à direito para provar que a causa eficiente não existe.
@marlindolobato9238
7 күн бұрын
O problema não é refutar algo em ciência, isso acontece o tempo todo, a questão é propor uma ciência melhor. Isso ainda não foi feito.
@user-zk6qg6mc2w
6 күн бұрын
Abraços de Portugal, gostei 😊
@ronaldoleoni7170
Жыл бұрын
Ocorrem menos alterações, mas não quer dizer que não ocorrem e com o tempo geológico é perfeitamente possível que essas poucas mutações levem a outras macro características, é como o navio de Teseu. Para se adaptar uma população tem que possuir plasticidade genética para a seleção natural de fato selecionar, caso não tenha, a população vem a extinção (várias espécies se extinguiram dessa forma como você mesmo sabe), a mutação dentre outros é um mecanismo de geração de pool gênico. O problema desse argumento do Boeing 747 é que você parte da coisa "pronta" e sem observar as formas transicionais realmente cria a falsa sensação de impossibilidade que aves e repteis tenham um ancestral em comum. E um réptil não se torna ave, o que existe são pressões seletivas ambientais que agem sobre populações ancestrais de organismos mais generalistas que deram origem a aves e repteis com pool gênicos diferentes que a partir disso são selecionados de maneira diferente, ocupando nichos diferentes, levando a diferenciação fenotípica, pensando nesses termos não é difícil entender isso. Você já teve contato com o conceito de espécie em anel e tenho certeza que sabe como funciona, alopatrias, simpatrias dentre outros fenômenos geográficos de separação de populações podem ocorrer em um primeiro momento dividindo uma população generalista e a partir dela diferenciando tanto ambas as populações ao longo dos anos que não venham mais a reproduzir se entrarem em contato novamente, isso devido a várias razões dentre elas genéticas ou até mesmo com mudanças tão profundas que podem refletir em mudanças morfológicas, isso é um primeiro passo, a partir daí essas diferenciações podem se aprofundar ainda mais até chegar ao ponto que são dois macro grupos inteiramente diferentes, espécie em anel é um conceito observado na prática e você sabe disso. Essas populações já diferentes por outras pressões também desenvolvem características únicas e perdem outras também, chegando a formas como conhecemos hoje que para vocês são perfeitas, mas possuem uma série de pequenas imperfeições quando observadas de perto que se apontassem para um design, seria um design bem preguiçoso, como evidenciado por estruturas vestigiais, que temos em nós humanos mas em animais várias podem ser citadas como os membros em serpentes, patas em baleias dentre outras, ou estruturas que simplesmente não deveriam existir da maneira como existem, como o nervo vago. O fato do evolucionista não saber o número de mutações necessárias para produzir uma nova linhagem não quer dizer que a teoria estar errada, assim como apesar de não sabermos no passado como vacinas as funcionavam de fato elas ainda funcionavam, o que importa são as premissas, se essas premissas são uteis para fazer previsões e se essa teoria sobrevive a testes, não saber o número exato de mutações necessárias não é um teste para a evolução é uma impossibilidade matemática, organismos não seguem um modelo linear, não existe um ponto padronizado onde uma espécie se torna outra, além disso até, o termo espécie é um termo ruim da biologia, linhagens são termos mais adequados. E falando em linhagens elas parecem seguir por tempos diferentes e taxas diferentes. Uma asa como você bem sabe também nada mais é do que uma estrutura óssea homologa, são os mesmos ossos presentes em outros vertebrados que estão presentes em aves, mas de maneira modificada, as penas da mesma maneira, é debatida a origem das penas e das escamas em aves e repteis que as compartilham denotando uma origem em comum, no paper que coloquei no final é possível observar o trabalho remontando essa origem comum da pele de amniotas e outros trabalhos mostrando proteínas adquirindo novas funções, coisa que você também afirmou que era impossível. Além disso, você considera endossimbiose uma mentira então? É muito fácil confundir as pessoas tratando as coisas de maneira macro, sem mostrar a elas como as coisas realmente ocorrem, de maneira diminuta, com modificações minúsculas e com muito tempo sobre isso, é por essas e outras que não gosto do termo macroevolução, acaba mais confundindo as pessoas, tratar a microevolução e fazer as pessoas entenderem pequenas alterações em grandes escalas de tempo é muito mais importante. Uma população não elimina a outra, não de maneira direta, quem faz isso é o ambiente, porque é ele que seleciona, se o ambiente tem uma certa capacidade de suporte limitada com duas populações próximas ao limite onde uma é mais eficiente na obtenção de alimento do que a outra então essa população mais eficiente vai sim contribuir para o desaparecimento da população menos adaptada. Nesse caso pode em vez disso a população que sofre maior pressão seletiva possuir alguma plasticidade adaptativa e passar a consumir outro tipo de recurso, e esse consumo de forma recorrente causar um fenômeno coevolutivo, causando assim especiação pela diferenciação da população melhor adaptada para consumir o recurso original. O raciocínio é simples. onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1469-7580.2008.01041.x www.nature.com/articles/nrg2808 journals.plos.org/plosgenetics/article?id=10.1371/journal.pgen.1000191 cshperspectives.cshlp.org/content/7/6/a017996.short
@ocachimbofilosofal-prof.thiago
Жыл бұрын
Que canal maravilhoso! Não sabia que a evolução tinha tantas falhas em sua teoria. Ganhaste um inscrito.
@agabovaleriotavaresdesouza3377
22 күн бұрын
Te encontrei hoje, que feraaaaaaaa!!! Sou Reformado, estudante de Medicina e Filosofia e um apaixonado por Aristóteles e Santo Tomás! Parabéns Dr, por seu trabalho e que Deus te abençoe muito, amado irmão em Cristo!!!
@fabriciotonetta
22 күн бұрын
2024 e tem gente que ainda leva o Pirula a serio.
@ermitaocosmico
29 күн бұрын
Eu vejo que é possível o mbiente selecionar mas não por geração de novos gênes. Eu entendo que há genes que já existem e estão inativos, por exemplo: Se vc colocar lobos de várias cores em um abiente de sempre neve, provavelmente aqueles que nascerem mais claros vão ter mais chance de prosperar devido a alertar menos a presa e ter mais sucesso na caça. Porém se vc colocar lobos exclusivamente negros, pode haver uma mutação albina que facibilite a adaptação, mas a correção de erros no DNA vai impedir a propagação desse gene nos seus descendentes. A geração de lobos brancos só será possível se na genética dos lobos negros eles já tiverem um ancestral que foi branco, ou seja, dentro do seu gene ainda vai constar aquele gene do pelo branco, só não vai estar ativo. Eventualmente esse gene pode ser ativado, mas ele precisa já constar no código. E por não se tratar de um erro genético como o albino, então será selecionado. Do contrario, não será possivel, como por exemplo os olhos. O olho castanho provê olhos verdes e azuis, mas olhos azuis não provê castanhos. Chegou em um nível de especifidade que não retrocede.
@dnnavalon
Ай бұрын
Voce eh gigante Romulo, Deus te abençoe!
@antoniopatricio8760
24 күн бұрын
isso me lembrou que faz tempo que não aparece nada no youtube sobre o pessoal que contesta o aquecimento glob4l, principalmente o fera que reagiu a uns 3 vídeos do pirula refutando dos pontos dele
@ygorrodrigues745
6 күн бұрын
A maturidade não vem com diploma
@jp.carteles
Ай бұрын
É muito bom ver um criacionista bíblico usar a logica para apontar os erros, imprecisões e buracos na argumentação deste evolucionistas (pirula) e engolir a seco toda a apologética bíblica. Se pelo menos fossem coerentes e menos seletivos com o seu criticismo.
@deyvidcarvalho7476
16 күн бұрын
Cheguei nesse canal agora. Quando você diz "Não deixem eles te enganarem", você se refere a qual grupo?
@captsamuka
2 ай бұрын
Video muito útil para aprender a questionar os pirulas da net. E alguns comentários hilários são também instrutivos, como o cara que ganhou uma perna extra quando costumava perder o onibus ahahahaha.
@joaopedro-xm5pn
24 күн бұрын
30:12 Nesse caso o fim não seria a simples '' vontade'' de se reproduzir por parte dos seres ? E a pressão do ambiente só vai dizer como quem vai se sair melhor ? Não sou evolucionista nem nada só tô tentando entender mesmo tenho a mente aberta
@eduardomartins4904
Жыл бұрын
O argumento do Pirula é sempre o mesmo, MDS kkkkkk. Milagre mais do que milagroso para essas teorias do Pirula darem certo
@lucasalamini5537
Жыл бұрын
Fora que este argumento dele do campeonato mundial de moedas é muito nada a ver e não tem sentido nenhum, visto que sim, terá um campeão, porém isso não implica que ele só irá acertar, é infinitamente mais provável que ele vá errar juntamente com o outro (empate), do que acertar todas as vezes.
@tiagobonatto8399
3 ай бұрын
A evolução não e direcionada , ela e moldada com fatores externos e intrínsecos
@crz2366
Жыл бұрын
Pirula tenta o vídeo todo mostrar que a evolução não acontece "por acaso", e por isso ele bate tanto na tecla de que a seleção natural reduz as variáveis e essa chance "impossível" fica bem mais provável. Fazendo isso ele tenta amenizar essa ideia de "acaso", já que "tem mais chance". Porém, como você disse, a questão é ele explicar como o organismo se torna adaptado, e isso seria aleatório e sem propósito.
@matheustorres7470
19 күн бұрын
Esse vídeo prova que você pode estudar e ser burro kkkkkkkkkkkk
@andreluizsantos2303
Ай бұрын
Como pode surgir um coração em um corpo sem existir necessidade da função que ele desempenha? E como existiria um corpo com a necessidade de ter a função de um coração sem que ele exista?
@ep6713
2 жыл бұрын
Você já fez algum vídeo sobre os supostos transicionais dos ancestrais humanos? Os seguidores do Pirula sempre mandam como argumento o vídeo dele falando sobre os ancestrais humanos, chega a ser irritante kkk.
Жыл бұрын
Só assistir os 3 vídeos sobre adão e eva.
@ep6713
Жыл бұрын
@ Obrigado.
@celsomartinezrodrigues2042
2 ай бұрын
Apesar do Prof. Rômulo dizer que sua posição sobre evolução é irrelevante, para a análise desse video, seria interessante que o professor esclarecesse sua posição sobre surge o homem sobre a Terra. Ele como primata tem um ancestral comum aos demais primatas? O Homem evoluiu do ponto de vista biológico?
@KOTAPA
20 күн бұрын
Não ficou claro para o senhor a posição ideológico-religiosa velada dele?
@celsomartinezrodrigues2042
20 күн бұрын
@@KOTAPA Ele se assume explicitamente católico. Minha diferença com ele é quanto a sua posição política de direita. Ele tem boa formação tanto na Filosofia quanto na Biologia. Para mim, que não sou marxista ou simpático as várias visões materialistas que infestam as universidades, me agrada estudar suas ideias. Mas quando ele fala de política economia ou cultura, discordo radicalmente
@VosMiceSamaXD
Жыл бұрын
Quem é aquela pessoa que de vez em quando aparece lá no canto esquerdo olhando pra você?
@danrleynepomuceno6121
Жыл бұрын
Rômulo, como você explica a existência de pseudogenes do DNA humano ? E por que eles são compartilhados em padrão de hereditariedade entre as espécies? Como você explica o atavismo ( reaparecimento de estruturas ancestrais em seus descendentes ) ? Dedos extras em cavalos, dentes em embriões de galinha, cauda óssea em humanos ? Como interpretar isso à luz do DI ? Como você explica o compartilhamento de marcas virais deixadas no DNA entre o genoma humano e de chimpanzés ?
@danrleynepomuceno6121
Жыл бұрын
Obs: tentei deixar os links de referência mas aparentemente o canal não permite links nos comentários.
Жыл бұрын
1) Pseudogenes que de "pseudo" não tem nada? Quanto mais estudamos o genoma, mais percebemos que tudo nele tem função (pseudogenes, DNA lixo, rna não transcrito, etc) (veja “Pseudo-pseudogenes” in bacterial genomes: Proteogenomics reveals a wide but low protein expression of pseudogenes in Salmonella enterica, Nucleic Acid Research). 2) Dizer que atavismo é "reaparecimento de estruturas ancestrais em seus descendentes" é cometer a falácia de petição de princípio (a falácia favorita dos evolucionistas). Algumas pessoas nascem com 6 dedos. Isso por um acaso significa que o ancestral dos humanos tinha 6 dedos??? Não?? Mas no caso do cavalo significa? Acorda. 3) Por marcas virais, imagino que você queira dizer endogenous retroviruses? Outra falácia evolucionista. Os caras querem que acreditemos que vírus, parasitas intracelulares, se enfiam no nosso genoma e depois passam a exercer funções essenciais como participação na formação da placenta??? Quanta imbecilidade. Não existe evidência empirica nenhuma que virus podem fazer isso. Não são virus porcaria nenhuma, mas apenas transposons. O fato que ocorrem na mesma região em humanos e macacos não é mais ou menos surpreendente que as outras similaridades entre os dois grupos. A historia só se torna "impressionante" se aceitarmos essa idéia ridicula que esses transposons (i.e., endogenous retroviruses) vieram "de fora".
@danrleynepomuceno6121
Жыл бұрын
@ 1 ) minha questão com pseudogenes não se diz respeito tanto a sua função, mas principalmente a seu padrão de hereditariedade entre as espécies. De fato existem pseudogenes que já nascem "mortos" como os processados. E eles podem ser objetos de estudo interessantes pq se desprendem de forças seletivas. Porém o interessante é notar o padrão de familiaridade completamente coerente com árvores filogeneticas geradas a partir de outros dados. Os genes GBA e GBAP, por exemplo, aparecem nos grandes símios de uma forma que é brilhantemente explicada a partir da evolução.
@danrleynepomuceno6121
Жыл бұрын
@ 2 ) eu disse que atavismo é o reaparecimento de estruturas ancestrais em seus descendentes porque é justamente do que se trata. Não é uma petição de princípio. É triste ter que explicar isso pra um biólogo. Sobre polidactilia e atavismo em cavalos. Bem, a polidactilia geralmente se dá pela duplicação/bifurcação de um dedo. O que não é o caso quando falamos do atavismo em cavalos. Os dedos extras que costumam aparecer se desenvolvem a partir de estruturas embrionárias homólogas aos dedos 2 e 4 dos cavalos. Fato que evidência ainda mais a evolução quando também aliamos o registro fossil a análise. Aliás esse é um ponto a se pensar: por qual motivo o designer colocaria a informação para produzir mais 2 dedos no genoma equino sendo que não pretendia que esses aparecessem no indivíduo adulto ? Só a evolução explica isso, acorda.
@danrleynepomuceno6121
Жыл бұрын
@ 3 ) primeiro, é muita ignorância e ( negacionismo puro e simples ) afirmar que as marcas deixadas por vírus endógenos se tratam de simples transposons. Em estudos laboratoriais já foi conseguido "ressuscitar" esses vírus fósseis e as células passaram a replicar seu DNA viral normalmente. Segundo, afirmar que o fato de ocorrerem na mesma região no genoma de chimpanzés e humanos não é impressionante é negar uma verdade escancarada. Ainda que fossem transposons seria uma coincidência incrível que fossem localizados nos mesmos locais nas duas espécies. Uma pesquisa chegou a conclusão de que existem 211 inserções de um tipo específico de retrovirus no DNA humano, 208 no DNA de chimpanzés. E 205 são compartilhadas exatamente nas mesmas regiões do DNA. Como explicar isso senão por descendência com modificação?
@inteligenciamilgrau
8 ай бұрын
Fala Rõmulo! Muito interessante sua abordagem!! Eu não sou praticante de religião nem ateu! Trabalho com IA há muitos anos, e é perfeito seu raciocínio! Os sistema de aprendizado por recompensa ou aprendizado genético na IA tem o que chamamos de "função de recompensa"!! É uma arte criar uma que evolua! Muitas vezes precisa de um matemático muito compentente para conseguir modelar um sistema que converge para a evolução desejada! Na minha forma de ver, as evidências apontam cada vez mais para uma complexidade ainda maior do que imaginavamos inicialmente, e essas teorias muito simples, como a de Darwin, vão ficando a cada dia mais difíceis de passar. O fato de o gene ser um código que possui uma linguagem, um interpretador e um processo todo intrincado de geração de organismo é praticamente impossível de ter se auto-gerado! Mas eu tendo a deixar as evidências falarem por si! Essa questão da atração dos planetas e dos átomos, a meu ver, são a única forma de dar uma direção evolutiva! Se um fator da natureza gerou espontaneamente uma "função de natureza" que levou a geração de indivíduos, e se isso não tem um propósito, a consequencia é que haveriam seres que acham viver algo sem sentido! E esses indivíduos existem. Então ainda assim essa discussão é bastante rica! Na verdade estou bastante interessado em estressar mais o lado das explicações teístas, porque agora com a ciência apontando novos caminhos, deixou ainda mais complexo o criacionismo! Valeuuuu, excelente vídeo!! Acho que seria massa não perder tempo discutindo com darwinistas, explica seu ponto! Sinto falta de gente embasando a argumentação teísta! E acho interessante seu resgate da filosofia!! Muita gente esqueceu que apesar de a ciência ter seu método, a lógica também é parte do raciocínio e vem sendo abandonado por conta do excesso de empirismo! Valeuuuuu, excelente vídeo!
@crz2366
Жыл бұрын
22:30 "Acaba encorporando intencionalidade nos argumentos" A visão de um naturalista/materialista é basicamente isso. É uma "divinização" ou "personificação" do material. Universo auto-causado, leis da natureza que quase de forma consciente explicam e decidem coisas, etc. O que atribuímos a Deus, atribuem a coisas, achando que assim está tudo satisfatoriamente explicado. O natural passa a ter alguma "intencionalidade", ainda que ao mesmo tempo dizem que não. O universo (em constante mudança) causa a si mesmo, como se o próprio fosse ato puro. A natureza estabelece fins, por aí vai.
@albertofranca41
11 ай бұрын
Isso só mostra o quão absurdo e contraditória essa visão de mundo é, você simplesmente fala como um panteísta pois não é possível expressar esses pressupostos de maneira coerente.
@crz2366
11 ай бұрын
@@albertofranca41 Se sua crítica foi ao naturalismo, concordo. Também critiquei justamente isso. Sou cristão, teísta. Não naturalista.
@albertofranca41
11 ай бұрын
@@crz2366 Sim, foi ao naturalismo. Eu estava complementando o que você disse. A própria forma que os ateus se comunicam demonstra que a visão de mundo deles é um absurdo
@murilo51738
Жыл бұрын
Rômulo, desculpe a ignorância, mas se a evolução existisse ela seria uma das categorias aristotélicas, com o ser humano sendo a substancia, ou ao contrario, com a evolução sendo uma substancia que possui em suas categorias um ser humano e os demais animais? Me parece uma questão "boba", mas me fez pensar um pouco. E caso seja algo básico da filosofia aristotélica, perdão, pois ainda não estudei a fundo ela, tendo contato apenas pelo livros das Confissões, de santo Agostinho.
Жыл бұрын
Evolução é um nome de um suposto processo, envolvendo múltiplas supostas causas. Não seria categoria nenhuma. Se evolução fosse verdade, as substâncias verdadeiras seriam a unidade que permanece depois da mudança evolutiva, sejam os átomos, moléculas, genes, etc, dependendo do reducionismo do evolucionista.
@ivochristian
18 күн бұрын
Premio nobel à vista, professor. Só falta um detalhe, um artigo científico parrudo de evidências revisado por pares.
@LauroSchvarcz
22 күн бұрын
PI-RU-LA: só o nome basta para não prestar atenção nele...
@23alexpb
Жыл бұрын
A duplicação de genes pode gerar novas funções?
@marilenediniz304
17 күн бұрын
Não ha adaptação no Reino animal,quem é já nasce pronto,do gêlo é do gelo ,do deserto ,do deserto,pinguim,peixe fora da água...morre. ,etc . ..
@matheus_jones
Ай бұрын
Disputar na loteria com mais ou menos pessoas, não muda a probabilidade de vitória. Muda apenas a probabilidade de ganhar o premio sozinho. Ele sabe pouquíssimo de estatística, para utiliza-la como argumento. 31:47
@junnydpetra
Жыл бұрын
Religioso que crê e faz avaliações enviesadas no místico falando de pautar-se em evidência.
@wdlomeur
Ай бұрын
Cara, eu tenho um criadouro de psitacídeos e penso em fazer biologia, até para poder escrever alguns artigos do que tenho observado aqui. Mas eu sou de ti, é ainda tenho a empresa. É um saco gastar tempo com coisas inúteis. Eu ainda não vejo ninguém falando sobre genética em comportamento das aves. As alterações em endogamia e probabilidade de problema e geração de novas características (baseado em um estudo sobre análise molecular de aves com mutação). Se temperamento pode ser passado por herança genética. Sobre o hibridismo e o retorno da ave para seu padrão original, que poderia salvar algumas aves de extinção. Mas não vejo ninguém tocando nestes temas e acho importante para a conservação de algumas espécies. Nem estou falando de manipulação de fragmento de DNA de espécies próximas para tentar gerar um novo indivíduo mais próximo ao original.
@wagnerdeassisluisprudencio6156
4 күн бұрын
Obrigado professor Éramos reféns de uma ideologia absurda
@rogeriodesouza6576
24 күн бұрын
A probabilidade de uma mutação favorecer a adaptação de um organismo em um ambiente é, com certeza, muito menor do que a probabilidade de a mutação ser desfavorável ao organismo.
@jonatassantos2461
Жыл бұрын
O grande problema quando estamos tentando entender algum assunto que uma outra parte está refutando é que a parte que está refutando desqualifica totalmente a outra e não a contra argumentação técnica, quando eu estava tentando entender oq era teoria da terra plana a maioria de vídeos que eu via era em uma contra argumentação a pessoa falava umas 5 piadas aí se perde o sentido, n foi oq vi neste vídeo eu como leigo consegui entender todos os pontos do doutor e baseado na clareza da explicação dele eu mesmo tive pergunta nas falas do pirulla então muito bom o doutor acaba de ganhar mais um inscrito
@jeancarloslopes6425
Жыл бұрын
Ótimo vídeo Rômulo, o complicado é assistir um vídeo desse Pirula, após o vídeo o correto é tomar um remédio para a mente e corpo.
@yetisvcr
18 күн бұрын
Acho que o Aprendizado de Máquina que ele se referiu é o aprendizado por reforço e pode ser pensado como o ambiente sendo o "objetivo". Mas quem defende que existe um mecanismo tão rebuscado de evolução está um passo de aceitar que existe uma inteligência criadora desse mecanismo.
@uihsa
Жыл бұрын
Dr romulo, o reestabelecimento da lógica se faz ptesente em seus argumentos. Conteudo muito bom! Parabens
@swanheart2965
Ай бұрын
Cara, eu adoraria ver um debate respeitoso entre estes dois. O Pirula iria ter que reiventar a Tyoria da Evolução para conseguir provar para o dr. Rômulo que ela é possível de transformar um organismo em outro completamente diferente 😂
@GM607
25 күн бұрын
Um ateu de certa forma, acredita no Deus Cristão, pois o Deus cristão de certa forma é ateu, ele não acredita que foi criado por alguém, pra ele tudo simplesmente existe, sem nenhuma causa primária. Seria assim a maneira dele de ver a existência , o que se observa ( Que pese o fato de que está é minha visão, e varios crentes poderão aparecer aqui e dizer que eu não alcanço o pensamento de Deus, e que ninguém o entendi, e que é um mistério, etc.. Mas é o que o raciocínio lógico me mostra, o mesmo que crentes usam para dizer que toda o efeito tem uma causa primária, exceto Deus. Se vc não concorda, passar bem, que Deus lhe abençoe!😊).. e dessa existência sem causa, ele vai se transformando, se "dividindo" no que quiser, e tudo continua sem ter sido essencialmente criado, pois ele é tudo, e não a nada que tenha sido realmente criado, há apenas o "teatro" da existência que ele vive e os humanos com os seus mini teatros. O Crente em geral não "acredita" de verdade no que se prega sobre Deus. Pra ele, Deus sempre existiu, mas em algum momento começou a criar do nada, ex nihilo, um monte de coisas separadas e distintas daquele ou daquilo que nunca foi criado. Um lugar pra ele "morar", amigos (anjos e seres celestes), um universo, estrelas, galáxias, planetas, animais, o homem, tudo assim, pluft, de um nada a parte dele, e de uma essência que é de fato outra, não ele. Logo temos um paradoxo. "Antes de nascerem os montes, Ou de teres formado a terra e o solo produtivo, De eternidade a eternidade, tu és Deus" Salmo 90:2
@MESWW
10 күн бұрын
24:56 - O cara usa um maluco de 2300 anos atrás como argumento 😂😂😂
@levanderneninhas
Ай бұрын
Ele finge que conseguiu esse título de Phd que mostra em todos os vídeo defendendo criacionismo, é muita desonestidade.
@andbb
Ай бұрын
Meu caro, já estive desse lado aí e te digo: pare de passar vergonha. Ser ateu militante é uma das coisas mais vergonhosas que alguém pode fazer na internet e denota clara imaturidade. Se você tem no máximo vinte e poucos anos ainda dá pra relevar. Se for mais que isso aí já é vergonhoso de mais.
@andressadias4823
Ай бұрын
Brasileiro é puro suco da inveja.😂
@Gustavo-Ale
29 күн бұрын
Grande título pra se orgulhar "PhD em Zoologia" e ainda o cara se acha um deus dá biologia, o que me leva a certeza do pq o brasileiro tem uma média de 83 de Q.I, o mínimo que um cara desses deveria fazer é rasgar o diploma
@andressadias4823
29 күн бұрын
@@Gustavo-Ale imagina se todos pensassem assim, o QI seria 40. Não menospreze o conhecimento, pois isso, ninguém tira de vc. Todos falam do título do professor porém seus argumentos continuam sólidos.
@levanderneninhas
29 күн бұрын
@@Gustavo-Ale pois é, se discute muito política e quais as causas dos problemas do Brasil e nunca lembram dessa média de QI horrível. Não sabem também que a maior parte da inteligência é herdada geneticamente
@GColla
Ай бұрын
Sensacional❤
@Rognvald
Жыл бұрын
Pirula consegue ser ainda pior que o Átila. Mas de qualquer forma, bom trabalho.
@mpg504
2 ай бұрын
Boa noite! Eu sou bem leigo e seria bom se o senhor tivesse algum livro explicando esses conceitos que para mim são obscuros. Outra coisa, essa questão de algoritmo, eu como sou da área de TI, já havia percebido que o DNA é tal qual um algoritmo de computador, claro que o algoritmo precisa de um "Codificador", um "Engenheiro de Software". Não existe algoritmo "out of nothing". Um abraço!
@kelvinanthonny
23 күн бұрын
Creio que o problema da explicação, do louco do Pirula, seja que a explicação dele se refere mais a "micro evoluções" (evoluções mais de fenotipos), mas que essa evolução nunca chegará a transformar um animal(uma familia) em outra.
@MrPenmaster123
Жыл бұрын
Onde posso ler sua tese de PHD?
@leoj_727
11 ай бұрын
"Surgir um bicho", blz mané, defina "bicho". Tu tá mto preso em Aristóteles e parece q não tem noção de tempo. "Uma pressão evolutiva que faça surgir um bicho novo"? Um "bicho" não surge de uma geração pra outra, não existe uma única pressão q gere isso, é exatamente o acúmulo destas com o passar do tempo, sem um fim determinado q gera oq nós, hoje, categorizamos como espécies novas. As categorias não são fenômenos metafísicos da natureza enquanto tal, são fenômenos mentais e intersubjetivos. Nós chamamos de ave oq existe hoje, mas, se a seleção tivesse se dado de forma diferente, a gente chamaria de ave um grupo com características distintas do que existe hoje. Não obstante, continuaria sendo uma ave, porque espécies são grupos funcionais para estudo, não categorias metafísicas. Por fim, justifique o registro fóssil, justifique a embriologia, justifique a semelhança genética entre os organismos vivos hoje. Nenhum criacionismo consegue explicar, isso tudo é só bravata que, no fim, desemboca em "é assim porque Deus quis", uma resposta que sempre resolve todos os problemas, mas não explica absolutamente nada
@leonewade4980
5 ай бұрын
todo ateu é sem pai
@renatovieira5914
18 күн бұрын
Vou ver seus vídeos. Depois vejo o que acho
@dantrunks20
Жыл бұрын
Grande Rômulo!
@rafaelbutu7421
Ай бұрын
Por favor, pare de acelerar os videos!! To passando mal aqui
@pgusav
Жыл бұрын
Tudo que a evolução nos mostra é que a existência de um ser perfeito como Deus é imprescindível na biologia.
@dexter6438
Жыл бұрын
Interessante , de q forma?
@Davii--
5 ай бұрын
Negativo
@brazilian_republic
3 ай бұрын
Para pessoas que recusam ler um livro de biologia e odeiam estudar, isso é verdade.
@marceloribeirosimoes8959
Ай бұрын
1- Ainda que a chamada "evolução " dos ateus, que aceita pioras e tragédias, mas mesmo assim é considerada "evolução ", existe, ela veio de onde? 2- Se existem provas de uma espécie sebtornando outra, onde estão as provas?
Пікірлер: 652